O começo de qualquer empreendimento requer paciência e dedicação. Apesar de ter riscos, empreender ainda pode ser a solução para muitas pessoas que buscam colocar suas ideias em prática e estão cansadas da rotina.
Mas quais são os pontos essenciais para começar um negócio? Conheça os 7 principais que listaremos a seguir.
1. Faça pesquisas de mercado e de concorrência
Antes de empreender é fundamental que você saiba se o produto que pretende vender tem espaço no mercado e qual será a concorrência que enfrentará. Nesse cenário, as pesquisas de mercado podem oferecer indicativos de viabilidade do negócio.
Nesse momento, o ideal não é fazer uma pesquisa de mercado focada em número, mas sim em aspectos qualitativos, que apontarão possíveis demandas não atendidas e indicarão se o produto será bem aceito pelo público.
Além disso, a pesquisa de concorrência oferece demonstrativos do que não deve ser feito, dos pontos fortes e fracos das outras empresas do segmento. Também é possível verificar quais produtos já estão no mercado, oferecendo mercadorias e serviços diferenciados.
2. Aposte na experiência e na capacitação
O sucesso de um negócio passa pela experiência que o empreendedor tem naquele segmento. Caso o conhecimento não seja amplo, a dica é ter um sócio com habilidades complementares, que possa sanar esse problema.
Além disso, os cursos de capacitação são boas maneiras de obter conhecimento rápido e que pode ser aplicado no dia a dia. Esses cursos podem estar relacionados ao segmento de atuação ou à gestão, já que muitos empreendedores têm dúvidas com relação a indicadores, definição de objetivos e metas, etc.
3. Projete a necessidade de capital
Toda empresa precisa de recursos financeiros para se manter e sobreviver. E todo início de um novo empreendimento traz desafios devido à necessidade de capital. Portanto, fazer previsões financeiras e calcular o que será necessário é um ponto-chave para o sucesso do negócio.
Nas contas, considere todos os elementos possíveis para poder enfrentar períodos em que não haverá recursos entrando em caixa. Por isso, inclua no cálculo gastos com equipamentos, maquinário, folha de pagamento, reformas, consultoria, marketing, etc.
Além disso, fazer uma projeção de receitas e despesas ajuda a visualizar qual será o período de retorno do investimento. Ela deve ser feita por meio de pesquisas em negócios similares. Se a sua empresa for uma unidade de franquia, é só analisar a receita média mensal.
Já a previsão de despesas contém gastos com aluguel, luz, telefone, contador, salários, impostos, material de escritório, entre outros. Ou seja, inclui todas as despesas necessárias para que a empresa se mantenha em funcionamento.
Com esses dados em mãos, fica mais fácil saber quanto é necessário ter em caixa.
4. Valide sua ideia de negócio
Quando você abre uma unidade de franquia, essa etapa nem é necessária, já que o modelo de negócio e os produtos estão testados e aprovados. Mas ao abrir um negócio próprio, esse momento é crucial, especialmente, se o cenário econômico for de instabilidade.
Para validar a sua ideia de negócio, além das pesquisas de mercado e de concorrência, você precisa criar um modelo de negócio, que incluirá diversos aspectos, como despesas e legislação. Esse documento pode ser feito pela ferramenta Canvas, que é voltada para o planejamento estratégico.
5. Planeje as estratégias de marketing
Um negócio terá sucesso mais facilmente se houver uma divulgação a respeito dele. Por isso, as estratégias de marketing não são apenas necessárias, mas determinantes para se ter um negócio de sucesso.
É a partir delas que a empresa pode vender mais e, claro, obter mais lucro. Por isso, é preciso planejar as políticas de lançamento de produtos, definir as formas de divulgação, treinar a equipe, ter produtos com preços justos (acessíveis ao cliente, mas adequados à estratégia montada pela empresa) e ter uma boa distribuição. Dessa forma, os clientes se sentirão satisfeitos.
Outro ponto importante é como a empresa agirá nas redes sociais. Esses são canais de comunicação fundamentais e ter uma boa atuação, respondendo rápido e solucionando problemas, são sinônimos de conquistar reputação para a marca.
6. Legalize a empresa
Pode até ser uma burocracia sem fim, mas a legalização da empresa não pode ser esquecida. Para ajudá-lo nesse processo, a contratação de um contador e de um advogado de sua confiança é recomendada.
Esses profissionais poderão indicar o melhor caminho a seguir e ajudarão com os documentos necessários. O contador também poderá informar o melhor regime tributário para a empresa, fazendo com que ela esteja de acordo com a legislação, mas sem pagar excesso de impostos.
O processo de legalização envolve diversas etapas (Junta Comercial, Secretaria Municipal ou Estadual da Fazenda, emissão de CNPJ, concessão de alvarás, etc.). Verifique o que é necessário e vá atrás do que é preciso!
Um dos elementos principais é o contrato social, que reúne informações a respeito do funcionamento da empresa, da composição de sócios, divisão de lucros, entre outros. O recomendado é contar com a ajuda de um advogado para essa elaboração, mas você pode solicitar auxílio na Junta Comercial.
7. Elabore um plano de negócios
Se a sua empresa não tiver um plano de negócios, alerta vermelho! Você pode estar fadado ao fracasso! Este é um documento detalhado que apresenta a estrutura da empresa, traz um plano financeiro e contempla um plano de marketing. Ou seja, o plano de negócios aborda todos os quesitos vistos anteriormente detalhado, o que serve como um direcionamento para o negócio.
Empreenda com sucesso
O processo de abertura de um negócio abrange muitos processos e a organização é um fator essencial. Contar com a ajuda de outros profissionais e de sócios ajuda a facilitar o processo, mas, ainda assim, haverá obstáculos pelo caminho.
Nesse sentido, a melhor opção é fazer parte de uma franquia. O segmento, além de estar em amplo crescimento, tem prazo de retorno menor (em torno de 24 a 36 meses) e diversas das etapas mencionadas já estão prontas, como o plano de negócios, as pesquisas, o teste dos produtos no mercado, etc.
Ou seja, a abertura de uma franquia reduz as preocupações e garante que o seu negócio tenha sucesso mais rapidamente. Para saber mais sobre como começar um negócio e abrir uma franquia, assine a nossa newsletter e aprenda mais sobre este assunto!