Conheça os 9 tipos de franquias que mais crescem no Brasil

Quem deseja investir no próprio negócio, tem muitas razões para optar por um modelo que já foi testado com sucesso no mercado. Por isso, o setor de franquias está entre os que mais valorizaram no Brasil em 2016. Pensando nisso, reunimos informações sobre os tipos de franquias que mais crescem. Cada qual apresenta oportunidades e desafios.

Neste artigo, você será apresentado a diferentes propostas de valor e terá elementos para identificar as que melhor se alinham ao seu perfil. Veja a seguir as franquias que mais crescem no Brasil!

O potencial das franquias que mais crescem no Brasil

Conforme dados da Associação Brasileira de Franchinsing (ABF), o faturamento do setor se expandiu 8,3% em 2015, chegando a movimentar quase R$ 140 bilhões no país. O estado de São Paulo concentra 52,3% das redes franqueadoras, seguido por Rio de Janeiro 11,4%, Paraná 7,8% e Minas Gerais 5,8%.

Ao todo, já são 138 mil unidades de franquias no Brasil que geram 1,2 milhão de empregos. Somente em 2015 o setor de franchising abriu 90 mil postos de trabalho formal no país. Um dos maiores empregadores do cenário nacional e com uma ampla competitividade operacional diante de outros campos. Essas são só algumas das características desse expoente mercado.

Para você aproveitar as melhores oportunidades de investimento nesse ramo de negócio, sugerimos fortemente que avalie 8 passos importantes antes de abrir uma franquia.

Confira as dicas de como se familiarizar com o mercado, entenda as vantagens e os riscos envolvidos com os 9 tipos de franquias que mais crescem no Brasil.

1. Alimentação

O setor de alimentos sempre foi considerado “imune às crises”, por se tratar de um item de primeira necessidade — afinal, ninguém pode deixar de comer. Porém seu apelo vai muito além do “básico”, estando cada vez mais segmentado e focado na experiência do cliente. O ramo de alimentação reúne algumas das franquias que mais crescem no Brasil, apresentando vantagens como percepção de valor e fidelização dos consumidores.

Anteriormente, a maioria delas oferecia refeições rápidas fora de casa, mas isso mudou bastante. Com o passar do tempo, o mercado evoluiu para atender a outros perfis, tais como receitas caseiras (pão de queijo, chás, bolos, massas), “pequenos presentes” (chocolates em geral, com ofertas de kits) e dietas especiais (culinária vegana, alimentos sem glúten ou lactose).

Além disso, o setor oferece possibilidades de investimento acessíveis, com bom retorno de capital. A padronização dos processos no sistema de franquia também possibilita a operação com equipes reduzidas, o que significa otimização dos custos da empresa.

Outra vantagem das franquias de alimentação é a capacidade de se adaptarem às necessidades dos clientes. Adequações no cardápio podem ajustar o negócio a momentos de crise que tornam necessária a redução de preços ou mesmo mudanças de tendências, com inclusão de novos ingredientes.

2. Educação e Treinamento

As novas tecnologias de comunicação favoreceram muito o surgimento de negócios relacionados à transmissão do conhecimento. Hoje, pela internet, é possível aprender sobre uma infinidade de temas. Dessa forma, multiplicam-se as franquias relacionadas à Educação e Treinamento.

Um exemplo clássico é o ensino de idiomas. Uma competência cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho, o domínio de uma segunda língua agora pode ser adquirido por meio de variadas metodologias.

As redes de franquias que mais crescem no Brasil já estão atentas a essa nova realidade. Por isso, muitas alternativas de negócio no contra turno escolar ganham cada vez mais espaço. O ensino de idiomas, principalmente o inglês, é um dos mais conhecidos. Entretanto, a linguagem de programação computacional e o desenvolvimento de games são novos nichos muito promissores.

Pensando nisso, há alguns modelo de negócios que já conseguem incorporar o ensino dessas competências nas escolas. O empreendedor deve sempre ficar atento às novas tendências no segmento educacional para não perder nenhuma oportunidade de crescer nesse campo.

Contudo, também existem franquias voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e concurso. Além disso, hoje existem variadas ofertas de cursos livres: dança, teatro, música, artesanato e profissionalizantes. Seja em ambiente presencial ou por meio da internet, o ensino está em alta.

