4 dicas para analisar o mercado antes de investir em uma franquia

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente no primeiro trimestre de 2016, o setor de franquias cresceu 7,6%. Essas informações mostram que o setor está contornando a crise econômica do país. Contudo, antes de optar por abrir uma franquia, o empreendedor deve analisar o mercado para investir seu dinheiro no negócio.

Mesmo se tratando de um setor que não pára de crescer, se não for feita uma análise do mercado, o empreendedor corre o risco de fazer um investimento alto e não ter o retorno esperado ou, pior ainda, pode ter prejuízos ao ponto de ter que fechar o negócio.

Além disso, caso seja feito um empréstimo para a aquisição da franquia, o empreendedor ainda pode ficar com dívidas pendentes por um bom tempo. Se você deseja abrir uma franquia e tem dúvidas sobre o que deve analisar antes de investir no negócio, preparamos um post especialmente para você.

Quais são as dicas para analisar o mercado?

1. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para que você colha informações valiosas a respeito do negócio a ser implantado. Quanto maior seu conhecimento sobre o mercado, clientes e fornecedores, melhor será o desempenho de seu negócio.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado pode ser baseada em dados primários e dados secundários. Na pesquisa primária, os dados são coletados exclusivamente para seu negócio — e eles podem ser obtidos por meio de profissionais de pesquisa ou por conta própria. Essa pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa.

A pesquisa qualitativa é usada para avaliar a percepção dos entrevistados sem quantificá-los. O objetivo dela é identificar a percepção dos entrevistados sobre produtos, serviços e empresas com a finalidade de apontar comportamentos e tendências.

A pesquisa quantitativa trabalha com indicadores numéricos e segue critérios estatísticos. É apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências, estimar o potencial de vendas de um negócio e medir o tamanho e a importância de segmentos de mercado.

Já a pesquisa secundária é realizada por meio da coleta de dados já existentes em diversas fontes, como sites na internet, jornais, revistas, entidades de classe, entre outras. No entanto, é importante analisar a precisão dos dados coletados, ou seja, é importante pesquisar apenas fontes confiáveis. No caso de sites na internet, sempre opte por sites oficiais e verifique as datas de publicação.

O que deve ser analisado na pesquisa de mercado?

Para que sua pesquisa seja eficiente, você deve decidir qual o objetivo dela, ou seja, quais as respostas que você deseja obter. Para isso, primeiramente é preciso definir o público-alvo no qual ela será aplicada. É preciso identificar o perfil do consumidor: gênero, idade, renda, estado civil, profissão, se tem filhos, onde moram, suas necessidades e desejos.

É importante que você saiba também quem são seus concorrentes — conhecer seus produtos, serviços, qualidade do atendimento, preços praticados, seus métodos de produção, estrutura, força de vendas, formas de divulgação e os pontos fracos e pontos fortes do negócio. Essa análise permitirá que você identifique o que pode diferenciar seus produtos e serviços da concorrência e oferecer algo diferenciado.

Os fornecedores e o local do estabelecimento também devem ser analisados, mas, no caso de franquias, quem decide o local é o franqueador, que também já conta com uma rede de fornecedores.

2. Faça uma pesquisa de franquias

Há diversas marcas de franquia do mesmo segmento disponíveis, por isso, analisar o mercado antes de investir em uma delas te poupará de dores de cabeça no futuro. Você deve definir seus critérios de escolha baseado em sua afinidade com o negócio, tipo de produto que deseja vender e do valor que tem disponível para investir. Esses critérios reduzirão o número de franquias a serem analisadas. 

Vamos a um exemplo: você quer abrir um negócio de alimentação, mas precisa definir qual categoria deseja investir — fast food, doces, salgados. Feita a escolha, é preciso analisar quais estão disponíveis na localidade em que você está, se é preciso de dedicação exclusiva ao negócio e o peso da marca no mercado. 

A escolha dos critérios de avaliação permite a comparação das redes e uma escolha mais adequada de acordo com seu perfil e com o perfil de seu público-alvo.

3. Analise o tempo de retorno do investimento e a margem de lucro da franquia

Outros pontos a serem analisados antes de investir seu dinheiro em uma franquia são sua rentabilidade, seu lucro estimado e o tempo necessário para retorno do investimento. Essas informações são importantes para que você tenha em mente quanto vai faturar e quando seu negócio começará a dar lucros. 

Geralmente, cada franquia já estipula um prazo para o franqueador começar a ter lucros, mas isso varia de acordo com a rede e com o tamanho da franquia. Então, você tem que analisar se tem capital de giro para manter o negócio enquanto o lucro não chega. Além disso, com muito trabalho e dedicação, esse tempo pode ser encurtado.

4. Analise a estabilidade do negócio e a sua saúde financeira

Há quanto tempo esta franquia está no mercado? Qual sua saúde financeira? Para que uma franquia consiga oferecer suporte ao franqueado, é necessário que ela tenha um negócio estável e rentável, pois terá que investir em treinamentos e ter uma estrutura para se comunicar de forma eficiente com seus franqueados.

Além disso, é preciso que ela não tenha dívidas de impostos em atraso e dívidas com fornecedores. Para ter acesso a estas informações, você pode exigir que a franqueadora comprove sua capacidade de gerir sua rede de franqueados. Pesquisas na internet também podem ser utilizadas para verificar se a franquia cumpre as exigências legais do negócio.

Por que analisar o mercado antes de investir?

Se você não fizer uma análise de mercado, vai dar um tiro no escuro e as possibilidades de acertar o alvo serão muito pequenas. O investimento inicial para abrir uma franquia não é barato e inclui taxa de franquia, instalação do negócio, processos burocráticos, contratação de funcionários, entre outros. 

O levantamento destas informações possibilita que você identifique o momento certo para investir e se o investimento te dará retorno, pois já tem informações suficientes sobre o cenário econômico e o negócio no qual pretende adquirir. Por isso, analisar o mercado antes de investir seu capital em uma franquia é tão importante.

E você, já pensou em investir no setor de franchising? Quer ler outras informações a respeito do segmento? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!