A valorização do colaborador proporcionada pela gestão de pessoas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Os empreendedores já descobriram isso, como mostra uma pesquisa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com o Sebrae.
De acordo com os dados do estudo, realizado com 1.163 proprietários de micro e pequenas empresas brasileiras, 73% dos empreendedores reconhecem que os colaboradores são importantes para a inovação. Ao mesmo tempo, 72% afirma que investe na capacitação dos funcionários.
A mesma pesquisa também revelou que o gerenciamento de pessoas é o item que tem o segundo maior investimento quando se fala em excelência da gestão. Mas qual é a verdadeira importância do chamado capital humano?
É esta a pergunta que vamos responder neste post. Aqui você vai conhecer sobre o conceito e a importância da gestão voltada para os colaboradores, compreender a diferença desse conceito para a denominação Recursos Humanos (RH), ver quais são as características necessárias ao gestor e como estabelecer boas práticas de gestão.
O objetivo é que você cuide mais dos seus colaboradores, incentive-os e motive-os. O resultado será mais produtividade e retorno para a sua empresa. Então, quer saber o que fazer? Acompanhe!
Conheça o conceito e a importância da gestão de pessoas
Para começar a aplicar essa ideia na sua empresa, o primeiro passo é conhecer o conceito e a sua importância. Essa é uma forma de gerir os comportamentos dos colaboradores e potencializar o capital humano por meio da associação de políticas, métodos, habilidades, práticas e técnicas.
Devido a essas finalidades, a gestão voltada para as pessoas é uma ciência cada vez mais trabalhada, principalmente porque diversos estudos já comprovaram que uma equipe motivada e feliz é sinônimo de eficiência e eficácia.
Outro ponto relevante é o fato de que o bom gerenciamento dos colaboradores resulta em ganho de competitividade — a produtividade aumenta, os próprios funcionários tornam-se porta-vozes da empresa e o negócio é alavancado.
Nesse cenário, a gestão estratégica de pessoas possui alguns objetivos principais, que devem ser analisados. Veja quais são eles:
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Auxiliar a empresa como um todo para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível;
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Incentivar a competitividade e a colaboração entre os funcionários, motivando-os a perseguir as metas estipuladas;
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Elevar a vantagem competitiva, destacando a empresa da concorrência e criando um ambiente de trabalho satisfatório e com qualidade de vida para os funcionários.
Geralmente, as empresas possuem um departamento ou uma pessoa responsável por essa área. É a partir desse setor que a cultura organizacional é disseminada, considerando os processos internos e o funcionamento da empresa.
Assim, a gestão focada nas pessoas pode ser considerada o coração do empreendimento, porque todos os funcionários são afetados por ela. Mas quais são as funções desse departamento?
Algumas atividades que podem ser citadas são:
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Resolver conflitos para que as equipes sejam desenvolvidas;
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Fazer a seleção de funcionários para os mais diferentes cargos disponíveis;
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Realizar a análise e a descrição dos cargos;
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Planejar e administrar cargos e salários;
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Promover o recrutamento, a seleção, a demissão e a admissão de colaboradores;
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Orientar e integrar os novos funcionários;
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Criar incentivos e benefícios;
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Avaliar o desempenho de cada colaborador;
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Mediar as diferentes formas de comunicação interna entre os funcionários;
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Treinar e desenvolver as equipes.
De todas essas funções, uma das mais destacadas é o treinamento e a capacitação dos colaboradores. Esse é considerado um fator crítico para o sucesso da empresa, que interfere de forma direta na melhoria da qualidade dos produtos vendidos ou dos serviços prestados pelo seu negócio.
Quer ver como o gestor de pessoas pode atuar nesse sentido? Algumas das ações principais que podem ser adotadas são:
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Estabelecer e coordenar um plano de treinamento anual, que deve ser executado de acordo com a necessidade da empresa e os recursos existentes, com o objetivo final de desenvolver o funcionário;
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Formar gerentes adotando uma postura participativa, focando a capacitação como um orientador e um estimulador do desempenho e do envolvimento dos funcionários;
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Utilizar instrumentos de avaliação da satisfação dos colaboradores, bem como adotar indicadores organizacionais que ajudem a identificar, analisar e encontrar soluções para os problemas, promovendo a melhoria dos processos internos.
Com isso, fica evidente que o gerenciamento de pessoal é essencial para que a empresa saiba lidar com os mais diferentes comportamentos e personalidades. Isso evita que características individuais atrapalhem as atividades do dia a dia e garante o crescimento contínuo da organização por meio da valorização e motivação dos funcionários.