3. Serviços

O crescimento do comércio no ambiente virtual fez surgir novas necessidades de logística. Esse é um exemplo de franquia em serviços, mas existem muitos outros. O setor bancário, por exemplo, é um grande vetor de expansão. Seja na oferta de crédito ou mesmo facilidades como recebimento de contas.

Existe uma ampla gama de serviços que podem ser prestados. Por isso, muitas redes de franquias já concentram-se em determinados setores e melhoram os processos internos a fim de maximizar os potenciais do negócio.

Limpeza residencial e comercial, por exemplo, concentra um grande número de franquias. Afinal, é um serviço com alta demanda por bons prestadores. Além disso, existem nichos mais específicos que cada dia crescem mais. O cuidado e passeio com cães é uma dessas alternativas, ou seja, há muitas opções, que vão do tradicional ao inovador.

Quem deseja atuar na prestação de serviços deve estar atento a duas condicionantes: capacitação de pessoal e otimização de custos. Promover a satisfação do cliente é muito lucrativo para seu negócio. Por essa razão, é fundamental manter uma equipe motivada e atualizada com novos processos e competências comportamentais.

4. Acessórios e Vestuário

O brasileiro é muito criativo e gosta de expressar sua identidade por meio da moda. Essa característica faz do setor de acessórios e vestuário uma ótima alternativa para empreender.

A recente alta do dólar beneficiou quem atua no mercado interno, pois encareceu os produtos de origem estrangeira. Por outro lado, o cenário de retração da economia reduziu o ticket médio — um indicador que procura demonstrar o valor vendido para cada cliente.

Nesse contexto, os acessórios despontam como alternativa mais barata para demonstrar estilo e reinventar o visual. Para investir no setor, é importante identificar seu público e assegurar visibilidade para sua operação. As lojas físicas em shopping centers, por exemplo, têm custos elevados, mas, por outro lado, garantem presença junto ao público de maior poder aquisitivo.

5. Cosméticos e perfumaria

O cuidado com a beleza está em alta. Esse crescimento é percebido especialmente entre os homens, que antes não eram grandes consumidores. Pois agora, assim como as mulheres, eles também estão se cuidando cada vez mais.

Além disso, cremes para a pele, perfumes, maquiagens, entre outros, são ótimas opções de presentes, inclusive, pelo preço. O crescimento das franquias de cosméticos e perfumaria também está atrelado à expansão do Marketing Multinível. Muitas pessoas estão vendo o setor como alternativa de renda extra.

O mercado de franquias no segmento de cosméticos e perfumaria é muito grande. Nesse campo, existem opções dos mais diversos valores e características. Por exemplo, algumas franqueadoras oferecem a opção de unidades que podem ser montadas na própria residência.

Isso ficou muito típico no mercado de vendas diretas, em que os franqueadores atuam como vendedores e divulgadores da marca. Com isso, conseguem comercializar muitos itens, mesmo sem ter estoque.

A estratégia para isso reside no fato de que o franqueado pode se concentrar na prospecção de novos clientes e na realização das vendas. Já a franqueadora, fica encarregada de enviar as mercadorias diretamente para a residência dos compradores.

Como já foi dito existem diversas opções, então é preciso que o empreendedor avalie corretamente qual a mais adequada ao seu perfil. Nesse mesmo campo, existem as tradicionais lojas de cosméticos e perfurmaria nos shopping centers e em ruas comerciais. Por isso, é preciso procurar uma franquia que esteja em conformidade com a capacidade de investimento e com uma boa análise do apoio da rede.

6. Hotelaria e Turismo

A alta do dólar tornou as viagens ao exterior mais caras, aquecendo o turismo interno. Além disso, a variação do câmbio e a realização de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos tornaram o Brasil mais procurado pelos estrangeiros.

Rio de Janeiro e o litoral do Nordeste são tradicionalmente os destinos mais atrativos. Contudo, o turismo de negócios também é um nicho em ascensão. Logo, investir no setor para atender empresários, vendedores e outros colaboradores das empresas se mostra uma alternativa bastante atrativa.

7. Franquias virtuais

Esse é um outro segmento em franca expansão no país. Nesse modelo de negócios, há algumas outras características que diferem do modelo tradicional do franchising. Em primeiro lugar, o espaço geográfico é uma característica que não pode deixar de ser ressaltada.

