Tudo que você precisa saber para abrir uma franquia sem erros!

Abrir uma franquia é uma excelente opção para quem deseja empreender e sonha em conquistar a tão esperada autonomia financeira e profissional. Esse é um modelo de negócio muito procurado, justamente porque permite que você já comece contando com toda a expertise e os conhecimentos da franqueadora. Ou seja, as chances de sucesso são muito maiores e você tem um conhecimento prévio do tempo de retorno e dos investimentos necessários.

No entanto, apesar de investir em franquia ser bastante vantajoso, é necessário entender alguns pontos sobre esse mercado e estar atento a alguns detalhes importantes para não ser surpreendido no futuro.

Se você pensa em entrar de cabeça no ramo, não deixe de ler o nosso artigo e entender mais sobre como abrir uma franquia sem erros!

Os 5 pontos que você precisa analisar antes de investir em uma franquia

Escolher as franquias mais lucrativas ou as que estão em alta no momento não é nenhuma garantia de sucesso. Pelo contrário, é necessário fazer uma análise do modelo de negócio e entender se o perfil da franqueadora se encaixa com o seu momento de vida e com as suas expectativas como empreendedor.

Para facilitar a sua escolha, listamos alguns pontos importantes que você precisa analisar antes de investir em franquia. Confira!

Fique de olho no investimento

Antes de mais nada, é fundamental que você se informe sobre todos os investimentos necessários para abrir e manter a sua franquia até que ela comece a lucrar. Isso envolve levantar os custos para montar a estrutura física (se necessário), fazer reformas, contratar funcionários, comprar os insumos e produtos e, inclusive, separar um capital de giro para que a empresa se mantenha saudável até o lucro começar a vir.

Coloque todos esses valores em uma planilha e veja qual o tempo médio para que a franquia atinja o seu ponto de equilíbrio. Dessa forma, você consegue ter uma visão muito mais assertiva dos investimentos necessários e evitar que a sua franquia precise fechar as portas por falta de planejamento.

Entenda o suporte oferecido pela franqueadora

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é contar com a experiência e com o apoio de quem entende do negócio e está no mercado a tempo suficiente para construir um modelo de sucesso. Por isso, de nada vai adiantar investir nesse mercado se a franqueadora não oferecer o suporte necessário.

Pesquise sobre os cursos e treinamentos oferecidos pela franqueadora e tente entender se há uma preocupação em manter os franqueados informados e atualizados a respeito do mercado em que ela atua. Esses detalhes fazem toda a diferença para o crescimento da sua empresa!

Não faça escolhas baseadas em modismos

É muito comum acreditarmos que uma ideia inovadora ou que a nova grande tendência do momento são apostas certeiras e garantem os resultados ao investir em franquias. Mas tome cuidado, pois não é bem assim que as coisas funcionam.

Você precisa analisar a fundo o plano de negócios, os investimentos necessários e o potencial de crescimento da franquia escolhida em longo prazo para entender se esse realmente é um negócio lucrativo. Correr atrás de modismos costuma ser um grande erro e você precisa de dados concretos para tomar essa decisão!

Entenda seu perfil de empreendedor

Começar um negócio próprio é uma forma de buscar a independência financeira e conciliar a sua vida pessoal com a profissional. Por isso, é muito importante que a escolha da franquia esteja associada aos seus objetivos de vida e ao seu perfil de empreendedor.

Estude a proposta da franquia e veja se ela tem a ver com o momento em que você está vivendo, e se essa realmente é uma boa forma de atingir seus objetivos. Escolher uma franquia que não tem nada a ver com você só fará com que você fique mais frustrado e perca a vontade de se dedicar ao negócio.

Analise a COF sem pressa

A COF (Circular de Oferta de Franquia) é um documento que a franqueadora vai te entregar com todos os detalhes do negócio, investimentos, lucratividade e outras informações importantes a respeito da franquia.

Esse é um documento de extrema importância e é fundamental que você o estude sem pressa e, de preferência, com a ajuda de um advogado. Dessa forma, você consegue entender todos os detalhes e todas as implicações, e consegue tomar a decisão de uma forma muito mais consciente.

As 4 maiores vantagens e desvantagens de uma franquia

Como todo negócio, abrir uma franquia tem algumas vantagens e desvantagens que você precisa conhecer antes de tomar uma decisão. Isso não significa que o modelo é mais ou menos indicado ou com potencial de sucesso, e sim, que há alguns fatores que precisam ser considerados para que você possa analisar e investir no modelo de negócios sem erros!

