11 tipos de franquias de alimentação que mais crescem

Abrir o próprio negócio é uma ótima oportunidade para conseguir a tão sonhada independência financeira. E as franquias de alimentação que mais crescem têm se tornado cada vez mais atraentes por proporcionarem a realização desse desejo.

A alimentação é essencial ao ser humano, por isso investir nesse ramo pode ser sucesso na certa. Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 as franquias do setor alimentício tiveram um crescimento de 8,9% em relação ao faturamento. Isso reforça a possibilidade de crescimento dessa área.

Optar por uma franquia pode facilitar muito na implementação e manutenção do negócio, uma vez que a franqueadora dará todo o suporte. Mas qual tipo de alimentação escolher? Quais são as melhores opções? Veja algumas delas a seguir.

Afinal, quais são as franquias de alimentação que mais crescem?

1. Food trucks

Os food trucks estão na moda e oferecem um cardápio bastante variado. É possível encontrar lanches, pizzas, culinárias de diversos países, entre outros. Esse novo modelo de negócio consegue fazer a junção da antiga carrocinha de cachorro-quente com a cozinha bem equipada de um restaurante.

Um ponto que tem chamado atenção é a facilidade em levar o negócio para onde as pessoas estão, assim não é necessário trabalhar em um ponto fixo. Apesar disso, não basta somente encontrar um food truck e começar a vender. Antes de mais nada, é preciso ter um local adequado para estacioná-lo.

Esse tipo de negócio tem conseguido bastante espaço participando de feiras e até mesmo de eventos específicos. A vantagem está em conseguir trabalhar num ambiente pequeno, mas atender a um grande volume de público.

2. Alimentação saudável

Com pouco tempo para preparar suas próprias refeições, as pessoas têm passado a comer fora de casa com maior frequência. Esse hábito, no entanto, pode fazer com que se perca um pouco a qualidade dos alimentos ingeridos. Para compensar isso, as franquias de alimentação saudável proporcionam um menu diferenciado e agradável ao paladar.

Mesmo com a correria cotidiana, a saúde e o peso continuam sendo uma preocupação para muitas pessoas. Com isso, segundo a ABF, os restaurantes desse segmento acabaram tendo um crescimento de 20,2% em 2015.

Apesar de ainda não atraírem uma variedade de público, essas franquias vêm ganhando seu espaço de forma gradual, uma vez que podem trabalhar com um cardápio bastante diversificado. Levando em consideração o crescimento do setor, a tendência é que a procura por esse tipo de alimentação aumente nos próximos anos. Ou seja: uma franquia bastante promissora.

3. Fast foods

As redes de fast food sempre foram um grande atrativo para quem procura refeições rápidas, e isso fica evidente nos números. Em um estudo realizado pela Geofusion, o crescimento desse tipo de estabelecimento foi de 11%, apesar de ter sido menor do que nos anos anteriores.

Mesmo assim, as redes que oferecem sanduíches, pizzas, comidas árabes, entre outras, continuam fazendo sucesso. Isso porque a praticidade é um fator decisivo na hora da escolha, ainda mais quando vem combinada com alimentos bastante saborosos.

O público atendido é o mais variado possível, o que significa haver mais espaço para se trabalhar e atrair consumidores. Outra questão é que sempre existem novidades no cardápio, e elas sempre ajudam a manter o público fiel – além de atrair novos clientes.

4. Comida gourmet

As comidas gourmets visam oferecer um sabor requintado e variado, proporcionando experimentar sabores novos e únicos. Elas têm conseguido sucesso porque as pessoas estão em busca de algo diferente e exclusivo, até mesmo na culinária.

Outro fator que também reforça essa tendência são os realities culinários, que viraram uma febre no país e acabaram instigando o paladar dos seus espectadores.

Nesse tipo de franquia, é possível perceber a diferença facilmente. O requinte está presente desde a decoração até os detalhes nos pratos. A qualidade também é marcante, com alimentos minuciosamente selecionados e um atendimento personalizado.

As franquias gourmets ofertam um cardápio bastante variado com itens como cafés, doces, bolos, lanches e refeições completas. Elas visam atender a um público mais seleto, principalmente das classes A e B.

