8 tendências de mercado para impulsionar um negócio

A crise política e econômica do país gerou dúvidas para muitos empreendedores com relação ao futuro de seus negócios e investimentos. Claro que o momento é de cautela e maior dedicação, mas isso não quer dizer que não existam ótimas oportunidades surgindo para impulsionar um negócio.

Algumas tendências de modelos de negócios, estratégias e metodologias devem ganhar força no próximo ano, garantindo uma revolução no mundo business. Quem estiver por dentro dessas novidades deverá colher bons frutos e promover um desenvolvimento sustentável dos investimentos e empresas.

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1. Programas de fidelidade mais eficientes

Muitas empresas ainda não possuem um programa de fidelidade ou, as que possuem, não têm um foco estratégico para o engajamento adequado. Isso acontece, muitas vezes, devido à falta de conhecimento sobre as metodologias aplicadas e falta de tempo para trabalhá-las.

A utilização de softwares específicos, como o sistema de CRM (Customer Relationship Management) na nuvem, será cada vez mais adotada para solucionar esses problemas e garantir estratégias mais eficientes de encantamento dos clientes.

Com base nos registros, o sistema pode fazer uma leitura comportamental dos clientes, possibilitando que a empresa se antecipe aos problemas, necessidades e desejos, surpreendendo-os com um contato no momento exato. Além disso, os sistemas de programa de fidelidade serão dedicados à construção de um relacionamento mais pessoal e personalizado.

2. Maior foco na experiência do cliente

Com o avanço das tecnologias de internet, o perfil do consumidor mudou. Hoje, quando um cliente entra em contato com a empresa para adquirir um produto ou serviço, já percorreu um longo caminho pesquisando tudo sobre ela na internet, a partir de um dispositivo móvel, por exemplo.

Isso torna essencial a adoção de meios para enriquecer a experiência de contato do cliente com a empresa, independente dos recursos utilizados. A experiência que ele vai adquirindo ao longo do percurso é o que determinará se ele comprará ou não da sua empresa.

Cada vez mais o cliente não olhará para o preço, mas sim para a qualidade, formas de pagamento e atendimento, que formarão um conjunto de exigências. Caso superem as suas expectativas, se tornarão fiéis. Dessa forma, podemos dizer que o foco das empresas passou do atingimento das metas de vendas para a realização do cliente.

3. Migração do negócio para a nuvem

Processos internos devem ser migrados para a internet através de sistemas totalmente hospedados em nuvem, agregando mobilidade aos recursos, gestão operacional e estratégica da empresa.

Em breve, a presença nas empresas não será mais tão importante. Nem mesmo será necessário ter um negócio físico, uma vez que os escritórios serão online e os estoques serão substituídos por entregas diretas do produtor ou fornecedor.

Imagine quanto tempo e dinheiro poderá ser economizado com mobilidade e estruturas físicas. Essa tendência já pode ser realidade, considerando os recursos e métodos que temos disponíveis hoje.

4. Automatização de processos

Uma tendência importante para impulsionar um negócio será a automatização de processos. Muitas empresas poderão economizar tempo dos gestores para que eles se dediquem mais à gestão estratégica dos negócios.

Além disso, outros recursos, como a mão de obra qualificada, poderão ser trocados por equipamentos e softwares de automação para tornar automática a execução de diversas tarefas que antes eram executadas de forma manual e repetitiva.

Essa tendência possibilitará uma produção maior, em menos tempo e com maior qualidade, reduzindo o desperdício gerado com falhas humanas. Já existem empresas utilizando esses sistemas, principalmente no setor industrial, mas a tendência deve se estender para o setor comercial e de prestação de serviços nos próximos anos.

5. Digitalização do negócio

Como disse no início, o consumidor está cada vez mais engajado no ambiente virtual. Isso torna necessário o aumento da presença online das empresas para não perderem força competitiva diante de um mercado tão concorrido.

Sites, blogs, redes sociais e aplicativos devem trabalhar de forma integrada para proporcionar um atendimento onde os clientes estiverem e na hora que quiserem, melhorando a interatividade e proporcionando melhores experiências para eles.

6. Business Intelligence

Considere a quantidade de dados gerada em um negócio durante todo o seu tempo em operação. Agora, pense se você pudesse reter e manipulá-la para construir informações precisas. Isso já é possível, mas muitos empreendedores não sabem.

Sistemas de Big Data e Big Data Analytics ainda são pouco conhecidos, sendo uma tendência cada vez mais forte para impulsionar um negócio nos próximos anos. Eles oferecem recursos que permitem à empresa identificar padrões de consumo e se antecipar nas previsões de demanda de produtos e serviços.

Riscos e ameaças poderão ser previstos com antecedência suficiente para os gestores agirem, bem como forças e oportunidades poderão ser identificadas mais rapidamente, possibilitando a potencialização das forças do negócio. Essa ferramenta tende a aumentar o controle das empresas, tornando os negócios mais inteligentes.

7. Marketing Digital

O marketing digital, como conhecemos, deve mudar drasticamente. As publicidades invasivas, que afastam mais do que atraem os clientes, devem ser substituídas por uma nova metodologia: o Inbound Marketing (Marketing da Atração).

Aliado às boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), o Inbound Marketing será utilizado como método mais eficiente nas estratégias de atração, retenção e fidelização de clientes, principalmente online. Além disso, essa tendência deve contribuir para melhorar as posições do site em mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

A técnica, de forma resumida, é estruturada em um blog corporativo, se estendendo ao site, redes sociais e aplicativos da empresa, onde conteúdos, em vários formatos de mídia, entregarão informações de alta relevância para os consumidores em troca de um contato e, futuramente, de uma aquisição.

8. Franquias para impulsionar um negócio

Diante de incertezas políticas e econômicas, os empreendedores buscam alternativas cada vez menos arriscadas para seus investimentos, mesmo precisando abrir mão de rentabilidades superiores.

Nesse contexto, as franquias tornam-se uma tendência maior e bem mais segura por representarem negócios que já deram certo, além de possuírem uma boa consolidação no mercado. O melhor de tudo é que a rentabilidade pode ser bastante atrativa, não aumentando o risco dos investidores para isso.

As franquias oferecem uma estrutura padronizada, treinamentos e serviços de apoio aos franqueados, aumentando o tempo disponível para o empreendedor focar na gestão estratégica e se dedicar mais à família e momentos de lazer.

Além de ser uma forma mais segura de se investir, o empreendedor poderá colher resultados realmente satisfatórios.

Muitas dessas tendências já são utilizadas para impulsionar um negócio, mas por poucos empreendedores. Você pode aproveitar a oportunidade para colocá-las em prática e desenvolver um diferencial competitivo forte, se destacando no mercado.

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