Abrir o próprio negócio é uma ótima oportunidade para conseguir a tão sonhada independência financeira. E as franquias de alimentação que mais crescem têm se tornado cada vez mais atraentes por proporcionarem a realização desse desejo.
A alimentação é essencial ao ser humano, por isso investir nesse ramo pode ser sucesso na certa. Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 as franquias do setor alimentício tiveram um crescimento de 8,9% em relação ao faturamento. Isso reforça a possibilidade de crescimento dessa área.
Optar por uma franquia pode facilitar muito na implementação e manutenção do negócio, uma vez que a franqueadora dará todo o suporte. Mas qual tipo de alimentação escolher? Quais são as melhores opções? Veja algumas delas a seguir.
1. Food trucks
Os food trucks estão na moda e oferecem um cardápio bastante variado. É possível encontrar lanches, pizzas, culinárias de diversos países, entre outros. Esse novo modelo de negócio consegue fazer a junção da antiga carrocinha de cachorro-quente com a cozinha bem equipada de um restaurante.
Um ponto que tem chamado atenção é a facilidade em levar o negócio para onde as pessoas estão, assim não é necessário trabalhar em um ponto fixo. Apesar disso, não basta somente encontrar um food truck e começar a vender. Antes de mais nada, é preciso ter um local adequado para estacioná-lo.
Esse tipo de negócio tem conseguido bastante espaço participando de feiras e até mesmo de eventos específicos. A vantagem está em conseguir trabalhar num ambiente pequeno, mas atender a um grande volume de público.
2. Alimentação saudável
Com pouco tempo para preparar suas próprias refeições, as pessoas têm passado a comer fora de casa com maior frequência. Esse hábito, no entanto, pode fazer com que se perca um pouco a qualidade dos alimentos ingeridos. Para compensar isso, as franquias de alimentação saudável proporcionam um menu diferenciado e agradável ao paladar.
Mesmo com a correria cotidiana, a saúde e o peso continuam sendo uma preocupação para muitas pessoas. Com isso, segundo a ABF, os restaurantes desse segmento acabaram tendo um crescimento de 20,2% em 2015.
Apesar de ainda não atraírem uma variedade de público, essas franquias vêm ganhando seu espaço de forma gradual, uma vez que podem trabalhar com um cardápio bastante diversificado. Levando em consideração o crescimento do setor, a tendência é que a procura por esse tipo de alimentação aumente nos próximos anos. Ou seja: uma franquia bastante promissora.
3. Fast foods
As redes de fast food sempre foram um grande atrativo para quem procura refeições rápidas, e isso fica evidente nos números. Em um estudo realizado pela Geofusion, o crescimento desse tipo de estabelecimento foi de 11%, apesar de ter sido menor do que nos anos anteriores.
Mesmo assim, as redes que oferecem sanduíches, pizzas, comidas árabes, entre outras, continuam fazendo sucesso. Isso porque a praticidade é um fator decisivo na hora da escolha, ainda mais quando vem combinada com alimentos bastante saborosos.
O público atendido é o mais variado possível, o que significa haver mais espaço para se trabalhar e atrair consumidores. Outra questão é que sempre existem novidades no cardápio, e elas sempre ajudam a manter o público fiel – além de atrair novos clientes.
4. Comida gourmet
As comidas gourmets visam oferecer um sabor requintado e variado, proporcionando experimentar sabores novos e únicos. Elas têm conseguido sucesso porque as pessoas estão em busca de algo diferente e exclusivo, até mesmo na culinária.
Outro fator que também reforça essa tendência são os realities culinários, que viraram uma febre no país e acabaram instigando o paladar dos seus espectadores.
Nesse tipo de franquia, é possível perceber a diferença facilmente. O requinte está presente desde a decoração até os detalhes nos pratos. A qualidade também é marcante, com alimentos minuciosamente selecionados e um atendimento personalizado.
As franquias gourmets ofertam um cardápio bastante variado com itens como cafés, doces, bolos, lanches e refeições completas. Elas visam atender a um público mais seleto, principalmente das classes A e B.
5. Cafés
As cafeterias vão muito além de um simples cafezinho, elas contam com uma grande variedade de produtos para acompanhar essa bebida. Atrelado a isso está o fato de o Brasil ser um dos maiores produtores de cafés do mundo – e também um dos países que mais consomem a bebida.
Uma das vantagens desse tipo de estabelecimento é que ele pode ser instalado em diversos pontos – lojas de rua, shoppings, aeroportos, rodoviárias – sempre garantindo movimento. Isso acontece porque é possível tomar um café no próprio local ou levá-lo para viagem, flexibilizando ainda mais o negócio.
A qualidade dos produtos costuma ser bem elevada, o que faz com que os consumidores optem por uma franquia de café do que qualquer outra cafeteria, ou até mesmo uma padaria. Assim, por já conhecerem a marca, sabem que poderão contar com um café saboroso e acompanhamentos deliciosos independentemente da cidade onde estiverem.
Franquias de alimentação que mais crescem: vale o investimento?
Investir em uma franquia é uma boa escolha para começar o próprio negócio. Além de haver todo um suporte por trás, também existe a possibilidade de se ter uma empresa de nome reconhecido no mercado, trazendo maior credibilidade ao estabelecimento e conquistando a fácil aceitação do público.
Quando se opta por uma franquia que tem tradição, sabe-se que ela está consolidada e que, além da boa reputação, possui infraestrutura para oferecer. A qualidade do trabalho e dos produtos costuma ser alta, permitindo que o franqueado tenha mais tranquilidade e segurança no momento da escolha.
Decidir por uma das franquias de alimentação que mais crescem é ter a certeza de que está caminhando na direção correta, já que o segmento está em expansão e com boa projeção futura. Isso vai permitir que o retorno do investimento ocorra em menor tempo e que o sucesso logo apareça. Diante de tantos pontos positivos (e de tantas opções), basta escolher em qual investir.
Quer se manter informado sobre as franquias de alimentação que mais crescem e quais são os melhores negócios para investir? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a saber.