Você sabe o que significa taxa de franquia? Entender o termo é essencial quando se pretende abrir uma unidade franqueada e alcançar o sucesso. Para as empresas, muitas vezes a despesa pode afetar os investimentos se não for considerada no planejamento financeiro.
Por isso, para evitar surpresas e prejuízos, é importante estar atento a todos os detalhes na hora de optar por uma franquia. Vamos lá?
O que é taxa de franquia?
A relação entre a empresa franqueadora e os franqueados que dirigem suas unidades é pautada por diferentes taxas, que são acertadas ao longo do histórico de desenvolvimento do negócio. Desconhecer esses custos afeta não apenas a estrutura do empreendimento, mas pode prejudicar gravemente o fluxo de caixa no futuro.
Desde o momento da assinatura do contrato aos projetos de ascensão da marca, há custos envolvidos. Os acertos de taxa normalmente têm o objetivo de contribuir para o crescimento do franqueado. São custos de marketing, transferência de know-how ou especializações oferecidas pela marca.
Hoje, o mercado já conta com franquias que não realizam a cobrança de taxas. Essa abertura é estimulada pelo forte crescimento do setor, mas, apesar de estar se tornando mais frequente, não é a postura mais comum adotada pelas franqueadoras. Portanto, fique de olho! É importante que as taxas entrem nos seus cálculos logo na fase inicial do plano de negócios.
Mas, afinal, o que é a taxa de franquia? Podemos defini-la como o valor pago pelo franqueado para ter direito ao uso da marca e poder aproveitar todos os benefícios oferecidos pela franqueadora. Estão inclusos nesses benefícios: as formatações de negócios, a passagem dos métodos e cultura organizacional, e quaisquer outras vantagens citadas em contrato.
Quais os custos envolvidos?
Uma operação no ramo do franchising envolve algumas taxas que regulamentam a relação entre a marca e seu parceiro. Destacamos a taxa de franquia, mas também vale conhecer outras, como as taxas de royalties e de publicidade, para não perder o rumo das finanças e correr o risco de acabar com o caixa da empresa no vermelho.
Na maior parte das vezes, a taxa de franquia é o principal componente do investimento que o empreendedor realiza inicialmente, junto do capital de giro e do valor de instalação da franquia. Por isso, é preciso levar em conta, especialmente, esses custos na hora de escolher sua franquia e realizar o planejamento financeiro.
A taxa de franquia
A taxa do franchising é o valor cobrado pela empresa franqueadora para ceder o direito de uso da marca ao franqueado. O valor é pago pelo empreendedor no momento da assinatura do contrato e é um valor único e pré-estabelecido.
O custo arcado com o franqueado remunera a franqueadora pela licença do direito de uso da marca, pela capacitação inicial para o franqueado e seu time de colaboradores — antes da inauguração acontecer e pela passagem do know-how da organização a seus novos membros.
O know-how de uma marca corresponde a seus métodos. Ele é traçado de acordo com os princípios e com a cultura organizacional da empresa. Ele padroniza o comportamento de ação do gestor da unidade e também de seus colaboradores, garantindo homogeneidade para todas as unidades da franquia.
Antes de colocar o negócio para funcionar, o franqueado deve ser orientado sobre o sistema de gerenciamento da franquia, sobre sua relação com fornecedores, reformas e instalações necessárias para a sua unidade, material gráfico e identidade visual, bem como todos os outros aspectos necessários para a abertura do negócio.
O franqueador deve entregar ao franqueado os manuais de operação no momento da assinatura do contrato ou, ainda, no programa de capacitação inicial, o que também faz parte do processo de transferência do modus operandi. A taxa de franquia deve vir explícita nesse processo, fazendo parte do investimento inicial do franqueado.
A rede tem a liberdade de optar por não cobrar esse valor, mas isso não quer dizer que ela esteja livre de fornecer os materiais necessários. Mas fique atento! A decisão por não realizar a cobrança da taxa de franquia pode fazer parte de um plano estratégico para iniciar a expansão da marca, atraindo mais candidatos para se tornarem franqueados. Essas taxas podem acabar embutidas nas compras para o estoque inicial ou em outros itens, com os quais o franqueado terá de gastar mais à frente.
O que deve ser levado em consideração na hora de escolher a franquia é quais as responsabilidades assumidas pela marca para com seus franqueados. O modelo a ser transferido precisa estar consolidado no mercado e fazer valer o investimento.
A taxa de royalties
A taxa de royalties cobrada por uma franquia é o valor dispendido pelo franqueado periodicamente. Ela remunera a tecnologia prestada pela marca enquanto a relação entre as duas partes perdurar. O percentual costuma ser fixo, estabelecido durante as negociações, e é aplicado sobre o faturamento bruto.
A taxa de propaganda
Uma taxa de propaganda e promoção é aquela paga periodicamente para formar um fundo financeiro. Esse montante é destinado à divulgação da marca, de seus produtos, lançamentos e conceitos. As taxas de propaganda custeiam toda a divulgação necessária para o crescimento do negócio.
A taxa de franquia vale a pena?
Avaliar a taxa de franquia possibilita que o empreendedor analise, durante a escolha da marca na qual pretende investir, se o custo vale a pena diante dos benefícios oferecidos. Para fazer essa mensuração, o franqueador deve ser capaz de responder a algumas perguntas-chave.
O que a companhia oferece em troca da taxa cobrada? Apenas o direito sobre o uso da marca ou serviços de apoio e suporte para ajudar a modelar a unidade do franqueado? Quais os benefícios cobertos na taxa de franquia? Seus colaboradores serão beneficiados pela empresa franqueadora com treinamentos e especializações?
A taxa de franquia que vale a pena para o empreendedor iniciante envolve a prestação de alguns serviços, de forma que o investimento cubra custos que — caso o franqueado fosse obrigado a contratar à parte — fariam parte da matriz de custos iniciais.
Agora que você já sabe o que é uma taxa de franquia e como avaliar se o investimento vale a pena para a sua empresa, fica mais fácil escolher dentre as diversas opções disponíveis do mercado. Para fazer a melhor escolha, entre em contato com a Casa do Pão de Queijo!