O que é preciso para ter uma franquia de sucesso?

Em um mercado de trabalho amplo, as possibilidades de atuação são diversificadas. No meio delas, o empreendedorismo vem ganhando a atenção de profissionais por oferecer flexibilidade e independência ao trabalhador.

Aos que desejam gerir o próprio negócio, o modelo de comercialização por franquias é uma opção bastante atrativa. Por ser um investimento destinado a produtos e serviços de uma marca já difundida no mercado, ele proporciona mais segurança e também maiores chances de sucesso.

Quer apostar nesse modelo de empreendimento? Então, se prepare e confira as principais características de uma franquia de sucesso!

Perfil empreendedor

Embora a consolidação de uma marca seja uma característica facilitadora para as vendas, ela sozinha não dá conta de todos os processos para a divulgação e para a logística de uma franquia. Assim, independentemente do segmento escolhido para atuar, é essencial que o investidor possua perfil empreendedor. A atitude garante que toda a teoria de princípios e objetivos do franqueador sejam realmente colocados em prática.

Um gerente com atitudes empreendedoras pode ser um diferencial e tanto para o andamento positivo e a organização de cada etapa do negócio. A boa notícia é que você pode desenvolver ou aprimorar seu espírito empreendedor por meio da busca de novos conhecimentos ou da capacitação constante na área.

Forte identificação com a marca ou com o produto

Com a grande variedade de franquias de sucesso disponíveis no mercado, é comum encontrar investidores indecisos sobre o modelo ideal a ser seguido. Embora a escolha seja muitas vezes motivada pelo custo ou por tendências promissoras, é preciso avaliar com cuidado outras características antes de se aventurar em um novo negócio.

Ou seja, não basta apostar em uma franquia que está em alta no momento e esperar que o investimento retorne rapidamente. Se você não se identifica ou minimamente conhece a marca que pretende representar, fica mais difícil manter as vendas ativas e os bons resultados. Pense que a tarefa de gerir um negócio próprio demanda primeiramente um bom incentivo e este deve surgir da satisfação com o produto representado.

Franqueados de sucesso são aqueles que gostam e apostam na marca como se fossem suas próprias criações. Portanto, pesquise muito bem para entrar em um mercado que realmente acredita.

Conhecimento no ramo representado

Ansiosos para empreender e liderar o próprio negócio, muitos investidores enxergam nas franquias uma possibilidade de driblar a burocracia e agilizar os processos de trabalho.

Acontece que, mesmo tendo um processo de abertura diferente daquele exigido em uma empresa, o ramo de franquias também possui suas especificidades e regras para funcionar adequadamente. Assim, é essencial que o investidor busque informações sobre a estrutura das franquias antes mesmo de pensar em um modelo ideal.

Atuar em uma franquia exige o pensamento e o entendimento de que o sistema acontece em uma rede, formada por franqueados e franqueadores. Ou seja, mesmo atraído pela ideia de abrir um negócio próprio, você precisa considerar que a franquia demanda um relacionamento de parceria entre os envolvidos.

Por isso, aja como se fosse parte de uma pequena empresa que, para garantir o bom desempenho e controle dos processos, necessita do apoio e da habilidade de cada gestor e colaborador interno.

Inovações para toda a rede

Considerando o item anterior, é fundamental que cada franqueado amplie sua visão de negócios para trazer benefícios a toda a rede da franquia representada.

Hoje, mais do que aproveitar e investir na marca de determinado produto, os franqueados também devem buscar melhorias e discuti-las com seus colegas e colaboradores de negócio. Novamente, estar inserido em um empreendimento que gosta e acredita é determinante para a procura de novidades que possam otimizar e expandir a marca da franquia.

A partir do momento em que entra na rede, o franqueado se torna um parceiro dos demais e, consequentemente, deve compartilhar suas sugestões e propostas para o sistema de vendas e atendimento. Nessa parceria, a busca por alternativa não fica reservada a um único gerente e os benefícios se tornam maiores.

Como uma espécie de rede de troca, as boas ideias de cada franqueado acabam afetando positivamente a estrutura dos demais, sem que a condição se torne um problema de concorrência.

Atendimento de excelência

Como em qualquer modelo de negócio, a qualidade do atendimento ao público é fator determinante para o sucesso. Especialmente em franquias, essa característica deve ser tratada com muito cuidado, visto que o franqueado atuará com uma marca já conhecida pelos clientes.

Ou seja, se os consumidores escolheram o seu produto em vez daquele oferecido por outras redes, é porque eles se identificam com ele e esperam a mesma qualidade de atendimento recebida anteriormente.

Para um novo franqueado, o desafio de manter um padrão de atendimento pode ser vencido com um amplo conhecimento do perfil e do objetivo da marca representada, bem como do comportamento de seus clientes.

Se a franquia contar com funcionários, é preciso se certificar de que todos tenham preparo suficiente para lidar com a nova função. Nesse momento, vale também se beneficiar da experiência de atuar diretamente com o público e investir na pesquisa de satisfação para receber críticas e sugestões.

Liderança exemplar

Em algumas franquias, uma característica bastante comum dos maus gestores está na posição distante que assumem em relação aos funcionários. Muitas vezes, o representante atua como um chefe pouco presente e responsável somente pela abertura ou pelo fechamento do caixa.

Embora seja uma atitude de cuidado para conferir que toda a estrutura esteja em dia para os trabalhos, ela não traz o incentivo necessário para que a equipe execute suas tarefas com maestria. Diferentemente da hierarquia estabelecida em uma empresa, a estrutura de uma franquia exige trabalho colaborativo e complementar entre os envolvidos.

Nesse sistema, o gerente deve atuar como um líder exemplar para os demais vendedores, de modo a auxiliar em vários processos e identificar possíveis dificuldades para que sejam rapidamente superadas. Para ter sucesso nessa missão, é preciso que o líder esteja próximo de seus funcionários e participe ativamente da rotina diária na franquia.

Aproveite para unir essas características a um modelo de negócio em que você acredita e trabalhe rumo a uma franquia de sucesso. Você tem alguma dúvida sobre o universo das franquias? Deixe um comentário no post!