5. Cafés

As cafeterias vão muito além de um simples cafezinho, elas contam com uma grande variedade de produtos para acompanhar essa bebida. Atrelado a isso está o fato de o Brasil ser um dos maiores produtores de cafés do mundo – e também um dos países que mais consomem a bebida.

Uma das vantagens desse tipo de estabelecimento é que ele pode ser instalado em diversos pontos – lojas de rua, shoppings, aeroportos, rodoviárias – sempre garantindo movimento. Isso acontece porque é possível tomar um café no próprio local ou levá-lo para viagem, flexibilizando ainda mais o negócio.

A qualidade dos produtos costuma ser bem elevada, o que faz com que os consumidores optem por uma franquia de café do que qualquer outra cafeteria, ou até mesmo uma padaria. Assim, por já conhecerem a marca, sabem que poderão contar com um café saboroso e acompanhamentos deliciosos independentemente da cidade onde estiverem.

6. Padarias

Como muitas outras indústrias, as franquias de padarias apresentam o crescimento sólido do setor de alimentação, mesmo com um aumento dos preços dos ingredientes de panificação. A opção engloba uma ampla gama de produtos como pães, bolos, biscoitos, bagels, pretzels, donuts e scones. 

Além disso, como o café é um complemento natural dos produtos de panificação, diversas franquias acabam oferecendo a bebida como parte de sua linha de produtos. Sanduíches e sopas também são itens comuns nos menus de muitas padarias.

Um fator-chave que contribui consideravelmente para o crescimento dessas franquias é a crescente demanda dos consumidores por alimentos convenientes e prontos para o consumo. Essa demanda é alimentada, especialmente, por pessoas com um estilo de vida mais ocupado e com pouco tempo para a preparação de alimentos. 

As tendências no setor ainda podem se focar em cozinhas e sabores étnicos. Estilos de panificação da América Latina e da Ásia estão se tornando cada vez mais populares, refletindo o aumento das populações imigrantes nos países. 

7. Conveniência

As franquias de lojas de conveniência continuam a ser uma escolha popular entre os consumidores que buscam um local que economiza tempo para serviços de alimentação e reabastecimento. A tendência de transformar os postos de combustíveis em postos de serviços é uma realidade cada vez mais crescente no Brasil. 

Essa transformação defende a ideia de um local onde as pessoas podem se alimentar, fazer compras e, claro, abastecer o carro. O principal atrativo do setor é o funcionamento 24 horas pois proporciona, além de maiores oportunidades de faturamento para o franqueado, um diferencial para os clientes

O público-alvo do segmento são homens entre 18 e 35 anos, das classes A e B. Isso porque, nesta classe social, o consumidor preza pelas vantagens de rapidez e objetividade da compra. Outra vantagem é que ele opta por consumir nas lojas de conveniência, sem se importar com os valores um pouco mais elevados.

Um ponto que chama a atenção é que o número de mercadorias é reduzido, o que pode diminuir os custos com estoque e tornar o controle mais simples e eficiente. Contudo, quem deseja investir no negócio deve considerar que o fato de ficar aberto 24 horas exige uma equipe altamente capacitada e engajada. 

8. Comidas típicas

As franquias de comidas especializadas e típicas vêm apresentando um crescimento notório no Brasil, em parte devido ao brasileiro estar saindo do padrão “bife, arroz e feijão” e experimentando cada vez mais outros tipos de pratos.

Para esses modelos de negócios, é preciso focar na identificação com o público. Grande parte do processo da franquia, assim como na maioria das empresas, envolve não somente a produção, mas também o contato e bom atendimento ao cliente – já que esse é um fator crucial para a fidelização. 

Alguns destaques são as franquias de alimentação brasileira, com opções à la carte e de prato feito de churrasco, comida nordestina e outras combinações típicas de diversas regiões do país.

Mas, nesse setor, não é só a culinária nacional que tem ganhado espaço: as cozinhas de outros países, principalmente a oriental, apresentam grande destaque. O segmento de comida oriental apresenta um tíquete médio que figura em terceiro lugar no ramo de alimentação, onde os consumidores gastam cerca de R$ 40,00 em uma refeição.

