Se você possui algum dinheiro guardado, deve estar pensando: qual o melhor investimento para aplicar suas economias? Essa é uma pergunta difícil de responder, porque todo investimento apresenta riscos. No entanto, existem algumas dicas que ajudam a reduzir a probabilidade de prejuízos, além de existirem investimentos mais seguros que outros.
Você sabe quais são eles? Então, conheça-os a seguir.
Qual o melhor investimento?
No mercado financeiro, existem diversos tipos de investimento. Porém, para ter alta rentabilidade e boa liquidez, é preciso pensar e escolher o investimento certo. Nesse sentido, alguns fatores devem ser considerados.
Retorno
O retorno é o índice que mostra em quanto tempo o investidor terá de volta o montante investido. Apesar de ser muito importante e fundamental para qualquer aplicação financeira, também é necessário prestar atenção ao retorno líquido, ou seja, o valor que sobrará depois de terem sido descontados os impostos, as despesas e as tarifas.
Além disso, um índice interessante para se avaliar é o histórico de rentabilidade do investimento. Apesar de não indicar como será a rentabilidade no futuro, oferece indicativos do que pode ocorrer.
Risco
Como afirmado, qualquer investimento possui riscos, que podem ser prejuízo financeiro, retorno nulo ou até mesmo retorno abaixo do que era esperado. Nesse sentido, existem dois tipos de riscos que vale a pena considerar: o risco de mercado e o risco de crédito.
O risco de mercado está diretamente relacionado às oscilações do mercado, que interferem no preço dos ativos. Assim, no momento da compra, o ativo tem determinado valor, mas o preço cai e isso ocasiona perdas ao ser vendido.
O risco de crédito, por sua vez, é o risco inerente a qualquer investimento, consistindo na possibilidade de não pagamento do valor emprestado. Esse risco é voltado para os investimentos em dívidas, ou seja, quando é feito um empréstimo a uma instituição financeira com a promessa de pagamento posterior com juros.
Para evitar problemas relativos ao risco dos investimentos, o investidor deve pensar no seu perfil, no momento pelo qual está passando e no prazo de retorno. Assim, de maneira geral, investimentos com prazo mais curto tendem a ter mais riscos, porque não há tantas possibilidades de recuperar possíveis perdas.
Liquidez
A liquidez representa a capacidade de um ativo de ser rapidamente transformado em dinheiro. Investimentos com menos liquidez tendem a oferecer retorno mais alto. Porém, é necessário pensar nas suas próprias necessidades de liquidez antes de optar pelo investimento.
Como equilibrar os fatores?
Considerando os três elementos citados, é preciso equilibrá-los para chegar à decisão de qual o melhor investimento para você. Porém, isso pode mudar com o passar do tempo, porque as necessidades do investidor também são modificadas. Portanto, vale a pena pensar na sua situação atual e verificar o que é mais adequado para a sua realidade.
Ou seja, um dos fatores precisa ser priorizado considerando sua situação atual e os objetivos que pretende alcançar. Por exemplo, se você ainda está trabalhando e quer economizar para melhorar sua situação financeira no período da aposentadoria, a liquidez não é um fator tão relevante. Neste caso, deve-se considerar a rentabilidade do investimento, porque, quanto mais alta for, mais dinheiro se obterá posteriormente.
Por outro lado, se você já está aposentado e pensando em investir suas economias, a segurança do investimento é um dos elementos mais importantes. Neste caso, a abertura de uma franquia é uma boa opção. Conheça melhor.
Por que as franquias são um bom investimento?
O setor de franchising vem crescendo vertiginosamente e apresenta um bom retorno sobre o investimento. Isso ocorre devido a diversos fatores, que são as vantagens de se tornar um franqueado. Veja quais são.
1. Contar com a credibilidade da marca
Ao se tornar um franqueado, uma das grandes vantagens é vender produtos de uma marca já conhecida no mercado. Assim, a franquia possui vantagem competitiva desde o início, porque os produtos ou serviços comercializados já foram testados e aprovados pelos consumidores.
Isso ajuda a alcançar bons índices de venda desde a abertura da empresa, aumentando a rentabilidade do negócio e diminuindo o prazo de retorno.
2. Ter um plano de negócios
Uma vantagem do franqueado é já ter um plano de negócios. Enquanto o pequeno empreendedor dificilmente possui essa estratégia bem definida, o franqueado segue as diretrizes da franqueadora, reduzindo a possibilidade de prejuízos e o risco do negócio.
3. Planejar os custos de instalação
O investimento inicial ao abrir uma empresa é muito afetado pelos custos de instalação do negócio. No entanto, ao optar por uma franquia é possível planejar melhor essas despesas, porque já se sabe previamente quanto de recursos financeiros será necessário aplicar na compra de máquinas e equipamentos, bem como na adequação e na reforma do estabelecimento.
4. Participar de uma economia de escala
Um grande benefício das franquias é que o franqueado não precisa se preocupar com gastos em publicidade e propaganda, por exemplo. Estes investimentos são feitos pela franqueadora, que divide o valor entre os franqueados e cobra uma taxa de valor muito menor se comparada ao total gasto por outro tipo de negócio.
Além disso, a aquisição dos produtos se torna menos custosa, porque a central de compras da franqueadora já disponibiliza a preços mais baixos devido à quantidade que precisa ser comprada de uma vez só para o funcionamento da unidade.
5. Diminuir o período para retorno do investimento
O retorno para investimento é um dos principais pontos que deve ser considerado ao fazer qualquer negócio, como já foi dito. No caso da franquia, o prazo médio de retorno varia entre 24 e 36 meses, tempo considerado baixo quando comparado a outras opções de investimentos.
Assim, a escolha de qual o melhor investimento é uma decisão que cabe somente ao empreendedor, mas que deve considerar diversos fatores. Os três elementos principais são risco, liquidez e retorno e é preciso equilibrar esses fatores com as necessidades do investidor.
No entanto, como você pôde ver uma boa opção de investimento são as franquias, que trazem baixo risco (porque a marca é reconhecida pelo mercado), boa liquidez (porque os ativos podem ser transformados em dinheiro em pouco tempo) e ótimo retorno (com prazo mais curto que o normal).
Se você ainda tem dúvidas de qual o melhor investimento para você, deixe seu comentário no post.