Muita gente tem o sonho de abrir o próprio negócio, mas tem medo de deixar a suposta estabilidade já alcançada na carreira. Tomar as rédeas do seu futuro e entrar em um mercado competitivo leva a muitas desistências. Porém, ignorar expectativas é ainda mais complicado.
Vale a pena arriscar — com prudência, é claro. A decisão de empreender é complexa, mas acertada quando feita com consciência. Toda ação requer um planejamento, e essa prerrogativa também é válida para a abertura do seu negócio. A questão é: o que deve ser avaliado nesse processo?
A resposta para essa pergunta passa pela compreensão dos desafios que enfrentará ao ser seu próprio chefe. Por isso, reunimos neste post os 7 principais passos para tomar coragem e seguir em frente com o empreendedorismo.
Então, que tal tomar essa dose de ânimo?
Reflita: por que abrir o próprio negócio?
O total de empreendimentos criados no Brasil continua a crescer. Em 2017, o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas registrou a abertura de mais de 2,2 milhões de novos negócios. Muitos fatores justificam esse resultado, inclusive o aumento do desemprego, que levou muitas pessoas a optarem por essa medida devido à necessidade.
Contudo, há uma grande parcela de brasileiros que aproveitam a conjuntura para tornarem seu sonho realidade. Afinal, empreender significa alcançar a independência, fazer seu próprio horário, ter mais tempo para a família e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira para o presente e para o futuro.
Apesar de todos esses benefícios, é comum ficar na dúvida sobre os motivos que justificam a abertura do negócio próprio. Veja, a seguir, as principais razões que incentivam qualquer pessoa a seguir esse caminho:
Você escolhe sua equipe
Um dos problemas enfrentados quando começamos a trabalhar em uma empresa é se adaptar ao cenário já consolidado. Por ser integrado ao quadro de funcionários da companhia, cabe a você se ajustar e aprender a conviver com os colegas, independentemente de eles virarem seus amigos ou de terem muitas diferenças em relação ao que pensa.
Essa situação pode ser facilmente contornada por algumas pessoas. Mas, em outros casos, torna-se um martírio e pode até afetar a produtividade. Em outras palavras, os resultados alcançados nem sempre são os melhores porque a equipe possui essas divergências.
Ao ser empreendedor, você é o responsável por escolher as pessoas com quem trabalhará. O ideal é selecioná-las por competência e profissionalismo. Assim, todos visam a um bem comum e fica mais fácil fechar um círculo de confiança.
Você é dono do seu próprio tempo
A autonomia é um dos principais princípios do empreendedorismo. Você é seu próprio chefe e pode definir os horários em que vai trabalhar.
Porém, pode ter certeza de que trabalhará ainda mais. Há vários processos burocráticos que exigem cuidado.
Por outro lado, você ainda poderá flexibilizar seus compromissos, o que permite equilibrar melhor vida profissional e pessoal.
Você terá controle sobre seu sucesso
A independência financeira depende só de você quando se é um empreendedor. É fundamental deixar de se enganar e medir sua produtividade para evitar perda de tempo com situações banais.
Além disso, essa é a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos. Basta tomar as decisões acertadas e baseadas em dados.
Você poderá estruturar seu futuro
O começo de um negócio próprio traz a chance de criar um patrimônio pessoal. Quando se é assalariado, a compra de bens é limitada porque sua renda também é. Ao optar pelo empreendedorismo, existe a possibilidade de ter um futuro melhor a partir das escolhas que fará e da gestão realizada.
Perceba que esse aspecto tem tudo a ver com as suas finanças. Afinal, a empresa só sobreviverá se apresentar lucro — e é daí que vêm os seus ganhos. Ao mesmo tempo, é possível fazer investimentos para melhorar o crescimento do negócio.
Você pode contribuir com a sociedade
Um empreendedor tem a oportunidade de colaborar com toda a sociedade. Enquanto propõe soluções por meio da oferta de produtos e serviços, gera empregos e estimula a economia.
