7 razões para apostar no mercado de franquias em 2017

Uma boa opção para quem deseja empreender e começar um negócio é apostar no mercado de franquias em 2017. Seja para um jovem que possui recursos e não sabe como investir, ou para quem já se aposentou e deseja garantir uma ocupação e renda extra, essa é a escolha acertada.

E existem diversas opções de franquias, todas com boas ofertas de retorno. Contudo, cada uma visa atender a um público diferente. Portanto, saber escolher o modelo adequado ao seu perfil é essencial para o sucesso dos negócios.

Então, se você ainda está não sabe se deve seguir por esse caminho, trouxemos neste post algumas razões para você apostar nesse segmento. Continue lendo e confira!

As 7 principais razões para apostar no mercado de franquias

1. Crescimento constante do mercado

Mesmo o pais passando por uma crise econômica e política, o mercado de franquias teve um crescimento em 2015, indo no caminho inverso da maioria das empresas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 o crescimento do faturamento foi de 8,3% em comparação com o ano anterior.

Essa tendência de crescimento vem se mantendo desde 2011, e, em análises parciais de 2016, o mesmo ocorreu. No 2º trimestre de 2016, o faturamento aumentou 8,1% em comparação a 2015 e, no 3º semestre, aumentou 8,8%.

Em 2017 os números devem continuar positivos, já sendo possível prever bom faturamento e retorno para quem apostar nas franquias.

2. Marcas consagradas

De fato, criar uma reputação para uma marca é uma tarefa bastante difícil, e pode levar anos. Mas, apostando nas franquias, há a possibilidade de trabalhar com marcas já consagradas. Somente por esse fato, já se cria uma vantagem competitiva.

Afinal, os clientes já reconhecem a qualidade e sabem que podem confiar na empresa, o que facilita a instalação da franquia. Evitando, assim, que as portas se fechem nos primeiros meses devido à baixa procura pelo negócio.

3. Segurança no investimento

Como a marca e o tipo de negócio já foram testados e aprovados pelo mercado consumidor, a preocupação também diminui no que diz respeito à segurança no investimento de franquias.

Assim, em 2017 não será preciso começar do zero e apostar na aceitação da empresa. É possível conhecer, de antemão, os números da franquia e fazer uma análise, medindo a sua aceitação e sabendo se este é um bom negócio para se investir.

Além disso, quando há necessidade de lançamento de novos produtos, pesquisas também são feitas para medir sua viabilidade. Logo, se não forem aprovados pelo consumidor, não afetarão o seu negócio.

4. Suporte dos franqueadores

Mesmo quem não possui experiência com empreendedorismo, ou comércio em geral, pode investir sem que isso seja um empecilho. Para isso, os franqueadores oferecem todo o suporte, como treinamento e formação do empreendedor, treinamento de funcionários, escolha do ponto, auxílio na administração etc.

É como passar por uma espécie de escola, que forma o franqueado, ensinando tudo o que é preciso para implantar e administrar aquele negócio. Assim, qualquer dúvida que surgir terá um amparo da franquia.

E esse suporte não se limita apenas ao momento em que se adere ao mercado. Ele é contínuo, com informações novas a todo o momento chegando ao franqueado e o tornando mais capaz de gerenciar e prosperar.

5. Planejamento dos custos

Um dos grandes erros de quem está começando um negócio é não saber calcular os custos de maneira correta, fazendo com que faltem recursos financeiros para colocar a ideia em prática. 

Por isso, o modelo de franquia prevê um padrão, não apenas de atendimento e qualidade dos produtos, mas também em relação a infraestrutura, arquitetura e equipamentos. Assim, já se tem um valor baseado na unidade padrão, e se consegue fazer uma previsão dos recursos necessários. 

Outro fator é que, como existe um suporte da franqueadora, tudo é organizado e planejado para que não seja necessário se preocupar tanto com os cálculos. Dessa forma, o empreendedor já recebe uma base pronta.

6. Divulgação e marketing

Além de ser muito trabalhoso, criar estratégias de marketing, divulgar e fazer com que elas cheguem ao público certo pode ter um alto custo. Assim, uma empresa pequena não consegue ter o mesmo alcance que uma franquia, fazendo com que essa perca competitividade.

Quanto a isso, as franquias já possuem um material padrão de marketing, que é repassado para as franqueadas. Outra grande vantagem, que economiza muitos recursos com a divulgação.

Sem falar que os canais já utilizados para realizar a comunicação são bastante eficientes, e as parcerias com agências de propaganda garantem uma boa visibilidade. Por isso, o custo de divulgação acaba sendo baixíssimo.

7. Plano de negócio já estruturado

Sabemos que o plano de negócios é essencial para qualquer empresa, pois a ajuda a definir os objetivos a serem alcançados.

Entre outras coisas, ele contém informações sobre concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos de cada empresa. Contudo, isso requer conhecimento e tempo para ser estruturado.

Com a franquia, já se recebe um plano de negócios pronto. Assim, o tempo e esforço que seriam demandados para a sua confecção podem ser utilizados na própria implementação da franquia, contando já com todo o suporte necessário.

O mercado de franquias em 2017

Agora, sabendo de todas as facilidades que uma franquia pode oferecer, fica muito fácil se convencer de que ela é uma opção segura, certo? Mesmo quem não tem conhecimentos em gestão ou nunca possuiu uma empresa consegue administrar a franquia por conta do suporte que recebe.

E outras facilidades também se tornam um grande atrativo, como não precisar investir em marketing, por exemplo. De fato, isso permite que os recursos financeiros área sejam melhor empregados, como, por exemplo, com o pagamento das taxas da franquia.

Enfim, poder contar com uma estrutura pronta, com a capacitação necessária e todo o suporte para implementar e gerir um negócio tem sido o grande atrativo. E, quando combinado com os bons números que o setor vem apresentando nos últimos anos, faz com que qualquer insegurança possa ser derrubada.

Como vimos, o mercado de franquias em 2017 promete um crescimento do faturamento do setor. Por isso, quem investir agora com certeza poderá colher os frutos muito em breve!

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