O conceito de empreendimento está cada dia mais próximo das pessoas. A facilidade para adquirir informação é responsável por trazer à tona todo tipo de história de sucesso de pessoas que batalharam por uma ideia genial e tiveram uma ascensão meteórica em um curto espaço de tempo.
O termo, então, acabou ficando um pouco desgastado e por, muitas vezes, é vinculado a uma ideia jovem e miraculosa de fazer negócio. Mas, será que é assim mesmo?
Reproduz-se muito o discurso de que, para empreender, é necessário se esforçar, e muito. E não há sombra de dúvidas que seu sucesso vai depender de trabalho árduo. No entanto, pouco se discute quanto à direção desse esforço: como levar uma franquia para frente? Como agir no momento certo? Afinal, como ser um empreendedor de sucesso?
Reunimos aqui algumas características que, se bem desenvolvidas, podem levar uma pessoa a obter os resultados que deseja no seu negócio. Mudanças de atitude, noções de planejamento e disposição para liderança serão imprescindíveis nessa conversa, então prepare seu espírito realizador para mergulhar a fundo nessa filosofia!
Agindo como um empreendedor
Ao longo da vida, você vai conhecer inúmeros perfis de pessoas. Há aquelas extremamente cordiais e comedidas, pontuais em tudo que dizem; há as mais retraídas, que são competentes no que fazem, mas pouco se pronunciam; existem também pessoas que superam qualquer obstáculo por meio do carisma e da confiança que transmitem.
Existe, então, um perfil empreendedor? Qual desses citados acima se enquadraria melhor dentro dessa máquina de fazer negócios? Uma mentalidade empreendedora é focada em inovação, resiliência e uma capacidade ímpar de liderança. Esses fatores precedem o sucesso e o alcance das metas estabelecidas para o propósito empreendedor.
Seria imprudente demais responder a essas perguntas de maneira direta: empreender não é simplesmente uma ação para a qual se nasceu qualificado. Qualquer pessoa pode se tornar um realizador, portanto.
Porém, é importante notar que existem pontos na personalidade dos empreendedores de sucesso que coincidem, sendo, assim, características muito importantes para qualquer um que se lance numa empreitada dessas.
Sempre procurar se qualificar e aprender novas habilidades são práticas que devem ser continuamente exercidas. Um empreendedor deve ter a capacidade de se adaptar às novas mudanças e executar os projetos da melhor forma possível, objetivando ser cada vez mais produtivo.
Veja abaixo o que fazer se você quer agir como um empreendedor.
Sempre fabricar ideias
Conhece aquela vizinha que conseguiu transformar em decoração o que muitos veriam como lixo? Ou aquele colega de trabalho que sempre tomava medidas inventivas para resolver um ar-condicionado desregulado ou uma mesa desnivelada? Ambos empreendem. Empreender não é um cargo, é ter disposição e força de vontade para criar soluções.
Ser persistente
Acredite em sua ideia e faça o que for possível para convencer todos da utilidade dela. Saiba ser paciente e entender que essa ideia não existe para servir a seus interesses, e sim os de uma comunidade ou nicho (quando não todas as pessoas).
Planejar tudo que vai fazer
Pode ser um pouco contraditório, pois temos inicialmente a ideia de que empreendedores são “pontos fora da curva”, mas esse desvio da norma-padrão precisa ser cautelosamente analisado para que não se torne apenas um devaneio.
Agora, atenção: planejar não é se tornar metódico. Entender onde se está e aonde se quer chegar é tão importante quanto abrir espaço no meio disso para a imprevisibilidade e/ou improvisação.
Há muitas outras qualidades compartilhadas pelos idealizadores famosos, porém é ainda mais fundamental ter em mente que ser um empreendedor não é um plano de negócios isolado e, sim, um estilo de vida que pode ser desenvolvido com muito treino e dedicação.
Iniciando seu empreendimento
Seja para começar um negócio do zero ou abrir uma franquia, empreender profissionalmente não depende apenas de suas características pessoais. Uma empresa, desde a sua concepção, é um trabalho cuidadoso que demanda precisão nas ações.
Sabendo disso, vamos ver o que é essencial durante esse estágio decisivo.
Identificar o negócio certo
O mercado está sempre se renovando e cada nova oportunidade apresenta um potencial de exploração para um empreendedor. Mesmo em áreas já estabelecidas, há sempre novas praças e novas tendências. Assim, vários aspectos podem levar você a decidir por algo que supra tanto suas expectativas e desejos pessoais e financeiros como as necessidades de um determinado público.
Nesse sentido, algumas áreas em ascensão no Brasil incluem os ramos de maquiagem, food trucks, microcervejarias e segurança residencial.
Planejar ainda mais
Tudo pede por uma ordem, tempo e espaço para ser executado quando o assunto é tirar uma iniciativa do papel. Elaborar um modelo e, mais futuramente, um plano de negócios permite que você tenha claro (para si mesmo, para sócios e clientes) os objetivos, requisitos e limitações de tudo que esse empreendimento implantará no mercado como um todo.
