Todos os dias acompanhamos notícias sobre a economia brasileira e, infelizmente, elas não são muito positivas. Por outro lado, a turbulência brasileira abriu um mercado com muitas oportunidades para quem quer empreender na crise. Em tempos de vacas magras, os brasileiros estão muito mais abertos a conhecer novas empresas e repensar seus hábitos de consumo.
Em momentos como este, um bom administrador enxerga oportunidades de negócios e investe em empreendimentos de sucesso. O mais importante é fazer escolhas certas, otimizar custos, planejar com seriedade e oferecer opções mais interessantes aos consumidores.
Listamos 7 ideias de empreendimentos que podem ser um sucesso mesmo em momentos de baixa nas vendas. Vamos conferir?
1. Alimentação saudável
A busca por qualidade de vida e alimentação saudável tem sido pauta frequente em todos os veículos de comunicação e é um mercado que fatura R$ 35 bilhões ao ano no Brasil. O crescimento acima de dois dígitos é surpreendente e não é afetado pela desaceleração de outros setores.
Produtos bem escolhidos, preparação prática e com excelente relação de custo-benefício são os queridinhos dos consumidores adultos que optam por aumentar a saúde e o bem-estar. O segmento pode ser bem sucedido tanto em lojas físicas quanto online e tem novidades mensais.
2. Marketplace como alternativa para empreender na crise
Conectar compradores e vendedores, esta é a função de um marketplace. As empresas estão buscando aumentar seus canais de venda e trazer novos clientes visando manter o faturamento. Criar um marketplace pode ser uma boa opção de negócio, com riscos reduzidos e oportunidades infinitas, já que você será remunerado pelas vendas e não precisa se preocupar com o desenvolvimento de novos produtos e controle de estoque.
As opções podem ser concentradas em um nicho específico, como os amantes das motocicletas e do estilo de vida associado, até grandes lojas com ofertas de produtos bem variadas, divididas em seções como uma grande loja de departamentos.
3. Franquia de alimentação
Em épocas de crise, escolher uma marca reconhecida e que já se provou rentável pode ser uma excelente opção e que dá mais segurança ao empreendedor. O mercado de alimentação está sempre em ascensão, independentemente do humor da economia, pois esta é uma despesa quase impossível do consumidor das grandes cidades riscar da sua lista.
Comer fora de casa é rotina para 65% dos brasileiros que exercem uma atividade remunerada. Novidades frequentes no cardápio e transferência de know-how ajudam o novo lojista a aumentar seus lucros sem arriscar seu capital de giro. Produtos exclusivos e o treinamento dos funcionários são diferenciais importantes na hora de escolher uma marca para representar.
Ao se associar a uma franquia de alimentação, o empreendedor recebe todo o suporte necessário para a escolha do ponto, contratação e treinamento, além do apoio na gestão e divulgação do empreendimento.
4. Lojas móveis
Os estabelecimentos volantes aumentam suas vendas consideravelmente mudando de local todos os dias. Os food trucks, por exemplo, foram regulamentados recentemente, trazendo um cheiro de novidade, e permitem cardápios bem enxutos. Aliados a uma boa divulgação pela internet, os cardápios étnicos são os preferidos do público consumidor que está sempre ávido por pratos diferenciado e localizados convenientemente perto de suas casas ou do local de trabalho.
Além dos serviços de alimentação, as lojas móveis são opções viáveis para pet shops, roupas, acessórios e até salão de beleza. Empresas especializadas em desenvolver um layout adequado são imprescindíveis para otimizar espaços tão pequenos e garantir que o consumidor valorize seu empreendimento e considere sua loja volante como opção de compra.
5. Revenda de produtos de beleza
A busca pela juventude e o avanço da tecnologia permitem uma seleção de produtos de sucesso que cumprem o que prometem. Independentemente de contar com um orçamento mais restrito, as mulheres e cada vez mais os homens investem seu dinheiro na busca de uma aparência mais harmônica, facilidade de uso e correção das eventuais imperfeições.
O mercado de beleza oferece ótimas oportunidades para empreender e os nichos mais promissores do momento são as barbearias, voltadas ao público masculino, designers de sobrancelhas e estúdios de tatuagem.
Focando em marcas reconhecidas e preços justos, os lucros com o segmento de beleza não são afetados em tempos de economia em baixa.
6. Treinamentos online
Produtos de informação e desenvolvimento pessoal têm lugar cativo no bolso do consumidor. Cursos online e ebooks possuem forte apelo comercial, já que todos se sentem ameaçados e querendo mostrar mais resultados em suas áreas de atuação.
Com o acesso à internet disponível a todas as classes sociais e regiões do Brasil, o público-alvo é grande e os temas podem ser muito variados, voltados para praticamente qualquer assunto. Algumas sugestões de alta procura são os cursos de gestão, otimização de vendas e marketing digital, ou seja, conteúdos voltados ao aumento da rentabilidade das empresas.
7. Escritórios compartilhados
Um dos grandes custos em qualquer empresa está atrelado ao aluguel do escritório e suporte administrativo. Uma boa forma de economizar é trabalhando em escritórios compartilhados, também conhecidos como coworking. Além de construir uma rede de relacionamento e ter colegas para trocar ideias, os donos dos negócios pequenos não precisam se preocupar com nenhuma atividade de administração do espaço, infraestrutura ou custos trabalhistas.
A tendência, que já aparecia nos últimos anos, ganhou força recentemente e é uma excelente opção de investimento com retorno acima da média, apesar da retração econômica. Para se sair bem neste tipo de negócio, você deve promover a integração entre todas as empresas que convivem no seu espaço e, se possível, fomentar novas parcerias entre elas.
Para aproveitar todas as oportunidades geradas em momentos de incerteza na economia, o importante é estar preparado e pronto para trabalhar bastante. Enquanto muitos se sentem paralisados pelo medo, o mercado premia aqueles que têm a coragem de aproveitar o momento de aluguéis propícios e salários em baixa para mostrar todo seu potencial empreendedor.
Ficou animado com nossas ideias sobre como empreender na crise? Comece hoje mesmo a se planejar e avaliar boas opções de investimento.
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