Saiba como escolher uma franquia para investir

Se você quer abrir seu negócio próprio, mas pensa em garantir segurança para a sua família, o segmento de franchising é a melhor opção. Com uma marca consolidada e plano de negócios bem estruturado, a franquia é uma boa alternativa para investir o dinheiro acumulado.

Mas a pergunta é: como escolher uma franquia? Veja algumas dicas que vão ajudar você nesse processo.

1. Avalie o mercado

Analisar como o mercado está é a melhor forma de escolher uma franquia. No entanto, é importante ressaltar que a análise deve ser direcionada ao local em que você pretende instalar a unidade. Verifique se a região comporta a franquia que você quer abrir e se há potencial de crescimento.

Nesse caso, um fator relevante é o poder aquisitivo da região comparado ao produto oferecido pela marca, ou seja, se o produto é caro, a unidade deve ser instalada em uma região de alto padrão. Mas se ele for barato, pode ficar em um bairro de classe média.

2. Converse com ex e atuais franqueados

Conhecer muito bem a marca é sinônimo de sucesso. Por isso, aproveite para conhecer todo o histórico da franqueadora, dos sócios e dos fundadores da empresa. Se possível, busque informações sobre a credibilidade dos fundadores e de outras pessoas importantes para a franqueadora (sócios, diretores etc.).

Além disso, uma atitude fundamental é conversar com quem é franqueado ou já teve uma unidade da marca. Assim, é possível descobrir os pontos fortes e fracos, tendo uma ideia do caminho que será trilhado.

Nesse sentido, vale a pena conversar com, pelo menos, cinco franqueados. Você pode descobrir o contato deles na Circular de Oferta de Franquia.

3. Analise o seu perfil empreendedor

Conhecer seu próprio perfil como empreendedor é um elemento-chave para a definição da escolha da franquia. Identifique seus pontos fortes e fracos, as capacidades e habilidades que possui, o que gosta de fazer etc. Como o negócio será uma franquia, também se deve pensar na sua disposição em seguir as regras da franqueadora.

As finanças são outro ponto relevante, já que a viabilidade econômico-financeira pode determinar a permanência do negócio ou seu fechamento.

4. Considere o investimento necessário para abrir a franquia

Depois de definir em qual ramo você pretende abrir a franquia, estude as opções existentes e verifique aquela que tem melhor custo-benefício. Portanto, não se deve apenas considerar o investimento inicial necessário, mas também o retorno médio.

É claro que o montante a ser investido inicialmente é importante, porque tem relação com o valor acumulado que você já possui. Mas de nada adianta optar por uma franquia barata, mas que oferece retorno em longo prazo.

Em média, o prazo de retorno no franchising fica entre 24 e 36 meses. Utilize esse período como referência.

5. Estude as características da franquia

Existem cinco pontos principais que devem ser considerados antes de você escolher a franquia. São eles:

Know-how

Representa o conhecimento que a franqueadora possui. Nesse cenário, é recomendado que o negócio de franquia só comece a ser ofertado depois de atingir o ponto de equilíbrio (ou seja, a marca não traz mais prejuízos ao proprietário) e depois de um ou dois anos de experiência.

Isso significa que o produto já é testado e aprovado no mercado e, portanto, o risco para o franqueado é menor.

Tempo de contrato

Toda franquia possui um tempo de contrato. No entanto, é importante garantir que ele seja maior que o prazo de retorno esperado.

Treinamentos

A franqueadora deve fornecer treinamentos e descrever os procedimentos em manuais para que o franqueado possa sanar suas dúvidas rapidamente e aplicar o conceito na sua unidade.

Pagamento de taxas

É normal que o franqueado efetue o pagamento de taxas. Algumas delas são a contribuição para a propaganda e os royalties. Por isso, considere o valor a ser pago mensalmente.

Padrões da franquia

Toda franquia possui seus padrões, que devem ser obrigatoriamente seguidos pelo franqueado. Analisar essas regras é importante porque o supervisor de campo vai conferir se o trabalho está sendo realizado como deveria.

6. Verifique a formatação da franqueadora

Um ponto crucial ao escolher uma franquia é verificar a formatação da franqueadora, analisando se ainda há elementos que podem ser melhorados. Um indicativo bom é estar ligada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), porque, nesse caso, a marca já está formatada.

Além disso, devem ser considerados aspectos como a existência de lojas próprias, as estratégias de gestão e de marketing e as projeções financeiras. Esses pontos indicam que a franqueadora é uma marca bem estruturada e, por isso, tende a fornecer um serviço de franquias melhor.

7. Converse com diversas marcas

Não se restrinja a apenas uma marca. Ao escolher o segmento em que vai atuar, analise diversas opções e considere, pelo menos, cinco opções.

Para decidir qual é a melhor, converse com representantes das marcas. Isso fica mais fácil se for feito durante uma feira de franquias. Mas você também pode entrar em contato de outras formas, por exemplo, pelos canais digitais.

Obtenha o máximo de informações que puder e não decida imediatamente. Reflita e veja qual opção traz mais benefícios a você como empreendedor. Lembre-se: tomar decisões por impulso pode ocasionar uma escolha errada, que causará diversos transtornos no futuro.

8. Esteja preparado

Se você acha que investir em uma franquia significa trabalhar menos, porque os clientes virão até você, e sem preocupação, isso está parcialmente errado.

Realmente a tendência é que os produtos sejam vendidos com mais facilidade. Por outro lado, a quantidade de trabalho é grande, como em qualquer negócio próprio. Não se esqueça de que a franquia requer investimento de dinheiro, tempo e esforço, mas o resultado pode ser a concretização dos seus sonhos.

Por isso, pense, avalie o que é melhor para você como empreendedor e prepare-se, porque o seu negócio está prestes a começar!

Seguindo essas dicas, você pode entender melhor sobre como escolher uma franquia, considerando os pontos-chave nesse processo e avaliando aquilo que vale a pena para o seu caso. Para saber mais sobre o mercado de franchising, assine a nossa newsletter e atualize-se sobre esse segmento.