Conhecer seu público-alvo
Não existe algo como um empreendimento de sucesso sem pessoas que o corroborem. Antes de qualquer investimento expressivo de recursos, é indispensável entender com quem se está lidando: idade, gênero, condições financeiras e fatores socioculturais determinam desde a localização de seu negócio até as futuras estratégias de marketing.
Mantendo sua empresa
Pode-se dizer que o mais difícil já passou, então? Talvez. Isso depende de quanto equilíbrio você criou em seu negócio durante o crescimento dele. Mesmo uma ascensão meteórica não consegue permanecer no lugar sem uma gestão que nivele todos os seus aspectos.
Há uma infinidade de técnicas de medição de todo tipo de dados que sua empresa gera, desde o feedback do consumidor até inúmeras métricas de manutenção de seu fluxo de caixa. Saiba o que fazer para extrair valores dessas ferramentas.
Aprender a ouvir
Seja a clientela, os funcionários ou os sócios, todos têm algo a dizer e a maior parte deles está disposta a ajudar. Assim como é importante escutar o que os interessados dizem, também o é interpretar o que eles não disseram.
Muitas vezes, os consumidores têm mais facilidade em apontar defeitos do que possíveis melhorias, e é seu trabalho descobrir o que pode otimizar a experiência do usuário e o lucro de todas as partes envolvidas.
Analisar sua concorrência
Não é só você que está se movimentando no mercado. Franquias já devidamente instaladas no ramo estão sempre usando sua criatividade para que rivais em potencial não saiam na frente. Ouvir as entrelinhas da demanda do consumidor é antecipar tanto o que ele quer quanto o que pode querer no futuro.
Ser consistente
Seu negócio tem uma proposta que é aceita pelo seu público. Desse ponto em diante, seu trabalho é seguir à risca os valores positivos já gerados pelo empreendimento.
Toda eventual melhoria deve levar em conta a filosofia profissional e os compromissos sociais estabelecidos durante todo o processo de crescimento. Caso contrário, você corre o risco de descaracterizar seu negócio, ou, ainda pior, banalizá-lo.
Esse ponto é muito importante, pois os clientes criam determinadas imagens e características do seu negócio. Se houver uma distorção dessas ideias, ele pode optar por não realizar mais parcerias e relações com seu empreendimento.
Alcançando o sucesso na jornada empreendedora
Algumas habilidades e estratégias precisam ser aplicadas para que haja sucesso na jornada de um empreendedor. É preciso destacar que existem muitas características inatas, ou seja, que o indivíduo traz consigo desde a infância.
Entretanto, o esforço e a disciplina são os fatores primordiais para alcançar, de fato, o sucesso. Essas questões superam qualquer talento ou habilidade inata com o passar do tempo. Quer descobrir o que é preciso fazer para tornar isso uma realidade? Continue a leitura!
Elaborar um bom planejamento
Para iniciar qualquer tipo de trabalho ou projeto, é preciso ter um bom plano de ação. Isso se faz com um planejamento preciso e detalhado. Dessa forma, fica muito mais fácil compreender quais ações precisarão ser tomadas para alcançar o resultado esperado.
Na hora de pensar em como ser um empreendedor, é importante também analisar como fazer um planejamento que contemple todos os pontos essenciais. Não se esqueça desse passo!
Contar com a colaboração da equipe
Não há como executar tudo sem contar com a ajuda de outras pessoas. A coletividade é sempre maior do que a individualidade. Por isso, procure ter bons profissionais ao seu lado, para que a troca de conhecimento ocorra e a aprendizagem e vivência de cada um complemente o outro.
Isso é fundamental para quem pretende alcançar um bom nível de sucesso na sua jornada empreendedora. No início sempre há muitas barreiras e percalços pelos quais o empresário precisa passar. Nessa lógica, enfrentar adversidades com uma equipe qualificada maximiza as chances de tudo ocorrer da melhor forma possível.
Investir em cursos de capacitação
Qualificar é a palavra-chave quando o assunto é como ser um empreendedor. Afinal, diversas novas informações, práticas de gestão e tecnologias estão acontecendo no mundo cada vez mais ágil e dinâmico.
Por isso, é preciso dedicar uma parte da agenda para descobrir novas informações e se qualificar. Uma alternativa para quem dispõe de pouco tempo é a realização de cursos e treinamentos online. Nesse modelo, o empreendedor pode estudar no conforto da sua casa ou até mesmo na empresa. Isso ajuda muito na conciliação das tarefas a serem feitas.
Executar os processos
Como conseguir colocar um negócio de pé sem executar os processos? Essa pergunta é muito importante, pois demonstra o quanto é necessário saber transpor as ideias do papel para a prática.
Isso não quer dizer que a criatividade não seja uma característica importante para um empreendedor. É fundamental compreender que pensar e executar são processos que devem ocorrer de forma simultânea. Foque nesse aspecto!
Agora que você já sabe como ser um empreendedor de sucesso, acha que está pronto para encarar o desafio? Ele exige muito esforço e dedicação, mas os resultados podem superar, e muito, todas as suas expectativas.
Já passou pela sua cabeça ser um empreendedor? Já realizou algum projeto nessa área? Então, deixe um comentário contando para a gente qual a sua experiência. Queremos saber como você se posiciona sobre esse assunto!