Como montar um plano de negócios bem estruturado?

O sonho de ter um empreendimento próprio começa com a identificação de uma oportunidade. O empreendedor percebe que há uma lacuna no mercado e que ele pode preenchê-la com uma empresa lucrativa. Essa ideia pode vir naturalmente observando o dia a dia. No entanto, em muitos casos, é preciso pesquisar bastante para encontrá-la e, com isso, ele terá de aprender a como montar um plano de negócios.

A tarefa não é simples. Você terá de analisar diversas variáveis para verificar se sua ideia é viável ou não atualmente. Para isso, precisamos de uma ferramenta adequada de análise de mercado e dos requisitos necessários para iniciar o empreendimento — o famoso plano de negócios.

Para guiar você nessa empreitada, preparamos um post completo sobre o assunto. Confira!

Qual a importância de analisar o mercado?

Um erro de análise de mercado pode significar um grande prejuízo. É preciso saber se a lacuna que você percebeu realmente existe, se sua região tem essa demanda, se a lucratividade desse ramo é adequada etc. Além disso, deve-se analisar a concorrência, a qualidade dos produtos e serviços disponíveis, além da perspectiva de crescimento.

Com isso, você pode saber se os concorrentes têm a capacidade de sufocar o seu negócio, se os clientes já estão satisfeitos e se há a tendência da curva de equilíbrio entre oferta e demanda. Por fim, é essencial a análise macroeconômica do Brasil para identificar se o mercado nacional corre riscos no futuro.

Como montar um plano de negócios?

Definir o público-alvo

O público-alvo é a definição mais precisa de quem vai comprar seu produto. Quanto mais específico, maiores as chances de sucesso das suas análises posteriores. Por isso, inclua fatores como gênero, classe social, faixa etária, escolaridade, localidade etc.

Um bom exemplo é “mulheres jovens, entre 21 e 35 anos, das classes A, B e C. Curso superior incompleto ou completo, moradoras do bairro de Lourdes de Belo Horizonte”. Evite definições genéricas, como só “jovens entre 18 e 24” apenas.

Realizar o planejamento operacional

Esta etapa envolve toda a descrição de como a empresa será concretizada e estruturada em relação às instalações físicas, ponto comercial, equipamento e maquinário, recursos humanos etc. É ela que define como será o passo a passo para a organização sair do papel. Para isso, é preciso incluir no próprio plano uma estimativa realista em relação aos seguintes pontos.

Capacidade produtiva

Qual é a capacidade produtiva inicial e a longo prazo? Qual será a capacidade ociosa inicial para a uma escalabilidade segura do negócio? Afinal, para manter um começo estável, não é recomendável iniciar utilizando 100% da capacidade produzida. É preciso deixar uma ociosidade reserva para manter a qualidade do atendimento em momentos de maior demanda.

Capacidade de atendimento

Quantos clientes será possível atender por mês? Qual é o número esperado para o negócio prosperar? O começo de um empreendimento depende muito do boca a boca. Então, é melhor ter vários clientes consumindo pouco do que poucos consumindo muito.

Um dos maiores erros é visar somente o lucro no início, aceitando grandes encomendas. Com o tempo, você fica muito dependente de determinado público e pode ter prejuízos, caso ele o abandone.

Quadro de funcionários

Quantos funcionários são necessários? Quais as tarefas de cada um? Essa pergunta é importante para que você inicie com o menor quadro de funcionários possível, mas mantendo um bom funcionamento. Os custos com folha de pagamento estão entre os maiores de uma empresa e atrapalham o crescimento, principalmente no comecinho do negócio, quando é preciso de mais capital disponível para crescer.

Veja quais funções você pode assumir pessoalmente com qualidade e quais devem ser delegadas.

Necessidade de equipamentos e máquinas

Quais são os equipamentos e máquinas necessários inicialmente? Atualmente, sabemos que os negócios que deram certo geralmente começam mais modestos e investem em um crescimento constante. Assim, é arriscado comprar equipamentos que só seriam utilizados em caso de alta demanda. Deixe-os para quando o trabalho for efetivamente acontecer, o que pode demorar um certo tempo.

