[POST 3000] Guia completo sobre multifranquia

O modelo de comercialização por franquias já é adotado pelos brasileiros há bastante tempo. Trata-se de uma opção muito atrativa para quem deseja abrir o próprio negócio desfrutando de alguns benefícios, que incluem contar com uma marca consolidada no mercado e com um plano de marketing bem estruturado.

Apesar disso, o sistema de Franchising oferece outras opções que, curiosamente, são pouco conhecidas e aproveitadas pelos empreendedores. Uma delas é a multifranquia, que tem destaque por permitir que o franqueado cresça ainda mais, ampliando sua atuação, ganhando mercado e, consequentemente, aumentando a margem de lucro.

Tem curiosidade em conhecer melhor essa modalidade? Quer saber como funciona e se pode trazer vantagens? Acompanhe os próximos tópicos e descubra se é o modelo de negócio ideal para o seu perfil!

O que é uma multifranquia?

A multifranquia é procurada por pessoas que, mesmo após a compra da primeira franquia, sentem necessidade de explorar outros tipos/categorias de negócio. Quando isso acontece, o empreendedor tem basicamente três alternativas:

  • deixar o sistema de franquias para apostar em uma ideia própria;

  • investir em outras redes (do mesmo segmento ou de segmentos distintos);

  • adquirir novas unidades da mesma marca (geralmente, da empresa com a qual já trabalha).

As últimas opções se enquadram na modalidade multifranquia. Como o próprio nome indica, é um sistema adotado por empresários que possuem mais de uma franquia. As unidades administradas por eles podem ser de uma única marca ou não, e pertencerem a empresas de segmentos iguais ou diferentes. Tudo depende dos objetivos almejados.

Os multifranqueados, como são chamados nesses casos, têm a possibilidade de conduzir vários negócios ao mesmo tempo. É possível, por exemplo, ter duas lojas de alimentação, uma escola de idiomas e dois pontos de venda de cosméticos. Muitos empreendedores, inclusive, chegam a faturar mais que as próprias redes franqueadoras.

No Brasil, a procura pela modalidade ainda é pequena, mas a tendência é que o interesse só aumente entre os profissionais com perfil empreendedor. Afinal de contas, em outros países, como os EUA, as multifranquias mostram que concentrar diversas operações nas mãos de um único franqueado tem trazido bons resultados.

Isso não significa que quem pretende investir em franquias unitárias ou individuais vai perder espaço no mercado. Pelo contrário, ambas opções oferecem benefícios e podem ser consideradas grandes promessas à economia do país. Logo, cabe ao interessado avaliar que tipo de negócio é mais compatível com suas necessidades.

As duas opções dentro da multifranquia

O franqueado que se sente satisfeito com a marca geralmente decide crescer dentro dela, ou seja, adquirindo novas unidades localizadas em diferentes regiões. Já o empreendedor que busca variedade tende a encontrá-la em outras redes, aplicando recursos em lojas de segmentos distintos ou semelhantes aos locais que gerencia.

Como pode imaginar, o primeiro perfil é mais fiel à marca e a algum líder que o inspira dentro da rede franqueadora. O segundo, por outro lado, tem paixão pelo mundo dos negócios e, mesmo admirando seu franqueador, sente que precisa testar novas possibilidades para se destacar e ter sucesso profissional.

O franqueado que diversifica os negócios também é conhecido como multimarcas — possui várias lojas de marcas diferentes. É importante não confundir com o termo Master Franqueado, que representa um profissional mais qualificado e que atua tanto na busca de novos investidores quanto no treinamento e suporte das operações.

Esteja você interessado em adquirir unidades da mesma rede ou em tornar-se um franqueado multimarcas, saiba que, apesar das diferenças, ambos os cargos exigem extrema dedicação, estudo de mercado e conhecimento em gestão. Mais adiante, apresentaremos dicas que poderão ajudá-lo a definir a melhor escolha.

Quais os benefícios de uma multifranquia?

O sistema de Franchising traz vários benefícios para pessoas que montam um negócio do zero, e não poderia ser diferente na opção de multifranquia. É claro que ter várias unidades demanda maior esforço e trabalho por parte do empreendedor, mas tudo compensa quando há planejamento adequado para a execução de cada operação.

Diferentemente de quem administra uma única unidade, os multifranqueados conseguem profissionalizar a gestão e criar uma estrutura comum de financeiro e RH para potencializar os ganhos. As vantagens também são colhidas pela franqueadora, que vê nesses perfis bons parceiros, capazes de melhorar a rede e torná-la mais forte.

Vamos aos principais benefícios desse modelo de negócio? Acompanhe e descubra:

Rápida expansão

Muitas franqueadoras fecham acordos com franqueados para abrir determinado número de unidades em um período específico. Assim, selecionam apenas um empreendedor para administrar um grande grupo de lojas. Isso faz com que o negócio expanda mais rápido, divulgando a marca e agilizando a execução de diferentes processos, como o lançamento de produtos e mudanças nas lojas.