Afinal, as outras franqueadoras estabelecem localidades para que um determinado franqueado implemente a sua unidade e exerça suas atividades. Já quando se trata de franquias virtuais, o mercado de atuação é significativamente maior.

Ou seja, é possível conseguir captar um número grande de clientes e realizar ofertas dos produtos ou serviços prestados de forma muito eficaz. Outra vantagem competitiva desse modelo de negócios são os valores reduzidos dos gastos que oneram a atividade.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que toda franquia tem custos fixos e variáveis. Nessa ampla gama de gastos, há aluguel, folha de pagamento, impostos e pagamento de fornecedores. Tudo isso afeta a margem líquida de lucratividade da empresa, fazendo com que os empreendedores façam uma avaliação e análise periódica desses gastos.

Por operar no mercado online, há uma significativa diminuição de pagamento de aluguel, mas principalmente da folha trabalhista. Isso decorre do fato de que as lojas online conseguem operar com um número menor de funcionários.

Imagine a situação a seguir para compreender essa vantagem comercial. Uma loja de maquiagem com ponto físico em uma cidade precisa de 10 funcionários para que as mercadorias sejam vendidas e um bom atendimento prestado aos clientes.

Já uma mesma loja online, precisa de apenas 1 trabalhador para que consiga exercer as suas atividades. É possível automatizar diversos processos e fazer com que o cliente tenha uma excelente experiência de compra. Por isso, as franquias virtuais conseguem oferecer descontos e valores mais atrativos.

8. Mercado de pet’s

Outro segmento que cresce dia após dia é o setor de pet’s. Atualmente, as famílias têm optado por terem menos filhos devido à rotina intensa de trabalhos nas cidades. Uma consequência desse fenômeno é a procura por pet’s. Afinal, eles podem ser bons companheiros e garantirem diversos momentos felizes aos donos.

Gatos, cachorros e, até mesmo, e hamster são os principais animais procurados por quem deseja ter um pet’s na sua casa. Com isso, serviços direcionados a essa demanda são um nicho muito interessante para quem quer empreender.

Nessa perspectiva, algumas redes já começaram a lançar suas próprias franquias de pet’s. À primeira vista, o que é mais comum de se imaginar são os pet shops. Entretanto, no mercado já existem diversas outras opções de serviços e produtos para animais.

Já existem hotéis para cães e gatos, que é uma estratégia muito interessante para quem quer viajar e preocupa em deixar seu animal sendo bem tratado. Serviços de adestramento também são uma forte tendência no setor. Além disso, o pet shop ainda tem diversas vantagens comerciais, com um bom número de franqueadoras disponibilizando franquias nesse segmento.

9. Moda evangélica

O segmento evangélico também é um dos segmentos com franquias que mais crescem no Brasil. Isso ocorre pelo fato de que esse público tem algumas características particulares e uma taxa maior de fidelidade às marcas.

Nesse segmento, é fundamental ter peças que consigam aliar conforto e discrição. Entretanto, enga-se quem pensa que isso resulta em roupas sem design e versáteis. Atualmente, diversas franquias demonstram que é possível ter peças elaboradas e que estejam em sintonia com modelagens mais discretas e reservadas.

O segmento de moda é um dos com grande atratividade, pois sempre está se renovando e os clientes procuram por novidades constantemente. Então, para quem deseja atuar nesse mercado é fundamental conhecer um pouco mais da experiência e nicho de atuação da franqueadora. Desse modo, o futuro empreendedor consegue traçar uma linha estratégica para o crescimento e alavancagem da sua franquia. Fique atento a isso!

O talento para superar desafios

Optar pelas franquias que mais crescem é uma excelente alternativa de investimento produtivo, mas também exige muito planejamento e tenacidade. Empreender é sempre desafiador, pois requer muita dedicação e capacidade de se adaptar. Por outro lado, oferece oportunidades para a consolidação econômica e realização profissional.

Nessa perspectiva, uma dúvida muito comum pode surgir: como conseguir ter e gerenciar a minha própria franquia de sucesso? Pensando nesse problema, preparamos um material com dicas e aplicabiliades práticas que vão te ajudar a fazer parte do seleto grupo de franquias que mais crescem no Brasil. Não perca mais tempo!