5 motivos para investir no mercado de alimentação

O brasileiro é um cidadão empreendedor por natureza. Segundo dados de pesquisa recente, divulgada pela Global Entrepreneurship Monitor, em parceria com o Sebrae, quase quatro em cada dez brasileiros em idade adulta, já possui seu próprio negócio.

Para você que também tem interesse em abrir sua empresa, mas ainda não sabe qual o melhor investimento para as suas economias, nós apontaremos algumas razões que demonstram porque investir no mercado de alimentação continua sendo um dos principais caminhos percorridos por novos empreendedores, em busca de sucesso no mundo dos negócios.     

Como está o mercado de alimentação?

Os reflexos da crise econômica ainda persistem em muitos ramos empresariais do país. Apesar disso, o setor de alimentação continua crescendo e, além de não dar sinais de esfriamento, mantém expectativas altas de faturamento em 2016.

De acordo com informações do Instituto Foodservice do Brasil (IFB), o segmento de alimentação fora do lar espera alcançar um crescimento de 7,7%, o que gerará ganhos aproximados de 60 bilhões para o setor. Tal dado é um tanto relevante para a movimentação da economia no país, sobretudo quando levamos em conta a geração de empregos que tende a ser superior a 200 mil novos postos de trabalho.

Quando analisamos o nicho de Franchising, um dos mais procurados por novos empreendedores, já que eles poderão contar com a chancela de uma marca já estabelecida no mercado e todo o suporte do franqueador, os dados também são animadores.

No Sudeste, por exemplo, as franquias de alimentação corresponderam a 29% de todo o faturamento do setor no primeiro trimestre de 2016. O ritmo de crescimento das franquias de alimentação é contínuo e resiliente a movimentos negativos da economia, já que em 2015 — ano ápice da crise no Brasil —, a receita do segmento foi superior a 27 bilhões, o que correspondeu a 20% de todo o faturamento de Franchising no Brasil.

Todos estes dados demonstram que o empreendedorismo em tempos de crise pode sim ser rentável.

Como saber se tenho perfil para investir no mercado de alimentação?

O primeiro ponto a ser avaliado na hora de analisar se você tem perfil para investir no mercado de alimentação, é o seu próprio interesse no segmento. Pesquise informações sobre o setor, veja qual modelo é mais atrativo para os seus objetivos e acompanhe as tendências do mercado. Deste modo, é possível ter mais precisão em sua escolha.

Além disso, como em qualquer empreendimento, é preciso ter disposição para enfrentar desafios e adquirir novos conhecimentos essenciais para o seu dia a dia, como a capacidade de planejamento, visão estratégica, gestão de pessoas e atendimento ao cliente.

Devido a esses fatores, conforme falamos acima, muitos empresários buscam investir no modelo de franquias, visto que, junto as possibilidades de retorno financeiro significativo, o empreendedor terá o apoio dos franqueadores para trabalhar com eficiência o posicionamento da marca, questões relativas ao marketing e até mesmo o suporte no treinamento de funcionários, segundo os padrões da franquia.

Quais são as razões para abrir seu negócio no segmento de alimentação?

Agora que você já conhece um pouco mais do cenário de alimentação no país, nós separamos 5 tópicos que explicam os benefícios de se investir neste mercado. Acompanhe:  

1. Resistência à crise

O fato da alimentação ser uma necessidade básica do ser humano explica, em parte, a maior resistência deste setor às crises econômicas. Aliados a este ponto, podemos citar também as mudanças nos padrões de consumo e nos contextos de uma sociedade que vive em ritmo acelerado, com pouco tempo e, por isso, opta por realizar suas refeições fora de casa.

Tudo isso corrobora para que as expectativas de crescimento do segmento alimentício continuem e se confirmem, mesmo em um ano de rotação econômica ainda baixa.

2. Diversificação de produtos

Outra vantagem do setor de franquias é a possibilidade de contar com uma diversificação de produtos — coisa que nem sempre é possível, dependendo do tipo de negócio no qual se irá investir. Quando empresas oferecem diferentes opções de consumo para os clientes, é natural e lógico que as possibilidades de geração de receita sejam mais amplas.

No entanto, é fundamental não esquecer da qualidade dos produtos. Por isso, na hora de investir no mercado de alimentação, opte por marcas consolidadas, que oferecem uma garantia de qualidade e já contam com a confiança do público-consumidor.

3. Alimentação fora do lar é um hábito do brasileiro

A alimentação fora do lar faz parte da vida do brasileiro. Na verdade, muito mais do que você provavelmente imagina. Em pesquisa divulgada no ano de 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que o brasileiro gasta, em média, 25% de sua renda com o consumo de refeições fora de sua residência.

Todo esse potencial de consumo se justifica quando pensamos que bares e restaurantes são as escolhas, tanto para dias de trabalho ou estudo, quanto para os momentos de lazer.

4. Possibilidade de investir em franquias consolidadas no mercado

Caso você já possua disposição para iniciar a sua vida empreendedora, mas ainda está em busca de um investimento com riscos reduzidos e chances concretas de geração de receita, a opção ideal é investir no segmento de franquias, sobretudo em marcas com posicionamento forte de mercado.

Em um plano amplo, as franquias permitem desde uma economia de escala, com redução, por exemplo, nos custos de propaganda, até um melhor planejamento geral do negócio — da implementação ao gerenciamento diário.

Por fim, a credibilidade que uma marca consolidada oferece pode ser crucial na hora de ganhar novos clientes e vencer a concorrência em um cenário de negócios cada vez mais competitivo.

5. Maior segurança para o investimento

Todos os fatores e dados apresentados até aqui demonstram o aspecto que, possivelmente, é a razão principal para que novos empreendedores surjam a cada dia no segmento de alimentação: maior segurança.

Qualquer empreendedor vai enfrentar desafios diferenciados, de acordo com o setor em que a empresa será aberta. Entretanto, investir no mercado de alimentação é uma tendência sólida no país. Por isso, se você buscar as melhores parcerias e oportunidades, tiver dedicação, planejar-se e estudar com atenção o mercado, suas chances de sucesso certamente se multiplicarão.

Ficou mais fácil compreender o porquê de investir no mercado de alimentação? Não deixe de assinar a nossa newsletter e acompanhar as novidades sobre empreendedorismo e franquias!