O retorno sobre investimento é um dos principais indicadores que devem ser utilizados nas empresas. Nas franquias, por exemplo, esse é um conceito fundamental, porque o empreendedor já aplicou seu dinheiro e agora quer ter lucro e sucesso.
Nesse sentido, a Associação Brasileira de Franchising fez estudos e análises que demonstraram que os negócios tradicionais têm rentabilidade média de 18% ao ano, enquanto as franquias podem atingir os 23%. Essa maior taxa revela como essa modalidade de negócio é muito mais segura, diminuindo as chances de fracasso ao iniciar o seu próprio empreendimento.
Esses dados comprovam que as franquias são um bom negócio. No entanto, cada uma tem sua média de retribuição e esse índice também varia conforme o próprio franqueado. Então, como fazer o cálculo do ROI para analisar a atratividade do negócio? Descubra a seguir!
O que é o retorno sobre investimento?
Esse indicador ajuda o empreendedor a tomar decisões mais eficazes, sendo essencial para qualquer negócio. Basicamente, mostra em quanto tempo o franqueado terá o retorno do investimento realizado. Entender o quanto de recursos financeiros é investido e o resultado esperado são pontos que todo empreendedor deve ficar atento. E, para fazer esse cálculo, é necessário considerar uma série de elementos.
A partir desse índice, o empreendedor pode analisar como está o andamento do negócio e fazer comparações com outros indicadores. Porém, é importante se atentar para que o retorno sobre investimento não seja o elemento-chave para definir qual franquia será a escolhida pelo empreendedor.
O ideal é que a escolha seja feita com base na preferência pessoal e profissional do empresário. Desse modo, existem outras variáveis que podem definir o nível de atratividade de uma franquia do que de outra.
O que considerar no cálculo?
De maneira geral, as franquias já têm uma média dos resultados para seus franqueados. Dessa forma, apresentam uma média de tempo para a devolução do montante investido inicialmente.
No entanto, isso varia bastante, porque a computação desse indicador deve considerar variáveis que são bastante específicas do franqueado. Ou seja, não deve ser negligenciado o cálculo dessa métrica em cada unidade, pois podem haver grandes flutuações de região para região.
Por exemplo, além do investimento inicial, o empreendedor deve incluir as despesas relativas a aluguel, contas de água e de energia elétrica, impostos, salários dos colaboradores, as taxas pagas a título de royalties etc. Todos esses gastos oneram a atividade e podem fazer com que uma grande parte dos recursos seja mobilizada somente para o custeio desses processos.
Isso é importante porque esse grande número de informações interferirá de forma direta no retorno para o franqueado. Afinal, o investimento inicial até pode retornar em um período mais curto se for considerado de maneira isolada. Porém, isso não significa que o franqueado já terá lucro, porque outras despesas também influenciam no cálculo.
Quais as vantagens de se calcular o ROI?
O retorno sobre o investimento é um importante dado para se analisar o grau de atratividade do negócio. Desse modo, é fundamental ter essas métricas bem definidas para que não haja divergências e possíveis custos sobressalentes. A única forma correta e eficiente de analisar como as metas estão próximas de serem alcançadas é pelo estabelecimento de boas estratégias.
Esse é outro ponto imprescindível para o empreendedor que deseja se diferenciar no mercado. Isso decorre do fato de que a única forma de compreender se os investimentos estão dando os resultados esperados é por meio de um ROI positivo. Assim, fica muito mais prático traçar planos de crescimento e alavancagem comercial que estejam de acordo com as potencialidades da empresa.
Isso, por si só, já demonstra o quanto é importante realizar o cálculo correto do ROI. Além disso, há uma outra vantagem nesse processo que é a compreensão do prazo de retorno sobre investimento. Ou seja, o ROI proporciona uma avaliação temporal dos volumes de recursos investidos.
Nessa perspectiva, é de fundamental importância compreender que todo investimento tem um determinado período para que os objetivos sejam alcançados. Com isso, os empreendedores conseguem desviar do incorreto pensamento de imediatismo do retorno financeiro.
Montar uma franquia ou qualquer outro tipo de negócio exige um certo período para que as atividades consigam gerar uma receita capaz de custear as despesas. Além disso, o crescimento da receita é que faz com que a atividade passe a gerar bons lucros ao investidor.