Vantagens de abrir uma franquia

Contar com o apoio do franqueador

Claro que a primeira grande vantagem de abrir uma franquia não poderia ser outra! As chances de obter sucesso em um negócio quando você possui o suporte de quem já passou por todos os estágios e tem anos de conhecimento no mercado são muito maiores do que quando você se aventura a empreender sozinho.

Como o franqueador está há mais tempo na ativa, você já começa com um plano de negócios estruturado e com alto potencial de dar certo e ser lucrativo.

Começar com uma marca já estabelecida

Criar, divulgar e posicionar uma marca no mercado não é uma atividade nada fácil. Além de precisar investir uma quantia considerável de dinheiro, esse é um trabalho que leva anos e que não possui nenhuma garantia de dar certo.

Abrir uma franquia significa que você já está partindo de um ponto em que a marca é conhecida e estabelecida no mercado. Isso significa que atrair clientes será uma tarefa mais simples e que será possível conseguir algumas regalias e negociações melhores com fornecedores e com parceiros também.

Não se surpreender com os investimentos

Se você fizer a lição de casa direitinho e procurar se informar sobre todos os custos envolvidos para abrir e fazer a manutenção da franquia — informações que serão disponibilizadas pela franqueadora —, as chances de ter uma surpresa desagradável no futuro serão mínimas.

Essa é uma vantagem que você não encontra quando abre um negócio próprio, no qual você pode contar apenas com o próprio conhecimento. Esse é um detalhe que torna o planejamento de uma franquia muito mais simples!

Ter um baixo investimento em divulgação

Assim como construir uma marca não é uma atividade fácil, investir em divulgação de larga escala e tornar o seu negócio conhecido, para atrair mais clientes, também não é nada simples e barato.

Como a própria franqueadora costuma realizar campanhas de marketing, você acaba se beneficiando enquanto franqueado e não tendo a necessidade de fazer altos investimentos em divulgação.

Desvantagens de abrir uma franquia

A flexibilidade pode ser limitada

Justamente porque as franqueadoras já possuem um modelo e um plano de negócios formatado, e sabem que esse é um formato com grandes chances de sucesso, a sua flexibilidade em inovar e introduzir alguns produtos pode ser um pouco limitada.

Isso não significa que jamais haverá novidades em sua franquia. Porém, se você é uma pessoa que gosta de ter as suas próprias ideias, esse pode ser um ponto contra a ser considerado antes de tomar a decisão.

Há um processo de seleção para começar

Para abrir uma franquia, você precisará passar por um processo de seleção para que a franqueadora verifique se você está dentro do perfil que eles procuram.

Esse processo varia muito de franquia para franquia. No entanto, você precisa contar com a possibilidade de que pode não ser aprovado para começar o seu negócio.

Há regras para a venda da franquia

Aqui, a lógica é a mesma do tópico anterior. Como a franqueadora precisa garantir uma qualidade e um perfil mais homogêneo de seus franqueados, a venda ou a transferência da sua franquia também precisará passar por uma avaliação da franqueadora para que ela consiga garantir o sucesso e a imagem da marca que conquistou até então.

Como escolher o melhor tipo de franquia para mim?

O mercado de franquias é muito mais amplo do que você pode imaginar. Além das opções de produtos, marcas e mercado de atuação, também existem diferentes tipos de franquia. A seguir, vamos te ensinar a como escolher uma franquia que seja adequada para você!

Os tipos de franquias

De forma geral, existem três classificações de tipos de franquias que são agrupadas de acordo com o modelo de negócios, com a localização geográfica ou com a remuneração.

Franquias por Modelo de Negócio

Quando falamos de franquias por modelo de negócio, é possível encontrar as microfranquias, que costumam ser negócios menores e com baixo custo de investimento.

Também existem duas modalidades que o tornam um franqueado exclusivo de uma marca ou, ao contrário, que possibilitam que você abra franquias complementares no mesmo espaço.

Franquias por Localização Geográfica

Nessa categoria, é possível encontrar franquias que permitem que o franqueado forme a sua própria rede de franquias ao crescer mais que seu limite de mercado ou, ainda, terceirizar unidades em uma região específica.

