Conheça os 6 tipos de franquias que mais crescem no Brasil

Quem deseja investir no próprio negócio, tem muitas razões para optar por um modelo que já foi testado com sucesso no mercado. Por isso, o setor de franquias está entre os que mais valorizaram no Brasil em 2016. Pensando nisso, reunimos informações sobre os tipos de franquias que mais crescem. Cada qual apresenta oportunidades e desafios.

Neste artigo, você será apresentado a diferentes propostas de valor e terá elementos para identificar as que melhor se alinham ao seu perfil.

O potencial das franquias que mais crescem

Conforme dados da Associação Brasileira de Franchinsing (ABF), o faturamento do setor se expandiu 8,3% em 2015, chegando a movimentar quase R$ 140 bilhões no país. O estado de São Paulo concentra 52,3% das redes franqueadoras, seguido por Rio de Janeiro 11,4%, Paraná 7,8% e Minas Gerais 5,8%. 

Ao todo, já são 138 mil unidades de franquias no Brasil, que geram 1,2 milhão de empregos. Somente em 2015 o setor de franchising abriu 90 mil postos de trabalho formal no país.

Para você aproveitar as melhores oportunidades de investimento nesse ramo de negócio, sugerimos fortemente que avalie 8 passos importantes antes de abrir uma franquia. Neste artigo vai conferir dicas de como se familiarizar com o mercado, entender as vantagens e riscos envolvidos.

A seguir, listamos os 6 tipos de franquias que mais crescem no Brasil:

1. Alimentação

O setor de alimentos sempre foi considerado “imune a crises”, por se tratar de um item de primeira necessidade. Afinal, ninguém deixa de comer. Mas seu apelo vai muito além do “básico”, estando cada vez mais segmentado e focado na experiência do cliente. O ramo de alimentação reúne algumas das franquias que mais crescem no Brasil, apresentando vantagens como percepção de valor e fidelização dos clientes.

Anteriormente, a maioria delas oferecia refeições rápidas fora de casa. Isso mudou bastante. Com o passar do tempo, o mercado evoluiu para atender a outros perfis, tais como receitas caseiras (pão de queijo, chás, bolos, massas), “pequenos presentes” (chocolates em geral, com ofertas de kits) e dietas especiais (culinária vegana, alimentos sem glúten ou lactose).

Além disso, o setor oferece possibilidades de investimento acessíveis, com bom retorno de capital. A padronização dos processos no sistema de franquia também possibilita a operação com equipes reduzidas, o que significa otimização dos custos da empresa. 

Outra vantagem das franquias de alimentação é a capacidade de se adaptarem às necessidades dos clientes. Adequações no cardápio podem ajustar o negócio a momentos de crise que tornam necessária a redução de preços ou mesmo mudanças de tendências, com inclusão de novos ingredientes.

2. Educação e Treinamento

As novas tecnologias de comunicação favoreceram muito o surgimento de negócios relacionados à transmissão do conhecimento. Hoje, pela internet, é possível aprender sobre uma infinidade de temas. Desta forma, multiplicam-se as franquias relacionadas à Educação e Treinamento.

Um exemplo clássico é o ensino de idiomas. Uma competência cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho, o domínio de uma segunda língua agora pode ser adquirido por meio de variadas metodologias. 

Mas também existem franquias voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e concurso. Além disso, hoje existe variada oferta de cursos livres: dança, teatro, música, artesanato e profissionalizantes. Seja em ambiente presencial ou por meio da internet, o ensino está em alta.

3. Serviços

O crescimento do comércio no ambiente virtual fez surgir novas necessidades de logística. Este é um exemplo de franquia em serviços, mas existem muitos outros. O setor bancário, por exemplo, é um grande vetor de expansão. Seja na oferta de crédito ou mesmo facilidades como recebimento de contas.

Quem deseja atuar na prestação de serviços deve estar atento a duas condicionantes: capacitação de pessoal e otimização de custos. Promover a satisfação do cliente é muito lucrativo para seu negócio. Por essa razão, é fundamental manter uma equipe motivada e atualizada com novos processos e competências comportamentais.

4. Acessórios e Vestuário

O brasileiro é muito criativo e gosta de expressar sua identidade por meio da moda. Essa característica faz do setor de acessórios e vestuário uma ótima alternativa para empreender.

A recente alta do dólar beneficiou quem atua no mercado interno, pois encareceu os produtos de origem estrangeira. Por outro lado, o cenário de retração da economia reduziu o ticket médio — um indicador que procura demonstrar o valor vendido para cada cliente.

Nesse contexto, os acessórios despontam como alternativa mais barata para demonstrar estilo e reinventar o visual. Para investir no setor, é importante identificar seu público e assegurar visibilidade para sua operação. As lojas físicas em shopping centers, por exemplo, têm custos elevados, mas, por outro lado, garantem presença junto ao público de maior poder aquisitivo. 

5. Cosméticos e perfumaria

O cuidado com a beleza está em alta. Esse crescimento é percebido especialmente entre os homens, que antes não eram grandes consumidores. Pois agora, assim como as mulheres, eles também estão se cuidando cada vez mais. 

Além disso, cremes para a pele, perfumes, maquiagens, entre outros, são ótimas opções de presentes, inclusive, pelo preço. O crescimento das franquias de cosméticos e perfumaria também está atrelado à expansão do Marketing Multinível. Muitas pessoas estão vendo o setor como alternativa de renda extra. 

6. Hotelaria e Turismo

A alta do dólar tornou  as viagens ao exterior mais caras, aquecendo o turismo interno. Além disso, a variação do câmbio e a realização de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos tornaram o Brasil mais procurado pelos estrangeiros. 

Rio de Janeiro e o litoral do Nordeste são tradicionalmente os destinos mais atrativos. Contudo, o turismo de negócios também é um nicho em ascensão. Logo, investir no setor para atender empresários, vendedores e outros colaboradores das empresas se mostra uma alternativa bastante atrativa.

O talento para superar desafios

Optar pelas franquias que mais crescem é uma excelente alternativa de investimento produtivo, mas também exige muito planejamento e tenacidade. Empreender é sempre desafiador, pois requer muita dedicação e capacidade de se adaptar. Por outro lado, oferece oportunidades para a consolidação econômica e realização profissional.

E então, gostou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas sobre as franquias que mais crescem? Deixe o seu comentário!