Entenda a diferença entre gestão de pessoas e RH
Uma confusão muito comum é a suposição de que a gestão voltada para as pessoas seja sinônimo de RH. Na verdade, estes são conceitos bastante diferentes e é importante saber diferenciá-los para que o trabalho realizado seja realmente eficaz.
A expressão “Recursos Humanos” é bastante conhecida porque esse nome era, de fato, utilizado até pouco tempo. No entanto, como RH, o departamento nas empresas era mais mecanicista e tinha como responsabilidade principal cuidar da folha de pagamento e da contratação de novos funcionários.
Nesse contexto, não existia uma preocupação com a capacitação do colaborador ou até mesmo com o treinamento da equipe. Ou seja, não havia o comprometimento de otimização do potencial do time.
Por outro lado, a gestão voltada para as pessoas é um setor estratégico que abrange a capacitação, a participação, o desenvolvimento e o envolvimento da equipe. Apesar de as atividades mais rotineiras e técnicas continuarem sendo realizadas, o trabalho ultrapassa essa barreira.
O objetivo principal é humanizar a organização e atuar na formação profissional do colaborador, permitindo que ele se desenvolva e consiga atingir os resultados esperados pela empresa e por si mesmo.
Ou seja, o RH entende que as pessoas são recursos, que estão prontas e não necessitam de capacitação. Esse entendimento liga os colaboradores à ideia de um processo matemático, porque eles representam o pagamento de benefícios e salários, além de estarem relacionados à legislação trabalhista.
Já a gestão trabalha com o lado humano, o desenvolvimento e a importância de cada membro da equipe, aliando esses comportamentos à missão que a empresa possui.
Uma mesma organização pode ter esses dois setores e eles podem trabalhar em conjunto, mas isso não é necessário, porque a gestão vai além e permite que os colaboradores atinjam resultados maiores. Isso é feito por meio do respeito às características pessoais de cada colaborador.
Para que isso ocorra, é importante que esse departamento também conscientize os funcionários de que seu trabalho está pautado nos seguintes princípios:
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Desenvolvimento ético e responsável das atividades;
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Atuação que segue as regras da gestão empreendedora;
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Possibilidade de realizar atividades que incluam inovações tecnológicas;
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Capacidade de trabalhar em equipe;
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Possibilidade de atuação flexível;
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Conhecimento da missão, visão e valores da empresa;
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Domínio do conteúdo relativo à área de negócio em que a organização atua;
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Atuação como um consultor interno, auxiliando a todos da equipe que necessitam.
Por fim, a realização de todas essas tarefas requer que o gestor de pessoas desenvolva algumas habilidades, como trabalho em equipe, visão sistêmica, capacidade empreendedora, possibilidade de adaptação, planejamento, liderança, entre outras.
Vamos entender melhor sobre isso a seguir.
Conheça 9 características de um gestor de pessoas
Até aqui você já pôde perceber que o gestor de pessoas deve ter características diferentes de um profissional de RH, certo? Afinal, trabalhar em prol da empresa, valorizando e desenvolvendo as capacidades dos colaboradores requer algumas características diferenciadas.
Porém, é difícil determinar em poucas palavras o que é necessário em uma pessoa para que ela possa gerir outras. Muitos gestores optam por contratar indivíduos que tenham bastante experiência e conhecimento técnico, porque entendem que eles são autossuficientes.
Outros preferem contratar candidatos mais novos, mas que tenham aquele brilho nos olhos, a vontade de crescer, desenvolver-se e evoluir. E então, o que é melhor? A dica é manter o equilíbrio.
Uma equipe bem formada é composta por colaboradores com mais e menos conhecimentos técnicos, com perfis diferentes e, em alguns casos, personalidades contrastantes. Assim, um pode colaborar com o outro e suprir as necessidades do colega.
Por isso, o gestor tem o dever e a responsabilidade não só de criar esse equilíbrio, mas também de gerir o grupo, de aproximar-se da equipe e compreender as demandas de cada um, ouvindo com respeito as necessidades de cada profissional.
Isso cria uma relação de igualdade, mesmo que exista uma hierarquia. Essa sensação auxilia o trabalho em equipe, que se traduz em aumento de produtividade e ganho de competitividade perante os concorrentes.
Você deve estar pensando: “o gestor de pessoas precisa criar uma equipe equilibrada. Mas quais características ele deve ter?”. Para responder esta pergunta, elencamos algumas dicas que devem ser seguidas. Veja quais são elas:
1. Ter uma boa comunicação
A gestão voltada para as pessoas considera os colaboradores, respeita-os e ouve suas necessidades. Saber comunicar-se também é importante, porque permite que o gestor entenda os anseios profissionais de cada membro da equipe. É a partir da boa comunicação que os conflitos podem ser melhor resolvidos e os profissionais, mais capacitados.
