Há, realmente, vários perfis de empreendedores. Mas há um consenso no mercado de franchising: um franqueado de qualidade é aquele que coloca a mão na massa. Esse princípio prevalece no setor e é muito válido — já que, apesar das vantagens do modelo de franquias, se o empreendedor não se esforça para colocar sua unidade em evidência, a autoridade da marca não é suficiente para levar o franqueado ao sucesso.
O franchising tem registrado números realmente motivadores no Brasil. Com crescimento acima do PIB nacional, as estimativas mostram a vocação empreendedora dos brasileiros. E temos mais dados animadores: foi promovida aqui a maior feira do ramo, mostrando um momento propício para investir nesse mercado. O pavilhão de 31 mil m² foi lotado por 470 empresas com seus estandes. O evento já atraiu mais de 61 mil interessados.
Muitos desses visitantes são também donos de filiais ou pretendem se lançar no mercado de franchising. Mas quais os perfis de empreendedores que podem gerir uma franquia? Qual o perfil ideal de gestor para esse setor? Respondemos a essas questões neste post. Acompanhe!
O perfil ideal do franqueado
Como seria o perfil do franqueado brasileiro? O Grupo Bittencourt respondeu a essa questão em uma pesquisa realizada com 240 empreendedores do setor. Os resultados indicaram que os homens representam a maior parte dos investidores – 57% do público é masculino, enquanto as mulheres correspondem aos outros 43%.
Os investidores do ramo são jovens: boa parte deles está entre 26 e 35 anos de idade. Na casa dos 36 aos 45 anos, as estimativas são de 33% dos entrevistados. Além da pouca idade, esses investidores guardam muito mais características em comum. Quem opera no ramo de franchising deve ter foco no trabalho e ser apaixonado pelo que faz.
A pesquisa citada nos leva a concluir o perfil ideal do candidato aprovado pelo sistema de franquias. O primeiro fator de destaque é o foco na produtividade. Já o dinamismo para lidar com as situações diárias e o comprometimento com a profissão são traços interessantes para qualquer ramo do mercado. Perseverança é outra característica desejável para esse setor.
Os especialistas dão a dica: para ter sucesso como franqueado, é importante ter foco na parte comercial do empreendimento. Considerado uma virtude, esse atributo servirá tanto para o empreendimento que precisa de um gestor de talento quanto para os negócios que demandam uma figura forte na linha de frente.
É claro que dominar os conceitos e práticas eficientes da gestão de empresas também é uma competência relevante para que a unidade da franquia sobreviva em um mercado cada dia mais competitivo. Os conhecimentos essenciais devem incluir um controle de gastos e faturamentos, permitindo expandir o alcance da marca sem comprometer as suas finanças.
É desejável que o investidor seja capaz de desenvolver relacionamentos interpessoais valiosos, ou seja, promover a integração da equipe e abrir os canais de comunicação. Para conduzir a equipe e manter o time bem gerenciado, é preciso aplicar seu espírito empreendedor.
Os perfis de empreendedores de franquias são muitos, tão amplos quanto as possibilidades do setor. É essencial que qualquer um desses perfis conserve a confiança na franqueadora. A matriz é responsável por repassar orientações sobre o gerenciamento da unidade, o know-how a ser aplicado e os planos estratégicos que serão utilizados pelo gestor. Para lidar bem com essa dinâmica, o franqueado precisa apostar suas fichas na marca que o selecionou.
Perfis de empreendedores no mercado de franquias
Satisfação pessoal e emancipação financeira são alguns dos principais motivos que levam cada vez mais pessoas a investir no negócio próprio. Com o franchising, os empresários muitas vezes buscam novas maneiras de investir, correndo menos riscos do que correriam ao começar um negócio do zero.
A maioria dos empreendedores do ramo busca substituir um emprego pelo cargo de franqueado. Por oferecer mais segurança, o franchising atrai investidores que ficaram recentemente desempregados por conta da crise econômica ou que estão na iminência de uma demissão — é o chamado empreendedorismo por necessidade.
Apesar de esse ser um fator que, de fato, leva muitas pessoas para o franchising, os perfis de empreendedores do setor são variados. Com o mercado de trabalho se afunilando, há um grande escape para esse mercado, que está em ascensão. Isso atrai diferentes perfis de empreendedores. Listamos os principais deles:
O empreendedor que larga a carreira
Desse primeiro perfil de empreendedor faz parte aquele que quer largar sua carreira e sair da vida de executivo para a de franqueado. Costuma ser um investidor na casa dos 40 anos, que possui capital próprio, alguma ou muita experiência empresarial, mas pouca afeição com o empreendedorismo.
Esse primeiro perfil de empreendedor está atrás de segurança para fazer seu investimento. Ele prefere apostas certeiras e geralmente passa por boa formação, agregando bastante — com sua experiência — para a rede de franquias da qual faz parte.
O empreendedor que busca nova fonte de renda
Um segundo perfil comum no franchising serve para definir aquele empreendedor que decide se tornar um franqueado não necessariamente porque é apaixonado pelo setor, mas porque vê nesse investimento uma oportunidade financeira.
Esse empreendedor está atrás de uma melhor fonte de renda e geralmente opta pela franquia — que pode gerar mais oportunidade de retorno. Ele também costuma possuir seu capital próprio e chega a administrar a franquia, enquanto permanece, em paralelo, em seu emprego atual por algum tempo.
O empreendedor que quer trabalhar por conta própria
O terceiro perfil mais comum é o do microfranqueado. Nesse caso, o capital disponível tende a ser menor, normalmente limitado a 80 mil, e o empreendimento tem características extremamente comerciais. O trabalho pode ser feito no modelo de home office, o que demanda bastante disciplina do empreendedor. Muitos dos que começam nas microfranquias acabam mudando para modelos maiores.
O empreendedor que evita os riscos
Outra categoria de empreendedor inclui aqueles que querem ter um negócio próprio, mas que temem as dificuldades de assumir uma empresa independente. Empreender exige que o empresário se sujeite a alguns riscos. Quem não quer se arriscar tem a franquia como uma opção mais segura.
O empreendedor que cria uma micro rede
O multifranqueado também faz parte dos perfis de empreendedores. Ele geralmente começa no ramo montando uma unidade, se interessa pela experiência e passa a investir em outras. O franqueado tem habilidades de gestão, sabe negociar, tem seu capital próprio e investe em boa estrutura.
Esse pode ser chamado de franqueado profissional. Ele gerencia algumas unidades de marcas distintas ou múltiplas franquias da mesma marca. Ele vê o franchising como um investimento e deposita seu capital no mercado, apostando nas vantagens do modelo.
Os perfis de empreendedores que apostam nas franquias são variados, mostrando a receptividade e versatilidade do ramo, que abriga investidores com múltiplos interesses. Independentemente de seu objetivo, é essencial agregar informação de qualidade. Por isso, vale assinar agora mesmo a nossa newsletter e ficar por dentro de todo o nosso conteúdo!