O conceito de empreendimento está cada dia mais próximo das pessoas. A facilidade que temos para adquirir informação é responsável por trazer à tona todo tipo de história de sucesso de pessoas que batalharam por uma ideia genial e tiveram uma ascensão meteórica em um curto espaço de tempo. O termo, então, acabou ficando um pouco desgastado por, muitas vezes, ser vinculado a uma ideia jovem e miraculosa de fazer negócio. Mas, será que é assim mesmo?
Reproduz-se muito o discurso de que para empreender é necessário se esforçar, e muito. E não há sombra de dúvidas que seu sucesso chegará por intermédio desse esforço. Muitas vezes, no entanto, pouco se discute quanto à direção desse esforço: como levar uma franquia para frente? Como agir no momento certo? Afinal, como ser um empreendedor de sucesso?
Reunimos aqui algumas características que, se bem desenvolvidas, podem levar uma pessoa a empreender de maneira efetiva. Mudanças de atitude, noções de planejamento e disposição para liderança serão imprescindíveis nessa conversa, então prepare seu espírito realizador para mergulhar a fundo nessa filosofia!
Agindo como um empreendedor
Há inúmeros perfis de pessoas que você vai conhecer ao longo da vida. Há aquelas extremamente cordiais e comedidas, pontuais em tudo que dizem; há as mais retraídas, que são competentes no que fazem mas pouco se pronunciam; há também pessoas que superam qualquer obstáculo por meio do carisma e da confiança que transmitem. Existe, então, um perfil empreendedor? Qual desses citados acima se enquadraria melhor dentro dessa máquina de fazer negócios?
Seria imprudente demais responder a essas perguntas de maneira direta: empreender não é simplesmente uma ação de quem nasceu qualificado para isso. Qualquer pessoa pode se tornar um realizador, portanto. Porém, é importante notar que existem pontos na personalidade dos empreendedores de sucesso que coincidem, sendo assim atitudes muito importantes que qualquer um que se lance numa empreitada dessas tenha. Se você quer agir como um empreendedor, você deve:
Sempre fabricar ideias
Conhece aquela vizinha que conseguiu transformar em decoração o que muitos veriam como lixo? Ou aquele colega de trabalho que sempre tomava medidas inventivas para resolver um ar-condicionado desregulado ou uma mesa desnivelada? Ambos empreendem. Empreender não é um cargo, é ter disposição e força de vontade para criar soluções.
Ser persistente
Acreditar em sua ideia e fazer o que for possível para convencer todos da utilidade dela. Saber ser paciente e entender que essa ideia não existe para servir a seus interesses, e sim os de uma comunidade ou nicho (quando não, todas as pessoas).
Planejar tudo que vai fazer
Pode ser um pouco contraditório, pois temos inicialmente a ideia de que empreendedores são “pontos fora da curva”, mas mesmo esse desvio da norma-padrão é cautelosamente analisado para que não se torne apenas um devaneio. Mas atenção: planejar não é se tornar metódico. Entender onde se está e aonde quer chegar é tão importante quanto abrir espaço no meio disso para a imprevisibilidade e/ou improvisação.
Há muitas outras qualidades compartilhadas pelos idealizadores famosos, porém é ainda mais fundamental ter em mente que ser um empreendedor não é um plano de negócios isolado, e sim um estilo de vida que pode ser obtido com muito treino e dedicação.
Iniciando seu empreendimento
Seja começar um negócio do zero ou abrir uma franquia, empreender profissionalmente não depende apenas de suas características pessoais. Uma empresa, desde a sua concepção, é um trabalho cuidadoso que demanda precisão nas ações. Sabendo disso, é essencial que, durante esse estágio decisivo, você consiga:
Identificar o negócio certo
O mercado está sempre se renovando, e cada nova oportunidade pode ser um potencial de exploração para um novo empreendedor. Mesmo em áreas já estabelecidas há sempre novas praças, novas tendências e toda sorte de aspectos que podem te levar a decidir por algo que supra tanto suas expectativas e desejos pessoais e financeiros como as necessidades de um público a ser analisado. Algumas áreas em ascensão no Brasil incluem os ramos de maquiagem, food trucks, microcervejarias e segurança residencial.
Planejar ainda mais
Tudo pede por uma ordem, tempo e espaço para ser executado quando o assunto é realizar uma iniciativa. Ter um modelo e, mais futuramente, um plano de negócios permite que você tenha claro (para si mesmo, para sócios e clientes) os objetivos, requisitos e limitações de tudo que esse empreendimento implantará no mercado como um todo.
Conhecer seu público-alvo
Não existe algo como um empreendimento de sucesso sem pessoas que o corroborem. Antes de qualquer investimento expressivo de recursos, é indispensável entender com quem se está lidando: idade, gênero, condições financeiras e fatores socioculturais determinam desde a localização de seu negócio até as futuras estratégias de marketing.
Mantendo sua empresa
Pode-se dizer que o mais difícil já passou, então? Talvez. Isso depende de quanto equilíbrio você criou em seu negócio durante o crescimento dele. Mesmo uma ascensão meteórica não consegue permanecer no lugar sem uma gestão que nivele todos os seus aspectos. Há uma infinidade de técnicas de medição de todo tipo de dados que sua empresa gera, desde o feedback do consumidor até inúmeras métricas de manutenção de seu fluxo de caixa. Usar essas ferramentas, no entanto, só é de algum valor se você:
Aprender a ouvir
Seja a clientela, os funcionários ou os sócios: todos têm algo a dizer e a maior parte deles está disposta a ajudar. Assim como é importante escutar o que os interessados dizem, também o é interpretar o que eles não disseram. Muitas vezes, os consumidores têm mais facilidade em apontar defeitos do que possíveis melhorias, e é seu trabalho descobrir o que pode otimizar a experiência e lucro de todas as partes envolvidas.
Analisar sua concorrência
Não é só você que está se movimentando no mercado. Franquias já devidamente instaladas no ramo devem estar sempre usando de sua criatividade para que rivais em potencial não saiam na frente. Ouvir as entrelinhas da demanda do consumidor é antecipar tanto o que ele quer quanto o que pode querer no futuro.
Ser consistente
Seu negócio tem uma proposta que é aceita pelo seu público. De agora em diante, seu trabalho é seguir à risca os valores positivos já gerados pelo empreendimento. Toda eventual melhoria deve levar em conta a filosofia profissional e os compromissos sociais estabelecidos durante todo o processo de crescimento. Ou isso, ou você corre o risco de descaracterizar seu negócio, ou, ainda pior, banalizá-lo.
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Agora que você já sabe como ser um empreendedor de sucesso, acha que está pronto para encarar o desafio? Ele é fruto de muito esforço e dedicação, mas os resultados podem superar, e muito, todas as suas expectativas.