Modelos de negócios: saiba como escolher a melhor opção para investir

Investir na abertura de um negócio e ser seu próprio chefe é uma ideia que atrai bastante os brasileiros. Contudo, os desafios se apresentam logo no início do processo: diante de tantos modelos de negócios, como escolher a opção ideal?

Sua empresa não precisa, necessariamente, nascer de uma ideia própria. É possível se tornar um franqueado virtual, abrir uma franquia física, montar uma startup ou até mesmo um foodtruck.

Nosso post traz as melhores dicas para ajudar a escolher um modelo de negócios e potencializar suas chances no mercado. Confira!

Necessidade x oportunidade: qual seu tipo de empreendimento?

O momento parece ideal para investir no próprio negócio. O aumento nessa aposta foi de 20% em 2016, segundo as estatísticas divulgadas pela Unitfour no ano passado. Com o número de brasileiros desempregados ultrapassando os 12 milhões, não é de se espantar que o empreendedorismo surja como forma de resistência à crise econômica.

Quando muitas empresas são abertas como enfrentamento à recessão financeira que se abate sobre o país, podemos dizer que houve uma alta no empreendedorismo por necessidade. Mas, por que é importante identificar essas categorias? A gente explica.

Antes de iniciar as atividades da sua empresa é interessante pensar qual a razão para apostar no próprio negócio. Ser o seu chefe? Para inserir inovação no mercado? Caso estas sejam algumas das razões que sustentam sua aposta, você possivelmente está no ramo do empreendedorismo por oportunidade.

No entanto, caso o principal fator motivador da sua inserção no campo empresarial seja o incremento da sua renda, possivelmente seu negócio tende a se tornar uma marca que surgiu da necessidade.

À primeira vista, não há nada de errado em abrir sua empresa pela necessidade de gerar receita. No entanto, é preciso tomar cuidado: marcas que surgem nessa condição costumam apresentar pouca novidade para o mercado de atuação.

Essa falta de diferencial competitivo pode levar ao apagamento da corporação em razão da concorrência mais qualificada. Por isso, atenção!

Para que uma empresa prospere, certos investimentos em inovação não podem ser negligenciados pelos gestores. Independentemente da opção do empresário dentre os vários modelos de negócios, o primeiro pensamento deve ser o de trazer diferencial para o seu segmento.

Modelos de negócios: como escolher?

A busca por ideias de negócios, especialmente aquelas que demandam pouco investimento, tem sido a solução encontrada por muitos brasileiros que estão atrás de independência financeira.

Boa parte dos investidores dá vazão ao espírito empreendedor por estar cansada de ser empregado. O problema é que o mercado oferece uma infinidade de modelos e pode ficar difícil optar por um deles.

Listamos as características de cada um desses modelos para ajudar na sua decisão.

Negócio próprio

Começamos por esse que é o modelo que costuma demandar mais investimento por parte do empreendedor. A empresa nesse molde parte de uma ideia original, portanto, significa a inserção de uma marca nova no mercado, o que traz alguns desafios.

Para começar, o investimento costuma ser alto. Especialmente quando há necessidade de uma loja física, os custos são dispendiosos e o empreendedor precisa se habilitar para fazer uma administração financeira de qualidade.

Para que uma empresa se destaque é preciso que invista em diferencial competitivo. Quando falamos em uma empresa novata, essa exigência é ainda mais intensa.

Diante de um mercado que está em disputa acirrada por consumidores, um marca recém-surgida deve estar sempre focada em fazer a prospecção de consumidores e oferecer um serviço que se diferencie da concorrência.

Fidelizar sua clientela deve ser o principal objetivo de quem decide por um negócio próprio. Adentrar o ramo sem agregar novidade faz com que a empresa passe despercebida e perca seu lugar ao sol.

Startup

A época entre 1996 e 2001 é chamada de bolha da internet. Nesse período, surgiu o termo startup, que consistia em um grupo de pessoas trabalhando com ideias diferentes das que estavam postas no mercado.

Muitos defendem que qualquer empresa de pequeno porte, quando em seu período inicial, pode ser definida como startup. Outros contestam, alegando que a startup é aquela empresa com baixo custo de manutenção, mas capaz de se ascender muito rapidamente e gerar bons lucros logo no início de suas atividades.

Fato é que, bem como o primeiro dos modelos de negócios apresentados, se sua ideia é investir em uma startup, tudo começa com uma boa ideia. É importante ter vontade de modernizar soluções e trazer informação nova para o ramo.

Uma característica comum às empresas referidas como startups é o frescor. Essas empresas estão desenvolvendo novidades e informatizando seus processos, sempre preocupadas em se adequar à Era do Cliente em que vivemos.

Franquia virtual

Quer começar um negócio e não tem muito dinheiro para depositar na abertura da empresa? A internet pode ser uma grande aliada para impulsionar seu sonho.

As franquias virtuais tendem a ser menores, chamadas inclusive de microfranquias, e operam da mesma forma que as franquias comuns. A principal diferença é o investimento inicial, que não passa dos 50 mil reais, além de não haver a necessidade de abrir uma filial física.

Uma microfranquia online é uma alternativa inteligente para se inserir no empreendedorismo sem precisar desembolsar valores exorbitantes e, se corretamente gerida, tem potencial para deixar o franqueado independente financeiramente.

Franquia física

Investir suas economias em um negócio arriscado não é algo que todo empreendedor deseja fazer, especialmente em um momento de intensa crise econômica. Começar um negócio do zero gera desafios para os quais muitos gestores não se consideram aptos. Por sorte, existe uma alternativa mais segura!

Uma boa opção para quem quer investir em um negócio com mais segurança é o franchising. Para quem não está preparado para os riscos que envolvem a inserção de uma nova marca, tornar-se um franqueado é a melhor pedida, com destaque para o ramo da alimentação.

Quando se torna um franqueado, o empresário se inicia no ramo com a segurança de uma marca já respeitada. Assim, é mais fácil ganhar a atenção do consumidor, que já conhece a franquia e a qualidade de seus produtos.

Além disso, a franquia garante a passagem do know-how. Ou seja, o empreendedor poderá incorporar processos já estruturados. Isso se traduz em estratégias de marketing e posicionamento de mercado definidos.

Na franquia física, porém, o investimento é maior. O que mais encarece essa quarta opção dentre os modelos de negócios é a necessidade de um local para a instalação da loja. No entanto, seu retorno é rápido e as chances de sucesso são grandes.

Food truck

Os food trucks têm ganhado popularidade no Brasil. São os carrinhos que, na verdade, são cozinhas portáteis e servem todo tipo de alimento. A opção é inovadora e tem trazido bons resultados — conquistando seu espaço nas ruas, em 2014 o segmento já movimentou R$ 140 bilhões no país.

A aposta é boa, mas é preciso cuidado. Esse último dos modelos de negócios tem certas particularidades na implementação que devem ser consultadas na prefeitura da cidade. Também é importante escolher um ponto estratégico para impulsionar suas vendas.

As opções são muitas quando o objetivo é investir no próprio negócio. Com nossas dicas, fica mais fácil fazer sua escolha! Para continuar por dentro de nossos conteúdos mais relevantes, curta nossa página no Facebook!