Franquias por Remuneração

O modelo mais conhecido de franquias é aquele em que o franqueado paga royalties e taxas sobre a sua rentabilidade. No entanto, ainda há outros tipos de franquias que permitem a remuneração básica com base nos produtos ou serviços oferecidos.

Dicas para escolher o melhor tipo de franquia

Agora que você já conhece melhor sobre os diferentes tipos de franquias, chegou a hora de entender quais aspectos precisam ser considerados para que você escolha o modelo mais adequado para você.

Primeiro, não deixe de colocar em prática a dica que demos logo no começo do artigo: analise o perfil de franquia que mais tem a ver com você e com os seus objetivos. Depois, veja se o tipo de remuneração e a forma de atuação da franquia estão de acordo com o tipo de negócio que você pretende montar.

Com essas informações em mente, ficará muito mais fácil escolher o tipo de franquia ideal para o seu caso!

Os 7 passos sobre como abrir uma franquia

Agora, chegou a hora de entender como realmente funciona o processo de abrir uma franquia. Quer descobrir? Então, continue a leitura!

Cadastro

Depois que você fez toda a análise que ensinamos aqui e escolheu a franquia mais interessante para o seu perfil, será necessário preencher um cadastro de interesse na franquia.

Normalmente, esse cadastro é preenchido pelo próprio site da franqueadora. Não se assuste se você precisar responder muitas perguntas, esse é um bom sinal de que há um processo rígido para selecionar os franqueados.

Reunião

Quando você é aprovado nesse primeiro cadastro, a maioria das franqueadoras tendem a convidar os interessados para um encontro presencial. Nesse momento, você receberá a COF e terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e conhecer um pouco mais a fundo o negócio e os seus processos.

Visita a algumas franquias

Na COF, você vai receber uma lista com os contatos das franquias atuais. Essa é uma excelente informação para que você conheça as unidades tanto como cliente quanto como empreendedor.

Por isso, separe alguns dias para visitar algumas franquias e se passar por um cliente comum. Analise o ambiente, a qualidade dos produtos e veja se tudo está de acordo com que o que foi conversado com a franqueadora.

Nesse momento, também é importante conversar com alguns dos franqueados para ter uma visão mais realista sobre o dia a dia e as dificuldades encontradas no segmento. Pergunte coisas sobre o capital de giro necessário, se a franqueadora realmente presta um bom suporte e informe-se sobre o faturamento da unidade.

Contrato

Jamais assine nenhum tipo de contrato sem, antes, fazer uma análise minuciosa dele. Para as franquias, não poderia ser diferente. De forma geral, as cláusulas de um contrato de franquia costumam ser padrão para todos e dificilmente alguma coisa pode ser alterada.

No entanto, sempre vale tentar negociar algum ponto que não seja vantajoso ou com o qual você não concorde. Após a assinatura do contrato, você deve receber um cronograma em que estarão os prazos para abrir a empresa, reformar o local e implementar os sistemas de gestão e de vendas.

Escolha do ponto e locação

Agora, chegou um momento muito importante e que pode impactar no sucesso da sua franquia. Algumas franqueadoras te ajudam nessa tarefa de escolher um local adequado e com potencial de movimento. De qualquer forma, avalie se essa é uma região movimentada pelo público que você pretende atender e se o acesso é fácil.

Também é importante encontrar um imóvel que comporte a estrutura do seu negócio e tenha potencial para expandir e para reformas de melhorias. Observe se o imóvel consegue comportar tudo aquilo que você precisa para que o negócio funcione e atenda bem aos clientes.

Treinamento

Enquanto as reformas estão sendo feitas e o negócio ainda não abriu, você passará por uma série de treinamentos para entender melhor o posicionamento da marca, os padrões da rede e outras informações importantes.

Aproveite cada minuto dos treinamentos para tirar todas as suas dúvidas e munir-se do máximo possível de informação para o grande dia!

O grande dia

Ufa, depois de tudo isso chegou o grande momento de abrir o seu negócio e começar a funcionar a todo vapor! Entregue-se de cabeça para a sua nova conquista e coloque em prática tudo aquilo que aprendeu até então.

Não se esqueça que você pode — e deve — contar com o apoio da franqueadora quando tiver alguma dúvida ou passar por alguma dificuldade. Boa sorte!

A gestão de franquias

Chegou o momento de falarmos um pouco sobre como funciona o dia a dia da gestão de uma franquia e quais são os pontos que você precisa prestar atenção. Vamos lá!