Esse ponto é muito importante, já que muitas pessoas no início são muito imediatistas para alcançar bons lucros e resultados positivos. Entretanto, isso ocorre em uma pequena parcela dos negócios. É preciso ter uma mentalidade a longo prazo e de resiliência, evitando atitudes imediatistas.
Ser um investidor imediatista pode fazer com que a empresa perca uma oportunidade de crescimento e consolidação no seu nicho de atuação. Pense nisso e sempre faça revisões e análises do ROI nos seus projetos!
Como calcular o retorno sobre investimento?
Para calcular o retorno sobre investimento, algumas etapas devem ser cumpridas. Entenda quais devem ser seguidas a seguir!
Investimento inicial
O primeiro passo é fazer o cálculo completo do montante inicial investido. Nesse momento, o franqueado deve considerar os seguintes elementos:
- capital de giro: valor destinado para a operação e a continuidade do funcionamento da empresa;
- taxa de franquia: montante pago à franqueadora;
- estoque inicial: quantidade mínima de produtos necessária para a abertura da loja;
- compra ou aluguel do ponto comercial;
- reforma do ponto comercial: a fim de adequar ao formato exigido pela franqueadora;
- compra dos equipamentos necessários para o funcionamento do negócio.
Considerando todos esses elementos, chega-se a um valor que representa fielmente o valor inicial investido.
Receita
Em seguida, o empreendedor precisa calcular a sua receita, ou seja, fazer uma projeção do fluxo de caixa para chegar à margem de lucro que será obtida. Nessa etapa, devem ser incluídos os custos de operação, como despesas com aluguel, impostos e outros encargos, folha de pagamento, limpeza e manutenção, contas básicas (como água, luz, internet e telefone) e pagamento dos royalties.
Depois de calcular as despesas, chega o momento de avaliar os produtos e serviços que foram vendidos e, consequentemente, geraram receita para a empresa. A partir desse valor, basta diminuir os ganhos das receitas. O resultado é o lucro.
Cálculo do retorno sobre investimento
Tendo o valor de despesas e de receitas, o cálculo propriamente dito tem o objetivo de verificar se o lucro será maior que o investimento realizado inicialmente.
Veja um exemplo: se o investimento inicial realizado foi de R$ 100.000 e o lucro médio mensal chega a R$ 5.000, tem-se:
Retorno = R$ 100.000,00 / R$ 5.000,00
Retorno = 20 meses.
No caso desse exemplo, o resultado para o investidor é positivo, porque a maioria das franquias oferece tal alcance no prazo de 24 a 36 meses. Além disso, é importante reforçar que um investimento inicial baixo não significa, necessariamente, que os objetivos serão alcançados mais rapidamente. Isso porque a localização e outros fatores podem interferir de maneira direta no retorno sobre essa aplicação.
Como utilizar o ROI de maneira correta?
É preciso levar alguns pontos de gestão a sério na hora de trabalhar com métricas. Com o ROI não é diferente, já que o retorno sobre o investimento é uma forma de analisar as estratégias e as chances de perpetuação do negócio. Por isso, acompanhe a seguir alguns pontos importantes!
Adapte-se rapidamente
O mercado sofre mudanças recorrentemente. Então, é fundamental investir tempo, dedicação e energia para que uma campanha de vendas seja colocada em prática corretamente. Pode ser que no meio do caminho sejam necessárias a adoção de algumas mudanças de direção. Isso talvez impacte diretamente no ROI e exige uma boa dose de atenção.
Seja paciente
Como já foi dito, o imediatismo pode ser um péssimo problema para o empreendedor. É fundamental ser resiliente e paciente até que os objetivos esperados comecem a ocorrer.
Para isso, calcule o seu ROI, mas não esqueça que há um tempo razoável até atingir os objetivos. O ROI é uma excelente bússola para guiar o empreendedor ao alcance dos resultados financeiros esperados.
Quais as limitações do ROI?
Apesar de existir um grande número de vantagens no cálculo desse índice, existem algumas limitações que não podem deixar de serem ressaltadas. Quer descobrir quais são elas? Continue a leitura!
Não leva em consideração o prazo do investimento
Esse é um ponto muito importante. Vamos exemplificar para facilitar o entendimento quanto a essa questão da duração de investimento. Imagine que uma determinada franquia tenha um ROI de 7%. A pergunta que deve ser feita é: em qual período de tempo?