Ganhos de relacionamento

O empreendedor que escolhe a multifranquia costuma negociar melhor com shoppings e outros estabelecimentos. É possível discutir possibilidades, apresentar contatos e comparar as condições (aluguel, diferenciais) oferecidas por diferentes locais para obter melhores valores. Sua experiência em administrar várias unidades e conhecimento amplo de mercado trazem credibilidade para as negociações.

Suporte diferenciado

O suporte oferecido aos multifranqueados é menos operacional e mais focado no nível estratégico do negócio. Isso porque as franqueadoras tendem a tratar esses profissionais como parceiros engajados e comprometidos com a marca. A conversa entre as partes fica um pouco diferente daquela feita com outros franqueados — tem menos checklist de erros e acertos e envolve mais números e estratégia.

Redução de riscos

A probabilidade de um multifranqueado quebrar é mais baixa que a de um franqueado unitário. Afinal, quem controla diferentes lojas costuma ter mais conhecimento das operações e procura diluir as despesas entre as unidades. Além disso, ter mais de uma bandeira faz com que o empreendedor dependa menos do sucesso e sazonalidade de um setor. Ou seja, se um mercado está em baixa, os outros nem sempre serão atingidos e, portanto, poderão dar conta de sustentar todo o negócio.

Segurança financeira

Como consequência do item anterior, é comum que multifranqueados tenham mais chances de alcançar a estabilidade financeira. Nesse modelo de negócio, os bons resultados são multiplicados de acordo com o número de unidades envolvidas. Mesmo quando houver um momento negativo, seja em uma ou mais lojas, as outras franquias conseguem compensar e garantir o retorno financeiro desejado.

Custos reduzidos

Uma única franquia já proporciona economia ao empreendedor que não quer investir grandes quantias em equipamentos, marketing e outros recursos necessários a qualquer empresa que está iniciando as atividades.

Os custos são ainda menores para o franqueado que adquire várias unidades da mesma rede, já que pode negociar com fornecedores, obter descontos nas compras em grande escala e aproveitar os investimentos em treinamentos para beneficiar todas as lojas.

Como funciona a multifranquia?

Como é de se esperar, gerir várias franquias é mais desafiador que representar uma única unidade. Para os multifranqueados, o principal desafio está em criar uma estrutura unificada que possa servir de suporte a todas as lojas. Como muitos investidores, eles não ficam envolvidos o dia todo com a parte operacional do negócio, por isso, precisam encontrar maneiras eficientes de contornar essa ausência.

Quem pensa em ampliar a aquisição de franquias precisa ter em mente que será necessário equilíbrio em todas as etapas. Sem poder garantir presença efetiva nas operações das lojas, o empreendedor deverá contratar profissionais capacitados e de extrema confiança para conduzir a rotina de negócios. Assim como nas franquias unitárias, é preciso cumprir os principais processos, que incluem:

  • planejamento financeiro: definir o uso dos recursos e controlar gastos para tomar as decisões certas e evitar prejuízos. É crucial fazer fluxo de caixa e jamais misturar contas pessoais com as empresariais;

  • análise de mercado: estudar o segmento de atuação e o mercado em geral para aproveitar as tendências e inovar. Esse acompanhamento do ambiente externo permite entregar o que os clientes procuram/desejam;

  • plano de marketing: escolher as melhores estratégias para divulgação de produtos, ofertas e diferenciais da loja. Uma boa campanha pode contribuir para o sucesso de um lançamento e otimizar vendas;

  • controle de estoque: prever o volume de itens necessários para cada período. O registro dos itens estocados evita compras excedentes e as chances de a loja ficar sem mercadorias para oferecer ao público;

  • gestão de pessoas: selecionar os melhores profissionais e ter olhar atento para tirar proveito do potencial de cada funcionário. Também é preciso investir na capacitação das equipes para manter o nível de excelência;

  • atendimento ao cliente: estabelecer padrões de atendimento para que o público se sinta valorizado e divulgue a marca com mensagens positivas. Uma experiência agradável no ponto de venda faz toda a diferença.

Aos poucos, o multifranqueado adquire conhecimento suficiente para lidar com todos os processos e colher bons resultados. Se for dedicado no estudo do funcionamento das franquias, verá algo complexo se tornar rotina. Para isso, é fundamental ter paciência e planejar o investimento em novas unidades nos mínimos detalhes.

Multimarcas ou unidades da mesma rede: como escolher?

Considerando a multifranquia como opção, muitas pessoas ficam em dúvida se devem seguir a modalidade multimarcas ou investir em unidades da mesma rede. Como em qualquer negócio, a escolha vai depender do perfil e objetivos do empreendedor. O fato é que ambas têm seus prós e contras, mas podem garantir bons rendimentos.

