O sistema de franquias desponta nas pesquisas. Em 2017, o setor apresentou um crescimento de 8% em comparação ao ano anterior, e a previsão para 2018 é de ainda mais ascendência. O resultado da pesquisa indica o sucesso desse sistema em rede — é o momento perfeito para você investir em uma franquia lucrativa!
O crescimento do franchising se deve a seus inúmeros benefícios. Dentre eles, a possibilidade de o franqueador expandir sua marca sem investimentos substanciais. Para os franqueados, o modelo potencializa as chances de sucesso e otimiza o retorno sobre investimento (ROI).
Mas, diante das inúmeras opções oferecidas pelo mercado, o que é preciso saber antes de investir em uma franquia? Contamos tudo neste post! Confira!
Por que apostar em uma franquia lucrativa?
Também chamado de franchising, o sistema de franquias consiste em contratar os direitos sobre uma patente ou sobre uma marca, abrindo uma filial dessa marca já consolidada no mercado. Esse modelo de negócios traz inúmeras vantagens ao empreendedor.
Credibilidade da marca
Quando opta por ser um franqueado, o empresário assegura que entrará no mercado resguardado por uma marca consolidada e respeitada pelos compradores. O franqueador é dono de um cadastro financeiro sólido e o franqueado poderá usufruir, aproveitando as vantagens competitivas que a franquia já conquistou. As estratégias de marketing também são repassadas ao franqueado.
Plano de negócios
Por falta de habilidade ou tempo, alguns empreendedores deixam de lado o plano de negócios. Quando o gestor conta com uma franquia competente, tem um plano de negócios traçado e os riscos diminuem.
Aprendizado constante
Com seus métodos de eficiência comprovada, a empresa franqueadora pode ofertar treinamentos frequentes para seus parceiros. Com seminários, cursos, palestras e com a própria metodologia da marca, os gestores podem aperfeiçoar seu desempenho e o de sua equipe de colaboradores.
Retorno sobre investimento
Uma franquia lucrativa permite um rápido retorno sobre investimento. Com o suporte do seu franqueador, fica mais fácil atravessar algumas etapas que deixariam a lucratividade mais lenta.
Fatia de mercado
A empresa franqueadora testou o mercado e se estabeleceu. O perfil da clientela está bem traçado e o consumidor confia na procedência dos produtos e serviços. O franqueado absorve essas informações, ganhando vantagem competitiva e se sobressaindo às concorrentes.
O que saber antes de investir?
Já deu para perceber que o franchising agrega diversos benefícios, certo? Mas o que o gestor deve saber antes de apostar em uma franquia lucrativa? O que é importante conhecer sobre esse modelo para fazer uma aposta segura? As respostas você confere a seguir!
Analise o tempo de contrato
Antes de fechar definitivamente o contrato com uma marca, busque todas as informações necessárias sobre seu franqueador. Uma dica valiosa é conversar com outros franqueados da rede para saber as perspectivas de rentabilidade do investimento, as chances de sucesso e as dificuldades dessa carreira.
Algumas questões precisam ser respondidas antes de fechar negócio. Há multa no caso de rescisão de contrato? Como é o processo de venda da franquia? Qual o tempo de ROI esperado?
No sistema de franquias, os contratos têm prazos definidos, podendo ou não ser renovados pelos critérios do franqueador. Na hora de optar por uma empresa, fique de olho: o prazo do contrato deve ser superior ao tempo estimado para o retorno do capital investido.
Estude os custos
Para ser membro de uma franquia lucrativa, o investidor tem despesas com algumas taxas, dentre elas os royalties e o fundo de merchandising. Atente-se a esses custos para não comprometer a saúde financeira da empresa!
Calcule os gastos com a montagem de uma filial, caso seja necessário a abertura de uma loja física, e não se esqueça das despesas com treinamentos, colaboradores e capital de giro. Se os cálculos não forem bem gerenciados, o gestor corre o risco de colocar as finanças no vermelho. Não economize esforços nesse passo!
Transferência do know-how
O know-how são os métodos desenvolvidos pela empresa e definem seu posicionamento de mercado. Essas estratégias só podem ser transmitidas se o franqueador tiver experimentado de fato o modelo apresentado. Fique atento para saber se seu franqueador domina o know-how e se oferece treinamentos e material de orientação para educar seus franqueados.
Escolha o mercado ideal
Chega a hora de escolher seu ramo de atuação. Pesquise sobre os segmentos que lhe interessam e avalie-os, não apenas sob seu ponto de vista pessoal, mas sob as perspectivas de sucesso do mercado.
Se você se interessa por gastronomia, não vale apostar no mercado de vestuário. Para se dedicar à sua empresa e fazer o negócio prosperar, o ideal é montar um negócio em uma área que interesse ao gestor. Hoje, há franquias em todos os segmentos — escolha aquele que mais combine com você!
Opte por um modelo de franquia
O mercado de franquias brasileiro deu os primeiros passos em 1987, e desde então tem apresentado um crescimento exponencial. Nosso país foi pioneiro na América Latina pela Lei de Franquias, que agora completa 20 anos. Esse pioneirismo levou o Brasil a desenvolver uma das associações de franchising mais fortes e ativas do mundo.
Você pode pensar que uma franquia se trata apenas da abertura de uma unidade de uma marca que existe no mercado. Mas saiba que a popularidade das franquias no Brasil trouxe para cá uma série de modelos.
O gestor pode investir, por exemplo, em franchising virtual. A vantagem é o trabalho remoto — não é preciso abrir uma unidade física da marca. Todo o negócio pode ser gerido pelo computador, facilitando processos e reduzindo custos.
Conheça o processo de abertura
Procure um contador para dar conta da documentação antes de abrir a sua unidade de franquia. Você precisará definir o enquadramento tributário do qual será participante, conseguir o CNPJ e separar os outros documentos. Estar com a documentação em mãos agiliza o processo de abertura da empresa.
Especialmente para os empreendedores iniciantes, pode ser difícil selecionar um contador de confiança para auxiliar no processo. Caso seja esse o caso, seu franqueador pode te indicar um contador que já trabalhe em parceria com a empresa. Vale consultar!
Gostou das nossas dicas para abrir uma franquia lucrativa? Então continue aprendendo: saiba o que fazer para comprar uma franquia!