Por isso, mais do que satisfação pessoal, abrir um negócio próprio é um caminho que permite contribuir com o bem-estar social e implantar outras ideias, como a da responsabilidade socioambiental.
Perca o medo de empreender
O desejo de começar seu negócio é, muitas vezes, limitado pelo receio de perder tudo. Esse medo é factível, mas acredite: é possível perdê-lo e iniciar sua jornada. Tudo depende de preparação e do apoio de amigos e familiares.
Porém, como fazer isso? Veja algumas dicas que ajudam a se preparar e deixar o receio de lado:
Prepare-se
O segmento em que atuará exige planejamento, independentemente do ramo que escolher. Essa etapa passa por conhecer o mercado por meio de uma pesquisa que envolva:
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as chances de dar certo;
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a análise da concorrência,
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o plano financeiro e de marketing;
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a viabilidade geral do empreendimento.
Aproveite para estudar sobre o setor de atuação, converse com outros empreendedores, participe de cursos e eventos e qualquer atitude que resulte em conhecimento.
Use ferramentas adequadas — como Canvas, teste de cenários econômicos e Mínimo Produto Viável (MPV) — para o processo de preparação.
Tenha em mente que o objetivo é visualizar seu negócio antes mesmo de iniciá-lo. Essa é a melhor maneira de ter em mente o que fará e se familiarizar com a realidade que surgirá.
Acredite na sua ideia
A autoconfiança é essencial se você deseja alcançar o sucesso. Ter certeza de que sua ideia é boa e vai dar certo é o 1º passo para chegar aonde deseja, porque é dessa maneira que passará credibilidade aos seus clientes, fornecedores e parceiros.
Nos momentos em que pensar em desistir, considere o apoio de familiares e amigos, que podem dar aquele empurrão que você tanto necessita.
Opte por um modelo de negócios já testado e aprovado
A abertura de um negócio do 0 é mais complicada, porque você precisa fazer absolutamente tudo.
Ao participar de uma franquia, por exemplo, pode perder o medo de empreender, porque os produtos e serviços vendidos foram aprovados pelo público-alvo. Isso aumenta sua chance de sucesso e evita muitos obstáculos.
Seja flexível
Os desafios de empreender sempre surgirão, mas é preciso focar os objetivos. Lembre-se do planejamento realizado e tome decisões condizentes com o que já estabeleceu anteriormente.
Também é recomendável ser resiliente e persistente, porque as dificuldades aparecerão e você precisa acreditar para seguir em frente.
Comece aos poucos
A opção de abrir um negócio grande nem sempre é a melhor ideia. Dê um passo de cada vez e conquiste seu espaço. Além de essa atitude aumentar suas chances de sucesso, você sabe que, caso obtenha perdas, elas serão menores e menos traumáticas.
A essa altura, você deve estar pensando: “já acredito na minha ideia e sei que preciso começar meu negócio, mas ainda não tenho todo o capital necessário. O que fazer?”. A próxima dica responderá essa pergunta…
Saiba onde conseguir dinheiro para iniciar o negócio
O esforço, a boa vontade e a persistência são elementos indispensáveis para abrir seu próprio negócio. No entanto, capital também é fundamental. Caso contrário, você terá dificuldades para fazer o que deseja.
Nesse cenário, é preciso visualizar 2 aspectos:
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a quantia exigida para a abertura da sua empresa;
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o capital de giro essencial para o funcionamento do local por alguns meses.
Para calcular quanto deve ter disponível, pense no mercado em que atuará e também em outros itens, como:
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contratação de colaboradores;
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pagamento de fornecedores;
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compra de materiais e maquinário;
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aluguel do espaço.
Esses gastos devem ser agregados ao capital inicial exigido. Pense ainda nas despesas de curto prazo, porque o dinheiro deve ser direcionado especialmente ao pagamento delas. Porém, como conseguir o montante total necessário?