Conhecimento necessário para abrir um negócio

Um negócio não é só uma ideia, ele é um conjunto de conhecimentos mobilizados para o sucesso. Então, elenque tudo o que é preciso saber em termos de finanças, mercado, cadeia produtiva e do próprio ramo. Muitos empreendedores vêem um nicho crescendo e querem investir sem conhecer nada dele. Não tem como isso dar certo.

Por isso, antes de executar o plano, certifique-se que você tem o conhecimento necessário. Em áreas específicas como contábeis e vigilância sanitária, você precisa entender minimamente sobre o negócio — vale a pena contar com consultores.

Processos envolvidos

Neste caso, o essencial é saber quais são os processos realmente necessários para seu negócio fluir. Ter muitos processos é negativo, pois torna a empresa burocrática e ineficiente. Por exemplo, no ramo de restaurantes e lanchonetes, os processos podem ser simplificados em:

  • produção dos alimentos: seleção, fabricação e controle de qualidade dos produtos etc;

  • atendimento de balcão: abastecimento das estufas e refrigeradores, atendimento aos clientes, recebimento de pagamentos etc.;

  • delivery: recebimento e entrega de pedidos;

  • administração e finanças: balanço de caixa, controle de estoque, pagamento de contas, gestão da cadeia de suprimentos etc.

Etapas de formalização

É preciso conhecer a especificidade de cada área. No caso acima, será necessário pesquisar as exigências da vigilância sanitária, os documentos exigidos pela prefeitura (como laudo do Corpo de Bombeiros), os documentos para a formalização da empresa na Receita Federal e na Câmara de Comércio etc.

Fazer um plano financeiro realista

O mais importante neste passo é ser extremamente realista no momento das estimativas. Neste caso, é melhor ser um pouco pessimista do que otimista. Somente assim você saberá se seu negócio é viável. Essa parte deve conter:

  • capacidade inicial de investimento, contando com os empréstimos e financiamentos;

  • estimativas de custos iniciais para a abertura;

  • expectativa de receitas e despesas fixas e variáveis na manutenção do negócio;

  • valor da folha de pagamento;

  • capital de giro disponível após a abertura;

  • faturamento bruto esperado;

  • previsão de impostos e encargos sociais;

  • ponto de equilíbrio entre oferta e demanda;

  • lista de investidores e sócios em potencial.

Ter um planejamento financeiro detalhado é uma etapa essencial para conseguir investimento e empréstimos. Alguns bancos e algumas financeiras chegam a exigir um plano de negócios com projeções financeiras para 5 anos. Com isso, eles verificam sua capacidade administrativa (se os objetivos e meios para alcançá-los forem realistas, claro) e as perspectivas da sua empresa.

Elaborar um plano de marketing

Também é imprescindível contar com um plano de marketing. Uma vez aberta, sua empresa precisará chamar a atenção do público-alvo. Por isso, as ações de divulgação não podem ser aleatórias conforme a intuição.

É preciso seguir um passo a passo, pois cada momento da empresa exige um tipo de estratégia. Saber o que fazer para atraí-los à sua loja, fazê-los comprar os produtos, distinguir sua marca da concorrência e, depois, fidelizá-los, são passos que não devem ficar de lado.

Além disso, há inúmeras estratégias a serem definidas, como:

  • presença nas mídias sociais com perfis corporativos, com ou sem anúncios pagos;

  • marketing de nicho para destacar da concorrência;

  • publicidade tradicional com panfletos e ações de entretenimentos;

  • promoções para atração de novos clientes etc.

Por isso, dada a importância do marketing, a menos que você seja um profissional da área, é preciso contratar uma consultoria especializada.

Ao realizar essas etapas com profundidade e com dedicação, você conseguirá montar um plano de negócios bem estruturado. Ele será crucial para garantir o seu sucesso no futuro e, sem ele, sua empresa provavelmente entrará nas estatísticas de falência em 5 anos.

Se você achou tudo isso muito trabalhoso e quer evitar essas etapas, o modelo ideal para você pode ser a compra de uma franquia. Afinal, os franqueadores já fornecem um plano de negócios praticamente pronto para as suas necessidades.

Agora que você já sabe como montar um plano de negócios bem estruturado, que tal evitar erros de iniciante e conhecer as melhores dicas para ser um empreendedor bem-sucedido? Então, não deixe conferir o nosso post com as melhores estratégias para a sua empresa decolar.