Suporte do franqueado

O formato de treinamentos e materiais oferecidos pelo franqueador costuma mudar muito de franquia para franquia. No entanto, o franqueado costuma receber alguns materiais de divulgação, um plano de negócios estruturado e informações e cursos constantes para entender melhor do mercado e se especializar nas áreas necessárias para fazer o negócio crescer — como administração, finanças e marketing.

Tecnologia como aliada

Muitas franquias contam com sistemas de gestão que possibilitam que você acompanhe o estoque de produtos, faça pedidos de novos insumos e analise o crescimento e o faturamento do seu negócio.

Esse tipo de tecnologia é muito importante para ajudar a acompanhar o desempenho da sua franquia, evitar erros humanos e conseguir se prevenir contra eventuais situações que podem prejudicar o atendimento ou a imagem do seu negócio.

Treinamentos para a sua equipe

Da mesma forma como você será treinado e precisa se informar constantemente sobre a sua franquia e o mercado em que você atua, é importante que você mantenha uma rotina de treinamentos com a sua equipe.

Esse tipo de atitude é fundamental para manter o padrão de atendimento e informá-los a respeito das expectativas e metas do seu negócio.

O retorno sobre investimento de uma franquia

Chegamos no momento pelo qual você provavelmente estava esperando desde o começo: vamos falar de dinheiro! Nesse tópico, vamos te ensinar o que é o retorno sobre investimento e como você pode analisar se uma franquia realmente é ou não rentável.

O que é ROI?

Também conhecido como ROI, o retorno sobre investimento nada mais é que o ganho que você terá ao investir em uma franquia. Ou seja, você deve analisar se, após todos os investimentos realizados, o lucro que você obteve realmente compensou os esforços.

De forma geral, essa conta é feita da seguinte forma: divide-se o valor investido pelo lucro líquido mensal da sua franquia.

Como acontece o ROI em franquias?

O retorno sobre investimento depende de diversos aspectos e muitos deles não podem ser controlados nem pela franqueadora e nem por você. Além da área de atuação da marca escolhida, fatores como a situação econômica do país, o aquecimento do segmento e o seu empenho enquanto empreendedor também contam.

Como a franqueadora já atua há um tempo na área e tem grande conhecimento do negócio, ela parte de algumas premissas e de sua experiência para estabelecer o prazo em que você começará a ter lucro. Você também vai notar que franquias de um mesmo segmento costumam ter prazos de retorno parecidos.

Como descobrir se a franquia é lucrativa?

É necessário tomar muito cuidado ao fazer esse cálculo, pois existe uma diferença sutil — mas importante — entre descobrir se a sua franquia está lucrando e se ela é um negócio rentável. Quando falamos de lucro, a ideia é que analisemos o que “ganhamos” ao tirarmos todos os custos fixos mensais de nosso negócio.

No entanto, não podemos deixar de lado todos os investimentos realizados durante esse processo, desde as reformas até o capital de giro e a compra de insumos, para avaliarmos se, de fato, a sua franquia está sendo rentável e o seu investimento foi recuperado.

Lembre-se também de que vender muito não significa necessariamente que o seu negócio está crescendo e que é rentável. É preciso ficar constantemente de olho nos custos para que você consiga atingir um equilíbrio e, aí sim, começar a considerar o seu negócio como um sucesso!

Abrir uma franquia é uma excelente opção de negócio para quem ser um empreendedor de sucesso e conquistar a autonomia financeira. No entanto, como em qualquer iniciativa empreendedora, você precisa estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença e se informar muito — sobre o segmento e a rede de franquias escolhidos — antes de se jogar de cabeça nessa aventura.

Lembre-se que, nem sempre, o último modismo ou aquela “ideia genial” são garantias de sucesso. Não deixe de avaliar o mercado, as unidades já existentes e o comportamento dos clientes para garantir que você realmente está entrando em um bom negócio.

Por fim, procure uma rede de franquias que esteja de acordo com o seu perfil de empreendedor e que possibilite que você atinja os seus objetivos profissionais e pessoais. Afinal, aquela máxima de que não há nada pior do que trabalhar em algo que você não gosta também vale para quando você começa a empreender!

Quer saber mais sobre como abrir uma franquia de sucesso? Então, não deixe de ler nosso outro artigo sobre o assunto.