O setor alimentício é sempre um dos carros-fortes da economia brasileira e 2019 não deve ser diferente para o mercado de comida. Se você tem interesse em iniciar uma franquia e comercializar os seus próprios alimentos, preparamos um post com as principais tendências para o mercado de alimentação em 2019.
Aplicativos, por exemplo, têm fornecido uma opção interessante para todo tipo de produtor e franqueado. Ainda há espaço, também, para restaurantes que apostam na criatividade e customização para conquistar os clientes. Vamos conhecer algumas das opções que estarão em alta no próximo ano. Confira!
1. Comida saudável
O mercado nunca esteve tão favorável para o investimento na alimentação saudável como agora. Cada vez mais pessoas priorizam produtos naturais, desde as opções sem glúten e lactose (fonte de intolerância) até os alimentos orgânicos.
Grandes empresas estão investindo em iniciativas que incentivam seus consumidores a pesquisarem a origem dos alimentos consumidos. Alguns, por exemplo, têm apostado em uma comunicação direta nas gôndolas sobre o tipo de produção que gerou aquele produto.
O mercado de alimentos naturais não para de crescer e essa tendência por produtos saudáveis segue firme mesmo após aparecer nas listas de anos anteriores. Há muitas pessoas interessadas em manter uma alimentação de qualidade e, caso nossa economia melhore, esses produtos serão ainda mais procurados.
Portanto, lojas de produtos naturais, sucos e negócios que apostam em lanches leves tendem a conquistar bons resultados em 2019, gerando mais oportunidades para os empreendedores.
2. Declínio dos industrializados
E por falar em comida saudável, os alimentos puramente industrializados estão saindo rapidamente de moda. A mudança nos hábitos dos consumidores têm mudado o comportamento de algumas das maiores empresas de alimentação.
Com esse declínio, é hora de chefs e redes de restaurantes expandirem a criatividade para conquistarem novos clientes. Ingredientes naturais, frescos e orgânicos vão se destacar ainda mais em 2019.
3. Técnicas artesanais
A busca por hábitos saudáveis em geral também ajuda a resgatar a simplicidade no preparo dos alimentos. Isso se traduz na busca por técnicas artesanais e pela produção local de cada região. Os consumidores estão buscando alternativas aos pratos excessivamente elaborados, priorizando a praticidade, mas sem deixar de lado o cuidado com a origem.
Entre os produtos que estão passando por um resgate de técnicas mais artesanais de confecção estão os pães, queijos, iogurtes e, claro, os nossos amados pães de queijo. Esse tipo de redescoberta leva à valorização da fermentação natural, que já vem se tornando febre entre restaurantes e panificadoras mais antenados.
Com a queda na preferência dos produtos industrializados e a ascensão do preparo natural, é como se estivéssemos retornando ao modo de preparo cultivado por nossos pais e avós — potencializado pela preocupação com a qualidade do que consumimos.
4. Customização
Servir produtos personalizados é uma ótima maneira de incrementar a sua franquia. A customização se relaciona à produção de uma gama de produtos que podem ser modificados de acordo com os gostos, necessidades e a preferência do consumidor no momento.
O segredo para se dar bem nessa modalidade é manter uma boa quantidade de produtos pré-fabricados prontos para serem personalizados de acordo com cada pedido. Assim, é importante manter uma base já preparada e fornecer opções diferenciadas de ingredientes para que os consumidores possam optar por recheios personalizados.
Nesse sentido, os alimentos servidos em bowls (tigelas) são bastante customizáveis e comportam tanto um lanche mais simples quanto uma refeição mais elaborada.
Programas de televisão como A Batalha dos Confeiteiros, do apresentador Buddy Valastro, têm feito grande sucesso ao apresentar bolos e alimentos customizados. Outras redes de alimentação no país se notabilizam por deixar o próprio cliente montar o seu próprio sanduíche. O importante é a capacidade de inovar e oferecer opções únicas.
5. Delivery e uso de aplicativos
Esse modelo de negócio foi bastante incrementado nos últimos anos com a ascensão de aplicativos que rapidamente se firmaram no mercado. A tendência é que cada vez mais franquias e restaurantes integrem seus pedidos a plataformas de entrega de comida e consolidem o conceito.
Basta notar que essa opção se manteve forte em 2018, driblando qualquer estimativa de crise. O delivery, que até bem pouco tempo se resumia a refeições mais rápidas (snacks), como comida chinesa e pizzas, foi além.
Desse modo, pratos que demandavam uma preparação cuidadosa em restaurantes passaram a ser disponibilizados na opção delivery, com a expansão de aplicativos como iFood e Uber Eats. Ambos têm em comum a ideia de facilitar a vida do cliente — que pode calcular todos os gastos previamente e direto do celular, sem precisar realizar reservas caríssimas.
Em 2019, a tendência é que o conceito de entrega em casa alcance ainda mais variedade gastronômica, inclusive com a inclusão de sobremesas mais requintadas. A utilização de embalagens mais caprichadas vai acompanhar a tendência da expansão do delivery, investindo na apresentação do produto.
Os provedores desse tipo de alimento devem oferecer mais qualidade e conceito diferenciado, porém, com 100% de foco no delivery e na eficiência para atender todos os tipos de pedidos.
6. Grab and go
Muitos restaurantes já oferecem o serviço de grab and go, em que refeições prontas ficam ao alcance do cliente para pegar e levar, muitas vezes de uma segunda linha de produtos. É a oferta de alimentos mais saudáveis e frescos embalados de uma forma bem mais prática
O grab and go é uma opção conveniente e bastante difundida mundo afora, com bastante mercado para decolar no país. É uma opção ideal para quem não quer gastar muito tempo em restaurantes.
Como pudemos ver no post, as tendências no mercado de alimentação em 2019 são variadas e há muitas oportunidades de negócio para os franqueados que querem flexibilizar suas atividades e para os interessados em investir em novas franquias.
O crescimento do interesse em comida saudável e artesanal pode turbinar o seu negócio e é uma das principais tendências para o mercado de alimentação para os próximos anos. Porém, as opções são múltiplas: basta abrir o seu aplicativo de comida e notar que há espaço para todas as preferências.
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