Em meio à crise, muitos brasileiros buscam alcançar sua estabilidade financeira. Dar o próximo passo e investir, nesse momento, pode ser uma oportunidade única. Uma boa franquia se apresenta como um porto seguro. Um grande desafio nesse processo está em gerir as pessoas. Com a mistura de etnias e valores de nossas equipes, como o empreendedor lida com esse fato? Como trabalhar na gestão de pessoas em franquia?
Há boas perspectivas e amplas possibilidades no mercado de franquias no Brasil. Ainda que a economia do país demore em mostrar claros sinais de recuperação, é possível sair-se vitorioso sendo um franqueado. Publicado pela ABF — Associação Brasileira de Franchising — por meio de um balanço preliminar, números apontam que em 2017 a performance do setor de franquias aumentou cerca de 8% em comparação ao ano anterior. Para 2018, a estimativa é aumentar o faturamento, chegando até 10%.
Se você sabe que é desafiador, porém extremamente recompensador, ver sua franquia dar certo, pense: como é possível ter uma equipe comprometida? Como assegurar que todos vão buscar os resultados? Fique tranquilo e venha com a gente! O artigo abordará — de forma objetiva — os cuidados a tomar, assim como as melhores práticas. Aproveite a leitura e confira!
As adversidades presentes na gestão de pessoas em franquia
O primeiro ponto a tratarmos é a prática da gestão de pessoas sem uma estratégia definida. As organizações precisam de: orçamento, planejamento de marketing e vendas, plano logístico de distribuição, programação de produção. Por que não ter uma estratégia voltada à gestão de pessoas? Ao refletirmos um pouco mais, concluiremos que todos esses setores têm seu desempenho vinculado ao engajamento das pessoas em executar as ações.
Quando temos processos de recrutamento e seleção sem os valores vinculados à estratégia, pode ficar certo que o barco vai ficar à deriva. Questão de tempo para que funcionários com baixa performance sejam substituídos, o que acarretará custos altos e imprevistos, somados ao retrabalho para a equipe que realiza essa tarefa. Essa situação se torna uma bola de neve, pois traz um mal que vai afligir todos na empresa: a percepção de instabilidade e incerteza quanto a seus empregos.
Chegamos à falta de treinamento para a equipe. Sua franquia pode até fazer recrutamento e seleção de qualidade, mas a forma de desenvolver, estabelecer e principalmente manter o padrão almejado só é alcançada por meio dos treinamentos. É comum funcionários não treinados, tirarem suas dúvidas com seus pares. Essa prática pode resultar em problemas a médio e longo prazo, porque ensinar ao companheiro de trabalho sem o devido método traz junto os vícios da atividade.
Uma outra questão muito recorrente em todo tipo de organização e equipes é o feedback inconsistente. Você gestor, tem que assumir essa competência como uma atribuição sua. A má condução nesse tema remete ao sentimento de injustiça na visão das pessoas, gerando sentimentos de que fulano é protegido e beltrano é perseguido. A gestão de pessoal na franquia torna-se mais difícil, tendo de administrar colaboradores desmotivados.
A comunicação é uma preocupação em todas as instituições. Seja ela uma franquia, ou uma igreja, ou na sua própria família. A falta de clareza na comunicação provoca ruídos e disse-me-disse. É relativamente comum observarmos em empresas os setores trabalhando de forma isolada — como ilhas. Criam-se barreiras entre as pessoas, muitas vezes acompanhado de um sentimento de competição dentro da empresa.
É saudável e presente aos negócios o foco nos resultados. Entretanto, os excessos na maneira de conduzir os processos podem se voltar contra o gestor. Ao mirarmos apenas números, ficamos cegos para todas as outras variáveis que conduzem ao resultado. Promove-se um ambiente em que bater as metas é o único objetivo, não importando como atingi-las.
As melhores práticas na gestão de pessoas em franquia
Vejamos, agora, as melhores práticas para que você gestor conheça e aplique em sua franquia:
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estratégia;
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recrutamento e seleção;
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treinamento;
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feedback;
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comunicação;
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foco no resultado.
No que se refere a estratégia, ela deve estar em acordo com os valores, missão e visão da empresa. Um planejamento precisa ser elaborado, a fim de que as ações estejam alinhadas ao proposto e os resultados possam ser mensurados e acompanhados. Importante salientar que a estratégia é passível de mudanças. Precisa ser adaptada ao mercado sempre que necessário. O franqueador pode ajudar bastante nesse ponto.
O processo de recrutamento e seleção tem de ser minucioso e criterioso. Avalie como se você estivesse convidando alguém para morar em sua casa. Quando guiado com atenção, o profissional contratado tem muito potencial de permanecer por longo tempo na empresa e colaborar para torná-la melhor. Muita atenção aos valores do candidato e se eles são coerentes com os da empresa.
Programe-se! Institua um cronograma de treinamentos ao longo do ano. Alguns têm caráter obrigatório e todos devem participar. Com outros, você pode estabelecer um sistema de recompensa e gratificar os colaboradores de melhor desempenho em determinado período. Assim, será promovida uma competição sadia, pois as pessoas buscam melhorias todos os dias. Cuidado para que as regras do jogo sejam claras para toda a equipe.
O feedback pode ser positivo e negativo. Funcionários com bom desempenho esperam ser reconhecidos — isso se dá não só por meio de remuneração. Um treinamento como citado anteriormente, algumas palavras positivas direcionadas em meio a todos numa reunião semanal. Fale pessoalmente, porque construirá um vínculo com o colaborador, mostrando como ele é acompanhado e tem seu esforço valorizado. Não deixe de aplicar o feedback negativo, aponte para a pessoa o que pode ser trabalhado e melhorado.
Os resultados são conquistados pela equipe, e o foco deve ser de todos. Quando temos pessoas engajadas e metas alcançáveis, cabe ao gestor acompanhar e fazer acontecer. É parte do processo identificar os gaps entre a meta e o resultado a cada momento. Monte, para as pessoas, planos de ação e de desenvolvimento de competências.
A escolha do franqueador é essencial para você ter sucesso! Ele vai ajudar especialmente com a comunicação e a propagação da cultura organizacional em sua franquia. É importante se criar uma sinergia entre franqueador e franqueado, de forma que todos construam uma marca mais forte e rentável no mercado, propiciando que as pessoas busquem trabalhar e consumir.
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