Pesquisa de mercado: 6 razões para fazer antes de abrir um negócio

Realizar uma pesquisa de mercado é um dos primeiros passos para quem deseja abrir um negócio. Afinal, seja como empresário individual ou como franqueado, conhecer o mercado a fundo é essencial para o sucesso do novo empreendimento.

Mas você sabe o porquê disso? De fato, apesar de muito se ouvir acerca da grande importância de se realizar esse estudo detalhado, muitos empreendedores ainda desconhecem a maioria dos benefícios que essa prática proporciona ao seu negócio.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você entenda por que deve fazer uma pesquisa de mercado antes de investir em um novo negócio. Ficou curioso? Então continue lendo e confira agora mesmo!

O que é uma pesquisa de mercado?

Antes de falarmos sobre as razões para se fazer uma pesquisa de mercado, é necessário esclarecermos em que consiste essa estratégia do mundo corporativo.

Sabemos que abrir um novo empreendimento é uma decisão permeada de incertezas. Por isso, uma análise mercadológica é fundamental para orientar as decisões, minimizando a possibilidade de fracasso.

Assim, uma pesquisa de mercado nada mais é do que um estudo detalhado acerca das atuais condições do mercado.

Por meio de questionários, o empreendedor avaliará questões que o ajudam a identificar problemas, desafios e oportunidades. E, a partir daí, a montar um plano estratégico para atingir seus clientes.

Ou seja, estamos falando de um diagnóstico inicial que servirá de embasamento para todas as decisões estratégicas a serem tomadas, visando o sucesso do novo negócio.

Por que fazer uma análise de mercado?

De fato, você deve ter percebido que conhecer o mercado é essencial para iniciar as atividades da empresa. Um empresário que se arrisca sem qualquer informação certamente enfrentará problemas que poderiam ter sido evitados com a realização de uma pesquisa de mercado.

Então, para que não reste dúvidas, vejamos agora algumas das razões para você não deixar de estudar o cenário em que sua empresa estará inserida.

1. Identifica se vale a pena investir no nicho de atuação escolhido

Se você está pensando em abrir um negócio com o objetivo de alcançar uma vida estável e segura, deve ter muitas dúvidas e receios sobre a possibilidade de o nicho escolhido não ser tão promissor.

Nesse caso, a única forma de se saber se a escolha é interessante é realizar uma pesquisa de mercado. Os dados obtidos com ela servirão de base para que sua decisão seja a mais acertada possível, tendo como fundamento informações concretas, e não meras especulações.

Aliás, quando o assunto é atuação empresarial, procure não agir motivado exclusivamente por hipóteses. Sem dúvida, ter em mãos uma análise séria do mercado lhe ajudará a escolher um nicho de mercado promissor com mais segurança e confiabilidade.

2. Detecta oportunidades

Não existe sorte no mundo dos negócios. Na verdade, na maioria das vezes, o sucesso está intimamente ligado à capacidade de o empreendedor identificar oportunidades e saber aproveitá-las com eficiência.

Grandes empresas surgem assim: por meio de uma análise de mercado uma oportunidade de negócio é identificada e, ao ser bem trabalhada, alcança bons resultados. Logo, não restam dúvidas sobre o poder desse tipo de estratégia na busca por novas oportunidades.

Um diagnóstico bem-sucedido é capaz de mapear necessidades até então não vistas por outros empresários, tornando-as uma grande chance de trazer uma solução pioneira para o mercado.

Assim, é possível, por exemplo, perceber uma demanda crescente por determinado produto e trazê-lo para sua cidade, conquistando um nicho de clientes.

3. Auxilia o empresário a conhecer seu cliente

Alcançar o sucesso empresarial sem conhecer a sua clientela também é uma tarefa demasiadamente difícil. Afinal, o empresário precisa atingir as necessidades e desejos do consumidor, entregando um produto ou serviço de acordo com a sua demanda.

Nesse sentido, uma pesquisa de mercado bem realizada ajudará você a compreender melhor o perfil do seu cliente ideal, identificando suas preferências, opiniões, expectativas quanto ao produto e à empresa, hábitos de consumo, formas de pagamento e mídias que acessa com mais frequência.

E, com esses dados em mãos, você terá melhores condições de satisfazer seus clientes, conquistando-os, para que consumam com mais frequência seu produto ou serviço.

4. Mapeia a concorrência

Mesmo atuando de maneira adequada e possuindo uma boa gestão empresarial, alguns empreendimentos ainda não conseguem alcançar o sucesso. E a razão para esse fracasso pode estar no desconhecimento de seus concorrentes.

Isso porque a preocupação em identificar e conhecer os concorrentes é uma necessidade real de toda empresa. Mas não basta conhecer seus clientes, é preciso acompanhar de perto as ações e estratégias de seus concorrentes, para ganhar mercado.

E, nessa tarefa, as pesquisas de mercado são grandes aliadas do empreendedor, pois identificam as razões para que seu cliente escolha seus concorrentes.

Você poderá, por exemplo, diagnosticar falhas de marketing, embalagens inadequadas ou pouco atrativas e até a necessidade de aprimorar o atendimento.

5. Facilita a identificação de erros estratégicos

Diante da complexidade que é gerir uma empresa, a ocorrência de erros na estratégia ou na execução de alguma ação empresarial é um problema relativamente comum.

Entretanto, ainda que essas falhas possam existir, é preciso identificá-las rapidamente para que os prejuízos sejam minimizados. E a pesquisa de mercado auxilia o empresário a enfrentar esse desafio.

As pesquisas de clima organizacional, por exemplo, identificam problemas internos, tornando possível uma atuação direcionada a superar tais vícios.

Ademais, os resultados obtidos com as análises são extremamente úteis para encontrar falhas no planejamento e gestão empresarial. E, é claro, saber em que sua empresa tem errado e planejar ações eficazes para corrigir essas falhas é essencial para o seu crescimento.

6. Gera economia para a empresa

Por fim, já imaginou quanto dinheiro é economizado quando uma empresa pesquisa, compara e mapeia todos os fornecedores de produtos à sua disposição?

Assim como pesquisamos um produto antes de comprar, a empresa deve fazer o mesmo. E, especialmente em tempos de crise, é preciso realizar compras vantajosas, economizando com estratégia.

Desse modo, a melhor maneira de acertar na hora de escolher seus parceiros é realizando uma boa análise dos fornecedores disponíveis e negociando os valores com base nas informações coletadas.

Enfim, agora que você já compreende a importância de se realizar uma pesquisa de mercado, não perca tempo e comece a estudar melhor o cenário em que seu empreendimento estará inserido.

Com isso, sem dúvida, você terá dado o primeiro passo rumo à independência financeira e ao sucesso empresarial.

E aí, gostou do post? Agora, se ainda tiver alguma dúvida ou quiser saber ainda mais sobre o assunto, deixe-nos um comentário. Teremos muito prazer em ajudá-lo!