Confira algumas alternativas em seguida:
Solicite um empréstimo
A ajuda de um banco pode ser o pontapé inicial para seu negócio. Há linhas específicas para o desenvolvimento empresarial que contam com taxas de juros mais atrativas. Porém, é fundamental ter um bom planejamento para apresentar à instituição financeira e evitar dívidas desnecessárias.
O recomendado é traçar um plano de negócios que contemple a criação de metas e o capital necessário. Inclua também:
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descrição do mercado em que pretende atuar;
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serviços ou produtos que oferecerá;
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objetivos e metas a serem alcançados;
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estratégia de marketing;
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projeção financeira mensal válida para o período de 3 a 5 anos;
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estratégia de saída, ou seja, a maneira pela qual o investimento inicial retornará, seja pela busca de sócios, seja por outras medidas, até mesmo a venda do negócio.
Com todas essas garantias, será mais fácil conseguir seu empréstimo e pagá-lo posteriormente.
Forme uma poupança
O ideal é investir no seu negócio com recursos próprios. É claro que essa alternativa demanda mais tempo, mas é a mais recomendada. Outra opção é combiná-la a outro formato de financiamento.
Nesse caso, vale a pena investir o montante guardado para ele render mais. O melhor é a renda fixa, já que as chances de perda nessa modalidade são quase nulas. Entre as opções estão Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).
Você ainda pode vender algum bem, como um imóvel ou carro, para obter dinheiro rapidamente e poder abrir sua empresa sem precisar do financiamento de terceiros.
Tenha um sócio
O objetivo, aqui, é contar com uma pessoa que acredite na empresa, divida os gastos e compartilhe o custeio do capital inicial. No entanto, essa escolha deve ser feita com cuidado para que todos os detalhes sejam considerados e a chance de alcançar resultados positivos aumente.
Trata-se, portanto, de uma alternativa bastante interessante, especialmente se o sócio contar com habilidades e competências complementares à sua. Assim, fica mais fácil gerenciar a empresa em conjunto e obter mais ganhos.
Procure uma agência de fomento
Os incentivos financeiros podem ser conquistados em iniciativas dos governos federal, estadual ou municipal, além de agências de fomento e bancos direcionados para a criação de novos negócios.
Os programas de incentivo e projetos para pesquisa e inovação podem auxiliá-lo no começo do empreendimento.
As seguintes agências fazem o financiamento de projetos:
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Senai;
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Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp);
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Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
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Financiadora de Estudos e Projetos (Finep);
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Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Opte pelo financiamento coletivo
Essa alternativa ainda é recente no Brasil, mas vem ganhando força. O objetivo é apresentar seu projeto em uma plataforma on-line e aguardar a doação de outras pessoas para colocar sua ideia em prática. Para fazer isso, é preciso fazer um bom planejamento, além de iniciativa e organização.
Conseguiu o dinheiro? Metade dos seus problemas estão resolvidos. Agora chega a hora de saber quais características deve desenvolver.
Prepare-se como empreendedor
O êxito no empreendedorismo depende de algumas competências e habilidades que podem ser desenvolvidas. No entanto, para isso acontecer, é fundamental saber trabalhá-las e conquistá-las.
Nesse cenário é imprescindível contar com os seguintes requisitos para ter sucesso:
Iniciativa
As oportunidades devem ser buscadas constantemente. Isso passa pelo conhecimento do mercado em que se vai atuar e pelo planejamento. Assim, você age de modo mais acertado e tende a alcançar o sucesso.
Perseverança
A opção de abrir seu próprio negócio exige enfrentar muitos riscos e desafios. Eles são inerentes à sua caminhada e, muitas vezes, você terá que encará-los sozinho. Por isso, persistir é indispensável.
Porém, evite a teimosia. Insistir em um produto que não é bem aceito pode fazer sua empresa falir. Em outras palavras, é necessário saber quando é o momento de recuar.
Capacidade de planejamento
Os planos de ação são uma boa maneira de saber onde seu negócio está, aonde deseja chegar e o que deve ser feito. Eles devem ser priorizados. Quando colocados em prática, exigem monitoramento, correção e revisão. Dessa maneira é possível encontrar as melhores alternativas para atingir os objetivos traçados.
