Muitas pessoas buscam no empreendedorismo a liberdade e independência que não conseguem no emprego formal. Entre as diversas possibilidades, a comercialização por franquias traz a vantagem de trabalhar com um modelo de negócio pronto e com uma marca já difundida e valorizada no mercado.
Apesar de todos esses benefícios, é de responsabilidade do franqueado administrar a unidade corretamente, de modo a manter o padrão de qualidade e alcançar o sucesso. Se você tem dúvidas de como fazer isso, continue acompanhando este artigo. Nele, apresentamos os principais processos de uma franquia e dicas para cumprir cada etapa com maestria! Confira!
Planejamento financeiro
Nada funciona sem planejamento, principalmente as atividades que envolvem dinheiro. É por isso que a gestão financeira e o controle de custos são ações primordiais na operação de um negócio. Espera-se que o franqueado tenha o mínimo de conhecimento da parte financeira para tomar boas decisões e evitar prejuízos.
Não fazer fluxo de caixa e misturar contas pessoais com as da empresa estão entre os principais erros de empreendedores iniciantes. É importante que você tenha isso em mente antes de começar a operar para que cuide das finanças de maneira profissional. Caso contrário, a unidade dificilmente terá condições de sobreviver.
Uma dica para facilitar o controle de gastos e a administração dos recursos é buscar soluções específicas para isso. Se a rede não conta com um software próprio, você pode escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades. Alguns sistemas, inclusive, permitem fazer a integração do cartão de crédito com o fluxo de caixa da empresa.
Estudo de mercado
Alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes são fatores que trazem desafios para qualquer empresário, seja ele dono de um pequeno comércio ou representante de uma grande franquia. Nesse sentido, uma ação que não pode faltar na administração de um negócio é o estudo constante para análise de mercado.
Conhecer o segmento em que pretende atuar é o primeiro passo para inovar e obter diferenciais que valorizem a sua empresa. Muitos franqueados deixam de buscar detalhes sobre a concorrência e ignoram as preferências do público local. Esse desinteresse faz com que percam oportunidades de aumentar as vendas.
Se você não quer ficar para trás, deve ter perfil curioso e sempre observar o que as outras empresas estão fazendo. Assim, terá acesso a diferentes estratégias, encontrará variedade de fornecedores e ficará por dentro das novidades. Tudo isso é importante para oferecer produtos competitivos e que satisfaçam a clientela.
Controle de estoque
É um dos mais importantes processos de uma franquia, afinal, contribui para o bom andamento de todas as operações e garante aos clientes o recebimento dos produtos desejados. Tanto o estoque muito baixo quanto o estoque em excesso podem ser considerados graves erros na gestão de negócios.
A presença de muitos produtos significa que você está com capital retido, ou seja, com uma parte do dinheiro parado. Nesse caso, quanto maior a quantidade de itens estocados, menor será o fluxo de caixa disponível para operar, o que pode prejudicar a situação das contas no fim do mês.
Por outro lado, manter o volume baixo com a finalidade de garantir dinheiro em caixa não é a melhor saída. Imagina chegar ao ponto de não ter produto para oferecer ao cliente? Para evitar a falta ou excesso, é essencial acompanhar a situação do estoque, registrar as movimentações e definir o momento certo para repor as mercadorias.
Gestão de pessoas
Gerir pessoas exige olhar atento para aproveitar o potencial de cada profissional e, principalmente, sensibilidade para lidar com possíveis conflitos. É comum surgirem divergências nos trabalhos em equipe, e cabe à figura de liderança fazer com que esses momentos se transformem em oportunidades de aprendizado.
O franqueado não deve se contentar com a escolha cautelosa dos funcionários que vão atuar no negócio. Além de cuidar da seleção, é necessário investir na capacitação constante do time. O treinamento pode ser realizado a partir de cursos e atividades que envolvam a participação de todo o grupo, incluindo o gestor responsável.
Com uma equipe preparada e disposta a dar o melhor em cada tarefa, atingir os objetivos será questão de tempo. Além de gerar resultados satisfatórios, uma boa gestão de pessoas também determinará a percepção do público em relação à empresa — que, nesse caso, será sempre positiva.
Atendimento ao cliente
Um consumidor procura determinado estabelecimento porque gosta da qualidade dos produtos oferecidos. Porém, não há qualidade que compense o desapontamento de uma pessoa que é mal recebida no ponto de venda. Falta de simpatia e ausência de funcionários no momento que o cliente precisa estão entre os erros mais comuns.
Para evitar que o seu negócio tenha a reputação manchada, é fundamental padronizar o atendimento e garantir que o público se sinta valorizado. Novamente, é preciso investir tempo e dinheiro em treinamentos para preparar a equipe e mantê-la atualizada. Isso é o mínimo para se destacar da concorrência e ganhar novos clientes.
O franqueado também deve estar presente no dia a dia, afinal, só assim poderá observar o comportamento das pessoas e de seus funcionários. Para complementar essa análise, vale fazer pesquisas de pós-venda e conferir as avaliações do público em diferentes sites e/ou redes sociais.
Investimento em marketing
A divulgação é crucial para pequenos negócios e companhias de grande porte. E engana-se quem pensa que redes de franquias não precisam de um bom plano de marketing. Trata-se de um instrumento de gestão que ajuda a empresa a atingir metas específicas, como: otimizar as vendas, lançar novos produtos, controlar gastos, etc.
O franqueado deve destinar recursos ao marketing do negócio de tempos em tempos. É por meio desse trabalho que o consumidor terá acesso às informações que são determinantes para o processo de decisão e, consequentemente, para a compra do produto. Com boas estratégias, o público será atraído para a unidade e verá na sua marca a melhor opção para as próximas aquisições.
Ter conhecimento dos principais processos de uma franquia é fundamental não só para empreendedores iniciantes, mas também para gestores que querem aprimorar os trabalhos realizados na própria unidade. Não importa o grupo que você pertence, pois sempre precisará ter a mente aberta para inovar e se destacar no mercado.
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