Food Truck ou Franquia de alimentos: qual é a melhor opção?

Se você está pensando em abrir um negócio no ramo de restaurantes e lanchonetes, certamente deve ter se deparado com as duas opções mais viáveis atualmente: o inovador Food Truck ou a tradicional e lucrativa franquia de alimentos. Então, vem a questão: qual a melhor opção? Há diversas variáveis que devem ser colocadas em pauta. No entanto, podemos dizer que o seu perfil deverá guiar a decisão.

Afinal, você deve refletir que modelo de negócio vai lhe trazer mais motivação, satisfação e lucratividade. O Food Truck é para quem tem uma personalidade mais jovem, que quer ir atrás dos clientes e oferecer sempre novidades. Já a franquia de alimentos é ideal para quem quer uma modalidade mais segura, pois já vem com um modelo de negócio estruturado no mercado. 

Vamos explicar melhor a seguir! Acompanhe!

O que é um Food Truck?

É um caminhão com baú pequeno adaptado para a cozinha. O mais interessante é que o mercado disponibiliza desde modelos mais simples, para venda de hambúrguer e cachorro quente, até aqueles adaptados para a alta gastronomia. Eles são fabricados seguindo todas as regras adequadas da vigilância sanitária e, ao contrário dos trailers, têm realmente mobilidade.

Com isso, você pode levá-los para onde houver mais movimento naquele dia, deixá-los estacionados em sua casa com mais segurança e não abrir nos dias em que você não estiver motivado. Geralmente, quem escolhe essa opção vai trabalhar sozinho, com a família ou com, no máximo, um funcionário. É, portanto, um negócio menos burocrático, pois você poderá abrir somente uma microempresa individual.

E como funciona exatamente uma franquia de alimentos?

Esse modelo sempre começa com um empreendedor que, lá atrás, resolveu criar um modelo de negócio totalmente novo em seu segmento. De tanto sucesso que fez, ele começa a abrir novas lojas e disponibilizar franquias. Elas são uma reprodução, em grande medida, das coisas que deram certo para gerar crescimento.

Provavelmente, o dono da rede batalhou bastante para corrigir os erros que encontrou a princípio. Com isso, ao adquirir uma franquia, você contará com um modelo já testado no mercado e bem estabelecido financeiramente. 

Então, ao adquiri-la, o responsável vai lhe oferecer todo o suporte necessário para seu negócio fazer sucesso: ajudará na escolha do ponto físico, no design do ambiente, na identidade da marca, nas ações de marketing iniciais etc. Além disso, você terá uma loja já reconhecida pelos consumidores, com um cardápio testado e produtos de qualidade. É praticamente um plano de negócios pronto no qual você fará poucas modificações. 

Quais as vantagens de cada modelo?

Food Truck

Fator novidade

Há alguns anos, houve a explosão dos Food Trucks. De repente, vários empreendedores, ansiosos para entrar na fatia gourmet que crescia junto com a classe C, começaram a investir pesado nessa opção. Era um público bem variado: desde pessoas que cozinhavam para a vizinhança até chefes de cozinha. Como eles ofereciam preços mais baratos do que os restaurantes tradicionais, cresceram bastante. 

Até hoje, os Food Trucks ainda são relativamente uma novidade, principalmente em algumas regiões do país, como nas cidades do interior. No entanto, nas metrópoles, tornaram-se comuns, e os preços elevados, em muitos casos, os tornaram menos populares. 

Mobilidade

Essa é indiscutivelmente a principal vantagem. Você vai onde seu cliente está, podendo testar vários pontos de venda e mudar sua localização conforme o movimento. Atualmente, muitos Food Trucks estacionam em frente às grandes empresas durante o dia, nas faculdades durante a noite e vão em locais com eventos no final de semana. 

Desse modo, podem ter uma boa lucratividade, mas também haverá uma rotina bastante agitada, sem muito espaço para folga. Há proprietários que chegam a trabalhar 14 horas por dia, sem folgas no final de semana. Além disso, eles também costumam cuidar de toda a administração do negócio. Então, veja se você está mesmo disposto a enfrentar essa situação!

Franquias de alimentos

Simplicidade

Ao contrário do que ocorre quando você inicia qualquer negócio — mesmo um Food Truck — do zero, as franquias não exigem tanto do empreendedor inicialmente. Você não precisará pensar em marketing, na estruturação do modelo de negócio e na criação da marca. 

Então, para os novatos, que querem rentabilidade, mas não desejam tantos riscos, esse  é o modelo ideal. Isso não significa que você ficará engessado, sem poder tomar suas decisões. Além da possibilidade de fazer sugestões ao franqueador, você tem liberdade para inovar no atendimento, no marketing mais local, na gestão de recursos humanos etc.

Suporte constante

O seu franqueador não quer que seu negócio falhe, pois isso prejudicaria a marca como um todo. Então, ele fará todo o esforço possível para ajudá-lo a começar muito bem. As franquias consolidadas geralmente contam com um time de administradores, gestores e marqueteiros experientes para solucionar as suas dúvidas. O melhor: o treinamento de funcionários, uma das etapas mais complicadas, também será feito por eles!

Modelo de negócio bem estruturado

Já falamos aqui várias vezes da facilidade que um modelo bem estruturado traz. No entanto, há uma vantagem significativa: ele permite uma abertura precoce do seu negócio, além de um crescimento acelerado.

Como você não precisará pensar muito em que ações tomar para que a franquia se estabeleça, poderá focar toda sua atenção no crescimento dela, dedicando-se a uma gestão aprimorada e à excelência dos funcionários.

É muito comum que o empreendedor comece com uma loja franqueada e, após dois ou três anos, já conte com algumas pela cidade. Isso porque o tempo de retorno do investimento é muito menor em comparação com qualquer outro tipo de negócio. 

Resumidamente, são essas as diferenças e as vantagens de cada opção, a escolha vai depender somente do seu perfil. Como abrir um negócio exige muita dedicação, reflita bastante. Os Food Trucks são mais independentes, porém muito mais trabalhosos e arriscados. Já uma franquia de alimentos é mais segura financeiramente, oferece crescimento rápido e é mais simples para os iniciantes no empreendedorismo. 

Quer entender melhor o que fazer para abrir uma franquia e garantir o seu sucesso? Então, não deixe de conferir o nosso post com todas as dicas que você precisa saber para abrir uma franquia sem erros!​