9. Sucos e smoothies

A indústria de sucos e smoothies (batidas espessas de frutas e vegetais) tem se expandido consistentemente nas últimas décadas. O principal fator que influencia o crescimento geral desse setor é o desejo do consumidor de viver uma vida mais leve e saudável.

Os smoothies e sucos se tornaram amplamente populares depois da década de 80, principalmente nos Estados Unidos, devido às tendências esportivas e fitness da época. Ao longo dos anos, a indústria deixou de ser um nicho para se transformar em um mercado tradicional, onde os consumidores confiam nos produtos como alternativas de refeição saudáveis.

Essas franquias oferecem mercadorias que satisfazem as exigências de substituição de refeições e seus acompanhamentos, bem como opções de sobremesas.

Algumas marcas até passaram a distribuir seus produtos em escolas de ensino fundamental e médio. Essa ideia apoia a proibição de ofertas de alimentos nutricionalmente pobres e incentiva alternativas alimentares saudáveis ​​nas escolas.

10. Delivery

As franquias de delivery oferecem ao consumidor uma boa alternativa a um hábito cada vez mais comum: pedir comida no conforto de casa. Antigamente, os clientes eram limitados a opções de cardápio como pizzas, comida chinesa e lanches.

Hoje, no entanto, é possível receber em casa (ou onde estiver) tanto iguarias exóticas de culinárias internacionais quanto pratos mais saudáveis, como sopas, saladas, comidas orgânicas e sanduíches naturais. Tudo isso com a comodidade de embalagens próprias para manter a temperatura e entrega simplificada. 

As variedades de franquias incluem desde marcas que oferecem refeições com um cardápio mais balanceado, como congelados e comidas voltadas para dietas especiais (sem glúten, sem lactose e low carb – menos carboidrato), até as culinárias específicas, como a mineira, baseada no estilo caseiro, por exemplo. 

O ramo conta com facilidades de pagamento e possui boas previsões de retorno, o que o deixa ainda mais atraente. O delivery costuma atrair um perfil de franqueado que procura por modelos mais compactos e simples, inclusive no quesito investimento.

11. Pão de queijo

É praticamente impossível falar em comida mineira e não pensar no pão de queijo, uma das suas maiores tradições. Afinal, este é um produto adorado pelo brasileiro e consumido em todas as partes do país. A receita, que data o século 18, é uma das preferidas para acompanhar um café a qualquer hora do dia. 

O modelo de negócios desse tipo de franquia geralmente é de fácil operação e apresenta um baixo custo de investimento. Além disso, as lojas também contam com um mix de produtos de alta qualidade, o que agrada tanto o franqueado quanto consumidores dos mais variados perfis.

O que atrai bastante o cliente, à parte dos ótimos lanches e bebidas, é que esses espaços comumente possuem um ambiente agradável para aqueles que estão a trabalho, em reuniões de negócios ou até mesmo entre amigos. 

Seguindo o movimento do setor de alimentação, as franquias de pão de queijo continuam experimentando um aumento significativo no seu faturamento e em quantidade de unidades abertas.

Vale o investimento?

Investir em uma franquia é uma boa escolha para começar o próprio negócio. Além de haver todo um suporte por trás, também existe a possibilidade de se ter uma empresa de nome reconhecido no mercado, trazendo maior credibilidade ao estabelecimento e conquistando a fácil aceitação do público.

Quando se opta por uma franquia que tem tradição, sabe-se que ela está consolidada e que, além da boa reputação, possui infraestrutura para oferecer. A qualidade do trabalho e dos produtos costuma ser alta, permitindo que o franqueado tenha mais tranquilidade e segurança no momento da escolha.

Decidir por uma das franquias de alimentação que mais crescem é ter a certeza de que está caminhando na direção correta, já que o segmento está em expansão e com boa projeção futura. Isso vai permitir que o retorno do investimento ocorra em menor tempo e que o sucesso logo apareça. Diante de tantos pontos positivos (e de tantas opções), basta escolher em qual investir.

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