Antes de conferir as vantagens de cada opção, é necessário que você descubra o que gosta (área, setor com o qual se identifica), verifique quanto dinheiro poderá investir e, ainda, confira o faturamento médio e a margem de lucro das franquias previamente selecionadas. Em seguida, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

  • a rede na qual você quer entrar deve ter preparo para lidar com franqueados que controlam várias unidades. Só assim será possível ter ganhos maiores;

  • capacitar e delegar são passos fundamentais para se tornar multifranqueado. Essas habilidades permitem que as equipes tenham sucesso mesmo na ausência do gestor;

  • cada nova região pede um novo aprendizado. Por isso, vale conversar com a franqueadora cada vez que abrir uma unidade para entender o perfil e comportamento do futuro público;

  • é preciso criar uma estrutura de apoio, com áreas como contabilidade e RH para todas as unidades, a fim de garantir ganho em escala.

Os franqueados que possuem várias unidades da mesma marca são em maior número, mas o grupo de empreendedores que mantêm marcas diferentes está crescendo. Todos têm uma característica em comum: são pessoas experientes, que já apresentam um histórico de sucesso e que tem muito a contribuir com diferentes empresas.

A principal vantagem para quem investe na mesma rede é se tornar um líder mais presente e participativo, o que permite maiores resultados em função de seu desenvolvimento empresarial. Já o perfil multimarcas aprende a ser microempresário e, com o conhecimento obtido, pode otimizar recursos e agregar valor aos franqueadores.

Para unidades da mesma rede: consulte o público

Quem pretende abrir mais unidades ou um negócio complementar que pertença à mesma rede deve procurar a opinião do público e testar a aceitação da nova franquia. É importante fazer uma pesquisa prévia para se certificar de que a ideia vale a pena, além de garantir que a loja será procurada pela clientela.

Um benefício para empreendedores que atuam em apenas um segmento ou em segmentos complementares é poder idealizar um plano de carreira adequado aos funcionários. É possível, por exemplo, prospectar integrantes de todas as unidades no momento que precisar cobrir vagas em cargos de gerência.

Para multimarcas: procure bons parceiros

Para lidar com atividades completamente diferentes, especialmente quando o conhecimento e experiência em um setor não contribuem para o entendimento de outro, a saída é uma só: procurar o suporte das franquias. As melhores redes estão preparadas para auxiliar nesse sentido, e costumam contar com empreendedores capacitados a dar o melhor exemplo para os novos franqueados.

Hoje, a presença de multifranqueados de uma mesma rede ou que trabalham com multimarcas é resultado de um processo de maturidade das franqueadoras e dos franqueados. Há algum tempo, muitas empresas não permitiam que o empreendedor se envolvesse com outras marcas, mas essa situação está mudando.

Quais as melhores práticas para ser um multifranqueado de sucesso?

Qualquer pessoa que já empreendeu sabe que não se trata de uma atividade simples. E se manter uma franquia tem lá seus desafios, imagina para quem decide administrar duas ou mais lojas? Independentemente da experiência do empreendedor, é importante tomar alguns cuidados para que a vontade de expandir seja reflexo de muitas análises e reflexões.

Como qualquer outro empreendimento, a multifranquia exige esforço e empenho dos profissionais envolvidos, especialmente do gestor. Portanto, para que um pequeno negócio venha se tornar algo maior, vale ficar de olho em boas práticas adotadas por empreendedores de sucesso. Confira algumas delas:

Ser engajado com a marca

Contar com uma marca (ou várias) consolidada no mercado é um dos motivos que incentivam a procura pelo sistema de franquias. Porém, ao mesmo tempo que possibilita ao profissional vender produtos/serviços já testados e aprovados pelo público, esse modelo exige que o franqueado saiba lidar com a franqueadora.

A relação direta entre as partes é crucial para definir como a operação será realizada e garantir que os objetivos serão alcançados. Toda franqueadora tem o direito de cobrar do franqueado o cumprimento dos padrões estabelecidos, e quando isso não acontece o negócio corre riscos. Quem deseja ter sucesso precisa se engajar com a marca e fazer tudo o que está ao alcance para obter bons resultados.

Ter organização e comprometimento

Parece óbvio, mas ninguém avança se não cultivar essas qualidades. E engana-se quem pensa que não estar presente em todas as unidades diariamente significa esquecer algumas responsabilidades. Pelo contrário! Na multifranquia, é preciso muito mais organização e comprometimento, afinal, você lidará com diversas lojas ao mesmo tempo.

Um bom líder se preocupa com o andamento das operações, independentemente da situação em que o negócio se encontra. Esse olhar atento ao dia a dia das franquias é necessário para motivar as equipes e para identificar possíveis problemas rapidamente — e então, resolvê-los antes que gerem prejuízos.

