Abrir o negócio próprio é o desejo de muitas pessoas. Mas sempre fica a dúvida: quais são as melhores áreas para empreender? Essa resposta passa por uma série de questões, entre elas: seu perfil, preferências, região em que abrirá a unidade e, claro, pelas tendências do momento.
Aliás, o planejamento e o estudo de mercado são essenciais para diminuir as incertezas e aumentar suas chances de sucesso. Essa prerrogativa é válida inclusive para o segmento de franquias, que apresentou crescimento de 8% no faturamento de 2016 para 2017, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Levando tudo isso em consideração, quais são as áreas mais promissoras para empreender? Veja, a seguir, as principais, com a explicação do porquê são interessantes e como você pode ingressar no mercado. Acompanhe!
Negócios digitais
O empreendimento online é um dos segmentos em grande crescimento atualmente. Essa alta é verificada tanto no setor de e-commerce quanto na área de serviços, que facilitam a rotina do usuário.
Somente o comércio eletrônico deve apresentar uma alta de 12% em 2018, com a movimentação de R$ 53,5 bilhões. Os dados são do E-bit, divulgados pelo IDG Now. Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em dados divulgados pela Exame, espera um crescimento de 15%.
Outras possibilidades são:
-
fintechs;
-
infoprodutos, como as plataformas de cursos;
-
insurtechs, startups que inovam no mercado de seguros;
-
marketing de conteúdo;
-
plataformas de serviços, inclusive marketplaces, que reúnem itens de vários setores.
Para ingressar nesse setor, é preciso conhecer o segmento em que está atuando e fazer parcerias. As franquias do setor de serviços são um bom início, principalmente as de porte micro, que exigem pouco investimento e podem ser colocadas em prática em casa.
Lembre-se de que essa é uma boa oportunidade, pois o acesso aos dispositivos móveis é cada vez maior e as compras virtuais também crescem consideravelmente. O site E-commerce News confirma essa informação ao citar dados da Nuvem Shop, que demonstram o aumento de 75% no total de compras virtuais realizadas por mobile no último trimestre de 2017.
Alimentação
Esse setor é um dos únicos que permanece em crescimento, mesmo em períodos de crise. Dentro desse segmento há várias subdivisões que aumentam as chances de sucesso, como:
-
food trucks;
-
alimentação saudável e orgânica;
-
refeições para pessoas que têm alguma restrição ao glúten ou lactose, por exemplo;
-
comidas aceitas pelo público em geral e que servem de café da manhã e lanches, como os pães de queijo.
As franquias são o grande destaque, principalmente de marcas reconhecidas e renomadas. Esse resultado é confirmado pelos dados da ABF, que apresentam um aumento de faturamento de 6% e de uma alta de 3,1% no total de unidades.
A dica para ingressar nesse setor é pesquisar bastante e verificar a marca com a qual você tem mais afinidade. Escolher uma empresa já reconhecida e aceita pelos seus consumidores eleva as possibilidades de retorno. Vale a pena considerar ainda o suporte que será fornecido, já que a alimentação deve manter a qualidade da franqueadora.
Saúde e nutrição
Esse setor é bastante amplo e contempla desde os procedimentos tradicionais — como planos de saúde, coach nutricional, serviços ambulatoriais e personal trainer — até o desenvolvimento de aplicativos com foco esportivo e alimentar, que pode contar com registros alimentares e fitness.
Esse segmento também apresenta ótimos resultados no franchising. Em 2017, se comparado ao ano imediatamente anterior, o crescimento foi de 12,1% no faturamento, com uma variação de 3,3% no total de unidades. Os dados são da ABF.
Como essa área é mais específica, o ideal é conhecer o tema com o qual trabalhará, por exemplo, tecnologia, atendimento clínico, coaching e por aí vai. Também é possível considerar as clínicas a preços populares, que vêm apresentando alto crescimento pelos valores reduzidos das consultas.
Cosméticos
O segmento ligado à saúde e bem-estar apresenta os mesmos dados de crescimento e as expectativas de alta são bastante positivas para o setor de franquias. Já para o setor geral, a previsão é de alta de 7,5% no faturamento em 2018, de acordo com dados divulgados pelo Panorama Farmacêutico.
Lembre-se de que os produtos de perfumaria e higiene pessoal estão incluídos nesse quesito. Para abrir seu negócio dentro desse segmento, é preciso estudar e se atualizar constantemente, bem como procurar um nicho, por exemplo: salões especializados em cabelos cacheados, barbearias com roupagem mais atual e empresas voltadas para design de sobrancelhas.
Tenha em mente que nessa área, assim como em outros setores, o preço deve ser um dos pontos considerados, mas não o único. Em muitos casos, vale a pena oferecer serviços mais caros, mas que oferecem mais agregação de valor.
Terceirizadas de limpeza
Esse tipo de serviço está em crescimento devido à vida corrida das pessoas, que têm pouco tempo para cuidar da casa e nem conseguem manter uma empregada fixa. A ideia é chamar uma empresa, que reúne diversos colaboradores, para realizar serviços específicos, os quais podem ser: faxina geral, limpeza pesada, organização de armários etc.
A parte de franquias de limpeza e conservação apresentou bons resultados em 2017. O crescimento foi de 6,2%, com uma variação de unidades de 7%, de acordo com a ABF. O Sebrae ainda destaca que esse segmento é o de maior crescimento no Brasil, com 1,6 milhão de trabalhadores.
A vantagem do franchising nesse caso é o suporte da marca, que ajuda a contratar colaboradores capacitados e fornece os melhores produtos para garantir uma limpeza extrema. Mais que isso, também oferece treinamento e a capacitação necessária para que o trabalho executado seja o melhor possível.
Assim, as áreas para empreender são bastante diversas. Você pode escolher aquela que mais se encaixar no seu perfil e começar a abrir seu negócio próprio. Mas tenha certeza de que o caminho é mais tranquilo com o franchising, que oferece um suporte diferenciado, o know-how necessário e os produtos da melhor qualidade para garantir seu sucesso.
Então, que tal começar seu negócio com segurança e tranquilidade? Aproveite e conheça os 5 tipos de franquias de alimentação que mais crescem e dê o primeiro passo em direção ao êxito!