Engana-se quem pensa que abrir uma franquia é garantia de sucesso. Embora os franqueados realmente tenham a segurança de investir em um modelo de negócio já validado pelo mercado, contar com boas estratégias de marketing para franquias ainda é essencial.
Por mais forte que a marca franqueadora seja, a verdade é que uma nova unidade sempre traz desafios completamente diferentes. Como em qualquer outra empresa, é preciso se fazer conhecido pelo seu público-alvo, despertar a atenção e o interesse de potenciais consumidores, driblar a concorrência e, é claro, atrair e fidelizar os seus clientes a partir da entrega de valor.
Então, para te ajudar nessa missão, separamos 4 dicas infalíveis para você bombar o seu negócio e vender mais com a ajuda do marketing para franquias! Confira:
Conheça o seu público-alvo de verdade
Pare já de definir o público-alvo do seu negócio como “homens e mulheres de 20 a 50 anos, pertencentes às classes sociais A, B ou C”! Ainda que muitos insistam em utilizar descrições genéricas como essa, a verdade é que segmentar corretamente os seus potenciais clientes deve ser uma preocupação desde o plano de marketing!
Por isso, antes de investir em qualquer estratégia de marketing para franquias, conheça profundamente o perfil do seu público e defina qual ou quais são as suas personas. Para além da idade, gênero sexual e da classe social, tente entender os principais medos, desejos e interesses desse consumidor.
Uma boa dica quanto a isso é definir cuidadosamente um roteiro e aplicar pesquisas com alguns potenciais clientes. Abaixo, algumas perguntas que podem ajudar você nessa etapa:
- O que a sua persona gosta de fazer durante o dia?
- Quem influencia as suas decisões de compra?
- Quais são os meios que ela utiliza na hora de se informar?
- Como a sua marca facilita a sua vida?
- Quais são os desafios enfrentados ao longo do dia?
Com essas informações em mãos, será muito mais fácil definir uma estratégia e entender como a sua franquia pode se destacar!
Utilize as redes sociais a favor da sua marca
Convenhamos: vivemos em um mundo de imagem. Por mais que muitas pessoas considerem esse estilo de vida um tanto quanto fútil, a verdade é que um bom posicionamento em mídias sociais como o Instagram e o Facebook é essencial para o crescimento da sua franquia.
Mas tenha calma! Antes de criar perfis em todas as plataformas que você conhece, volte um passo e lembre-se do que você descobriu com a segmentação do seu público: é essencial considerar o perfil do seu potencial cliente na hora de definir quais mídias sociais realmente são relevantes para a sua estratégia.
Se a sua franquia faz parte do setor de alimentos, por exemplo, é bem provável que o Instagram seja um excelente aliado. Então, invista em boas fotos de produtos e utilize o conteúdo produzido pelos seus próprios clientes.
Igualmente importante é planejar o seu feed e deixá-lo sempre bem organizado, transmitindo credibilidade e despertando o interesse do consumidor. O ideal é que um conteúdo bem planejado seja, sempre, acompanhado por uma estética interessante.
E lembre-se: como um bom franqueado, você precisa seguir as diretrizes de comunicação já definidas pelo franqueador, certo? Por isso, antes de criar perfis e aplicar a marca, verifique se a publicação da sua ideia é mesmo permitida, ou se requer a autorização do setor de marketing e comunicação.
Estimule a divulgação boca a boca
Pare um pouco e reflita: você costuma acreditar mais na indicação de um amigo ou naquele anúncio que apareceu enquanto você navegava pelo Facebook ou algum outro site da internet?
Se você é como a maioria das pessoas, é bem provável que tenha escolhido a primeira opção, certo? Pois é justamente por isso que incentivar a divulgação boca a boca é outra boa dica para quem deseja fazer seu negócio decolar.
Por mais que pareça difícil fazer o seu cliente se tornar um propagador da sua marca, a verdade é que existem algumas estratégias que podem ajudar. Confira, a seguir, três delas:
1. Ofereça descontos
Uma boa forma de fomentar a divulgação boca a boca do seu negócio é oferecer descontos.
A depender do seu segmento, é possível oferecer condições especiais para aqueles que levam outro cliente até a loja ou, simplesmente, distribuir cupons mediante uma compra. Acredite: não é a toa que essa estratégia se tornou tão comum em grandes redes de fast food.
Além de incentivar a compra, essa entrega dos cupons faz com que mais pessoas conheçam a sua marca!
2. Incentive os seus clientes a postar sobre a sua marca
Muita gente gosta de postar parte da sua rotina nas redes sociais. Então, por que não usar esse hábito a favor da sua marca e da divulgação da sua franquia?
Você pode oferecer brindes ou descontos àqueles que postarem ou — o que pode ser ainda mais interessante — criar um espaço que incentive as pessoas a publicarem fotos. Intervenções com grafites ou frases também podem ser boas apostas.
3. Utilize influenciadores digitais
Muitos duvidam, mas influenciadores conseguem, sim, divulgar empresas e produtos para uma quantidade significativa de pessoas. Por isso, a depender do seu segmento, convidar um digital influencer para conhecer o seu produto ou serviço pode ser uma boa dica!
Essa estratégia também pode ser combinada a outras ideias, como o oferecimento de descontos especiais para os seguidores do influenciador, por exemplo.
Capture leads e aposte no e-mail marketing
Nossa quarta e última estratégia de marketing para franquias não poderia ser diferente: comece já a utilizar o e-mail marketing! Crie estratégias que fomentem o cadastro e a consequente captura de e-mail dos seus potenciais clientes e trabalhe esses consumidores conduzindo-os pelo funil de vendas.
Ofereça conteúdos relevantes, faça-os entender por que eles precisam do seu produto ou serviço e, quando for possível, utilize o e-mail para incentivar a compra ou estreitar o relacionamento com o público.
Presentear o cliente no dia do seu aniversário com um cupom de desconto ou com um brinde, por exemplo, pode transformá-lo em um propagador da marca — ou, pelo menos, levá-lo de volta ao ponto de venda. Vale a pena testar!
Enfim, gostou dessas dicas sobre marketing para franquias? Agora, não deixe de conferir também como escolher entre franquia ou negócio próprio para garantir o investimento certo!