Ou seja, se essa taxa for mensal, é um excelente retorno sobre investimento. Entretanto, se o índice for anual, é preciso rever o planejamento estratégico. É exatamente essa uma das falhas na hora de calcular o ROI. Por isso, é imprescindível fazer uma análise sobre qual período de tempo o ROI está sendo analisado.
Não considera as flutuações devido aos índices de inflação
A inflação é um ponto importante quando se analisa o retorno sobre investimento. Isso vem do fato de que ela pode fazer com que haja uma perda do poder de compra. Ou seja, o ROI pode estar com valor positivo e atrativo.
Porém, a inflação pode dissolver esse índice. No exemplo dado acima, pode ser que o ROI de 7% ao ano não supere uma inflação que esteja em 10%. Esse é mais um dos problemas presentes no cálculo do ROI.
Por isso, não esqueça de sempre comparar as taxas de inflação após realizar o cálculo do seu ROI. A adoção desse passo pode fazer com que sejam minimizadas as chances de prejuízo no investimento.
Não leva em conta a sazonalidade
Por fim, essa métrica tem um problema ao não considerar a sazonalidade. Essa questão é interessante, já que o ROI pode ser utilizado para medir um investimento no curto e longo prazo. Entretanto, pode ser que os resultados encontrados mascarem algum evento sazonal.
Um exemplo disso pode ser aplicado às sorveterias, já que há uma maior venda nos períodos do verão e menores no inverno. Desse modo, o ROI pode se tornar extremamente alto, mas muito disso deve-se ao grande retorno do verão, mascarando a menor taxa nos demais meses.
Como descobrir a lucratividade da franquia?
Ao pensar no retorno da franquia, também é necessário considerar a lucratividade do negócio, que tem relação direta com o outro indicador. A lucratividade é um índice que considera o total de vendas e o lucro líquido, sendo que a fórmula para cálculo é a seguinte:
Lucratividade = lucro líquido / receita total de vendas x 100
Para ficar mais claro, imagine que a franquia foi adquirida pelo valor de R$ 50.000, vendendo R$ 30.000 mensalmente e tendo lucro líquido de R$ 3.000 no mesmo período. Aplicando esses valores na fórmula, tem-se:
Lucratividade = R$ 3.000 / R$ 30.000 x 100
Lucratividade = 0,1 x 100
Lucratividade = 10%
Nesse caso, a lucratividade seria de 10%. No entanto, também poderíamos calcular o retorno sobre investimento utilizando a fórmula da rentabilidade, que indica realmente o percentual positivo no investimento.
O cálculo, então, fica:
Rentabilidade = lucro líquido / investimento total x 100
O investimento total considera, como afirmado anteriormente, outros fatores além do investimento inicial. No exemplo, a franquia foi adquirida pelo valor total de R$ 50.000. Então, o cálculo é feito da seguinte maneira:
Rentabilidade = R$ 3.000,00 / R$ 50.000,00 x 100
Rentabilidade = 0,06 x 100
Rentabilidade = 6%
Pegando o total de investimento realizado (100%) e dividindo pelo resultado da rentabilidade, chega-se efetivamente ao tempo de retorno do investimento, também conhecido como payback. No exemplo:
Payback = 100% / 6%
Payback = 16,67 meses
Assim, o franqueado pode obter vários índices rapidamente e saber quais serão os resultados esperados. Tendo esse resultado em mente, é possível se preparar melhor para os próximos meses, definir as metas de vendas e acompanhar o desenvolvimento do negócio.
Ao longo do artigo, foi possível demonstrar como o retorno sobre o investimento é indispensável a quem deseja alcançar um bom nível de estabilidade. Esse padrão pode ser alcançado tanto na operação comercial, quanto na vida pessoal. Afinal, os frutos gerados por um negócio são capazes de melhorar diversos aspectos da realidade do investidor.
Agora que você já conseguiu aprender ainda mais sobre o retorno sobre investimento, separamos um material indispensável a quem deseja tornar a sua marca reconhecida e vender cada vez mais. Isso pode ser uma atividade difícil, se não houver um conhecimento prévio de todos os pontos que devem estar nessa estratégia. Então, não perca tempo e confira agora mesmo. Boas vendas!