Eficiência e qualidade
O empreendedor precisa assegurar que os recursos aplicados sejam bem empregados. Também é fundamental conquistar o cliente e direcionar os esforços para as melhores oportunidades. Assim, você poderá fazer tudo que gosta e deixar de viver só para trabalhar sem prejudicar os resultados alcançados.
Liderança
O empresário também deve ser o líder na sua empresa. Entre suas responsabilidades estão:
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ouvir clientes e colaboradores;
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saber estimular a equipe;
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incentivar sua motivação e comprometimento.
Tenha em mente que o melhor princípio é dar o exemplo.
Busque conhecimento com outros empreendedores
A chamada rede de contatos (ou networking) é essencial para trocar experiências e conhecimentos. Conversar com outros empreendedores é fundamental nesse início de abertura de negócio, porque é assim que você conseguirá criar uma reputação e ampliar sua visão sobre outros empreendimentos e setores de atuação.
Para buscar conhecimento, também é necessário participar de eventos que reúnem diferentes empreendedores, do seu e de outros segmentos. Pense nessas oportunidades como chances para esclarecer dúvidas e ter novas ideias.
Confira outras sugestões para aprimorar seu networking:
Olhe outros empreendedores como parceiros
Os proprietários de outras empresas devem ser encarados como colegas, não inimigos. Perceba que para crescer, sua empresa precisa de aliados. Isso passa pelo auxílio mútuo e compartilhamento de informações.
Seja humilde
O ato de querer se destacar e ser o protagonista é visto como algo desnecessário e tende a afastar pessoas. O ideal é servir às pessoas e extrair o máximo dessa experiência.
Relacione-se
O 1º passo para ter sucesso é deixar de querer somente vender. Opte por se relacionar com as pessoas para, então, estabelecer um contato com a finalidade de venda.
Aproxime as pessoas
Os empreendedores e possíveis parceiros devem ser apresentados entre si, e o ideal é que você faça isso. Assim, servirá de referência e conseguirá aumentar seu networking.
Prepare-se
O estudo do mercado e do evento do qual participará é essencial para extrair o máximo de oportunidades. Esteja antenado com o que acontece e obtenha conhecimento, porque é a partir do conteúdo que as outras pessoas se aproximam.
Encontre fontes de inspiração
Sabe aqueles dias em que parece que tudo dá errado e que o melhor é desistir? Acredite: essa sensação vai acometê-lo durante o processo de empreendedorismo. Porém, é nesses momentos que você precisa de uma força extra.
A inspiração por meio das histórias de sucesso é uma boa opção nesses casos. Com elas você consegue obter:
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aprendizado: são absorvidas sugestões do que pode ser feito, como reagir a algumas situações e quais caminhos são melhores;
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novas ideias: obtêm-se insights, porque as fontes das histórias lançam tendências e fornecem boas lições;
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inspiração: recebe-se um ânimo a mais para construir o que deseja e mudar o que está ao seu redor.
Quer ver como tudo isso é verdade? Conheça agora as histórias de sucesso de alguns renomados empreendedores para ver que adversidades existem, mas que é possível superá-las:
Tony Hsieh
Conhecer a história da Zappos é essencial para obter inspiração. A loja virtual pode ser pouco conhecida no Brasil, mas é referência no mundo devido ao seu proprietário, Tony Hsieh. Filho de imigrantes taiwaneses, foi criado próximo ao Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos) e se demitiu da Oracle para iniciar sua carreira como empreendedor ainda jovem.
Criou a Link Exchange, que foi vendida para a Microsoft em 1998. Com o dinheiro, lançou a incubadora Venture Frogs, que abrangia a Zappos. Em menos de 10 anos, a marca já tinha um faturamento de aproximadamente 1 bilhão de dólares.
O que diferenciou o e-commerce? Um serviço único para a experiência dos clientes. O resultado é que a empresa se tornou referência e virou case de sucesso. No entanto, Tony Hsieh também criou uma cultura organizacional padronizada, o que o tornou um dos empreendedores mais admirados da atualidade.