Entender o funcionamento do negócio

Investir antes de testar ou compreender o conceito de uma franquia é um dos principais erros que empreendedores cometem. Não tome essa atitude se quiser começar com o pé direito. Antes de qualquer decisão, é fundamental procurar saber exatamente como a rede opera e, inclusive, acreditar no que ela faz para aumentar suas chances de sucesso.

Pessoas que trabalham com algo que as estimule e incentive todos os dias têm mais motivação para encarar obstáculos e energia para superar desafios. A consequência disso está na agregação de valor aos produtos/serviços ofertados e na transparência do relacionamento com o público.

Capacitar todos os envolvidos

Um empreendedor que ignora novos conhecimentos e não procura sair da rotina tem grandes chances de fracassar na carreira que escolheu. Isso também vale para os proprietários de franquias unitárias e multifranquias.

Não se contente com o suporte da marca e com o fato de ter vários benefícios no franchising. O desejo por conteúdos e experiências que possam enriquecer a gestão deve partir de você, e apenas você tem a força de vontade para buscar esses diferenciais.

Além de se preocupar com a própria capacitação como gestor, também precisa encontrar maneiras de treinar os funcionários de tempos em tempos. O preparo das equipes interfere na qualidade do atendimento e na execução das operações como um todo, por isso é tão importante e deve ocorrer com frequência.

5 lições para aprender com um multifranqueado

Para complementar as dicas focadas em como ter sucesso, trouxemos algumas lições dadas por multifranqueados. Os relatos de outras pessoas são valiosos e trazem novas perspectivas sobre essa modalidade, que tem tudo para continuar crescendo.

Acompanhe as orientações para saber como fazer seu negócio bombar e compor o grupo de empresários que colhem resultados:

1. Conheça o mercado no qual pretende entrar

Pessoas que conseguem gerir várias franquias simultaneamente sabem que informação é tudo. Para muitas delas, é fundamental que o multifranqueado tenha conhecimento básico do mercado em que pretende atuar. Caso contrário, a dica é buscar aprender sobre a área o mais rápido possível.

Experiências anteriores são valiosas quando têm alguma relação com o negócio, mas podem ser aprimoradas por meio de cursos, palestras e pesquisas. Ter uma base aumentará suas chances de realizar boas vendas.

2. Invista em excelentes funcionários

O segredo para administrar tantas unidades ao mesmo tempo pode estar em uma equipe altamente qualificada. Afinal, é nos funcionários que você depositará a confiança para conduzir os negócios, tanto na sua ausência quanto na sua presença.

Outra dica importante é procurar pessoas autodidatas, ou seja, com perfil de liderança e que tenham capacidade de resolver pequenos problemas sem precisar da interferência do gestor — que por estar à frente de várias lojas, não consegue participar da rotina de todas.

3. Planeje mais e faça menos reuniões

Reuniões podem ser o principal instrumento de uma ação de planejamento, mas muitas delas só existem para atrapalhar o negócio. O ideal é ter foco para que o momento de definir estratégias e repassar informações seja bem aproveitado. Assim, não sobrará assunto para outros encontros que tomariam muito tempo da equipe.

Para quem diz ser difícil diminuir a frequência de reuniões, a dica é manter uma agenda detalhada e procurar cumpri-la. Os registros ajudam a controlar a quantidade de encontros porque mostram que muitos realmente estão ocorrendo mais do que deveriam.

4. Aproveite os programas de gestão

Uma solução eficaz para quem precisa gerir várias unidades é unir o acompanhamento presencial e digital. Há uma variedade de softwares que permitem fazer isso, e se forem adaptados ao perfil do negócio, podem se tornar melhores amigos dos franqueados que abriram unidades em diferentes regiões.

Alguns sistemas possibilitam acompanhar o rendimento de cada funcionário, quais produtos ou serviços ele vende e, ainda, o ticket médio dos clientes que atendeu na unidade.

5. Faça uso de apps específicos

A dificuldade para fazer acompanhamento presencial aumenta cada vez que você adquire novas unidades. Assim como os softwares, os aplicativos são úteis para organizar a rotina e controlar as atividades da franquia a distância.

Por meio dessas ferramentas, é possível organizar ideias, conversar com a equipe em qualquer horário e a partir de qualquer lugar, bem como acessar dados importantes. Elas provam que tecnologias também podem trazer funcionalidades benéficas para o mundo dos negócios.

E então, conseguiu compreender um pouco mais o funcionamento da modalidade de multifranquia? Esperamos que as informações tenham sido úteis para que você faça a melhor escolha e comece a ganhar os primeiros clientes!

Se ficou com alguma dúvida ou procura informações mais aprofundadas sobre o assunto, entre em contato conosco pelo site. Quem sabe não temos a opção ideal para o seu perfil empreendedor? Até mais!