Richard Branson
Ouviu aquela história do chefe que pegou o funcionário dormindo, tirou uma foto e publicou em seu blog? Esse relato viralizou em 2016 e muita gente se perguntou quem seria capaz de fazer isso. Pois bem: esse é Richard Branson.
Fundador do Grupo Virgin, o empresário é conhecido por ser arrojado e gostar de desafiar as gigantes dos setores em que atua. Porém, com atitudes acertadas, chegou ao patamar de proprietário de uma das maiores holdings mundiais.
Apesar de todo esse sucesso, Branson é disléxico e, por isso, desistiu da escola aos 16 anos. Foi com os ensinamentos de seus pais, que o educaram para ser autoconfiante e independente, que chegou aonde queria.
Antes de alcançar o topo, realizou algumas ações, como:
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criou a revista Student aos 16 anos, apesar de ter dificuldade para vender publicidade;
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começou uma empresa de venda de discos por correio;
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abriu uma rede de lojas chamada Virgin Records, posteriormente Virgin Megastores.
Com algumas quedas e muitos êxitos, Branson se tornou o que é hoje: um líder inspirador.
Flávio Augusto da Silva
Começou seu patrimônio do 0. Esse é o resumo do brasileiro Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, rede com 500 unidades. O detalhe é que o empreendedor não sabia falar o idioma e só foi aprender depois de abrir a 100ª escola.
O que o diferenciou? Sua habilidade para vender. Foi assim que conquistou mil alunos em 1995, ano de fundação da escola. Até então, morava na periferia do Rio de Janeiro, na zona oeste da cidade.
Com suas competências pessoais e boa gestão, criou várias empresas derivadas da Wise Up. O grupo foi vendido para a Abril Educação e fez com que Silva se tornasse o 2º maior acionista dessa companhia.
Fora suas habilidades, Silva também é conhecido por compartilhar suas conquistas com as pessoas. Ele é referência no compartilhamento de aprendizados e estímulo a outros empreendedores.
Gostou de conhecer as histórias? Então, veja agora a última dica para se dar bem no empreendedorismo:
Conheça as franquias
O sistema de franquias é uma boa oportunidade para abrir seu próprio negócio. E os números comprovam essa afirmação. Segundo dados consolidados de 2017 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento de faturamento do setor foi de 8%, alcançando mais de R$ 163 bilhões.
Por que esses resultados positivos foram obtidos? Há diversos motivos que justificam essa questão. Quer ver quais são eles? Confira, a seguir:
Segurança ao abrir o próprio negócio
O empreendedor trabalha com um modelo já testado e aprovado pelos clientes. Assim, consegue atrair o público mais rapidamente e vender com mais facilidade. Afinal, a marca já conquistou a confiança dos consumidores e isso tende a aumentar as chances de sucesso.
Suporte da franqueadora
A marca com a qual você faz negócios oferece todo o apoio e treinamento necessário para você começar as atividades. A ideia é que os colaboradores conheçam os produtos e serviços, seus pontos positivos e negativos, quais diretrizes de atendimento devem ser seguidas e o que mais for necessário. Com o andamento das atividades, você ainda pode contar com a franqueadora.
Redução do prazo de retorno do investimento
Essa informação já deve constar na Circular de Oferta de Franquia (COF) para que você tenha uma ideia. Porém, o tempo de retorno é menor do que um negócio que começou do 0 justamente porque a marca já é consolidada.
Acesso ao know how
A marca oferece todo o conhecimento necessário para a operação da unidade, bem como a tecnologia exigida para o funcionamento. Essa questão interfere diretamente na organização da rede e no compartilhamento de experiências, que é facilitado.
Em resumo, abrir o próprio negócio requer coragem, mas seguindo essas dicas que repassamos você está pronto para dar o próximo passo.
Então, que tal saber mais? Aproveite e saiba como abrir uma franquia da Casa do Pão de Queijo para começar a empreender!