2. Trabalhar o relacionamento interpessoal
Cumprimentar todos os colaboradores, conversar com eles, ser gentil e respeitoso é fundamental para estabelecer um bom relacionamento interpessoal. O gestor de pessoas deve sempre priorizar a ética e cuidar para que o ambiente organizacional seja o melhor possível. Além disso, deve acompanhar todas as etapas de cada atividade, inclusive os momentos críticos, participando da execução, validação e finalização de cada projeto.
3. Ser capaz de planejar
As ações realizadas devem ser planejadas. O gestor de pessoas deve saber exatamente o que será feito e quais serão as prioridades. É necessário pensar as etapas e o momento certo de executá-las. A confiança é outro fator imprescindível, porque ajuda a conquistar os objetivos mais facilmente.
4. Saber delegar funções
Não basta saber planejar, é preciso delegar funções. A definição de todas as atividades passa também pela compreensão de quem deverá realizá-las. Para isso, é preciso ter confiança na equipe e no trabalho dos mais diversos colaboradores.
5. Ser positivo
O gestor de pessoas deve passar confiança para a equipe. É importante ser sempre positivo e acreditar que as ações realizadas vão dar certo. Isso motiva o colaborador e cria um clima organizacional melhor e mais equilibrado.
6. Ter a capacidade de conscientizar e motivar a equipe
Os objetivos, as metas e os resultados da equipe devem ser sempre repassados aos colaboradores, a fim de que possam ser alcançados com mais facilidade. Sem saber para onde se quer ir, é muito fácil perder-se no caminho.
Portanto, cabe ao gestor de pessoas indicar como atingir os objetivos e metas, quais são as expectativas da empresa e quais elementos devem ser desenvolvidos pelos colaboradores.
7. Ter uma visão abrangente
O gestor de pessoas trabalha com toda a empresa. Ou seja, sua visão não pode ser focada em apenas alguns elementos. É preciso que ela seja abrangente, holística e sistêmica, compreendendo todos os desafios inerentes ao negócio. Dessa forma, é possível trabalhar com a equipe de maneira mais focada.
8. Liderar pelo exemplo
Para conquistar a confiança e o respeito dos colaboradores, o gestor de pessoas deve saber liderar e ser o exemplo para todos. As atitudes que toma no dia a dia e os discursos que possui devem ser condizentes a fim de estabelecer uma relação de transparência com todos. Com isso, é possível inspirar as pessoas que estão ao seu redor, gerando melhores resultados.
9. Ter conhecimento
É claro que todas as características vistas são importantes, mas elas devem ser complementadas com o know-how, ou seja, o saber fazer. O conhecimento técnico melhora a prática rotineira do gestor de pessoas, mostrando aos colaboradores que ele sabe o que está fazendo e que é apto a ocupar esse cargo. Novamente, isso reforça a relação interpessoal e de confiança.
Estabeleça boas práticas de gestão
Como já ficou claro, as empresas de hoje entendem que o capital humano é importante e deve ser valorizado. As pessoas são consideradas elos fundamentais para as organizações, independentemente do porte que tenham.
Nesse cenário, é preciso pensar em boas práticas de gestão. Basicamente, esse processo envolve a definição correta das funções do colaborador, a seleção e a capacitação para que ele exerça seu cargo, a análise dos perigos inerentes às atividades e a avaliação de quaisquer fatores que interfiram no bem-estar e na qualidade de vida no trabalho desse funcionário.
Por isso, algumas dicas podem ser seguidas para que se alcance a excelência na gestão. Confira algumas delas:
1. Indique a função exata de cada colaborador
Quando o colaborador tem bem definida qual é sua função e sua participação dentro da equipe, o trabalho é realizado de forma sinérgica, com todos trabalhando em prol de um objetivo comum.
2. Defina e implante um plano de cargos e salários
O plano de cargos e salários é uma ferramenta eficaz para estabelecer mecanismos de gerenciamento de pessoal. Esse documento ajuda a remunerar os colaboradores conforme os cargos e as responsabilidades que ocupam e também de acordo com os resultados que apresentam.
Outro benefício é o alinhamento das práticas salariais às exigências do mercado, ajustando-se a práticas já adotadas por outras empresas. É importante reforçar que o plano de cargos e salários deve ser condizente com os objetivos estratégicos da empresa e bastante claro para os funcionários — assim eles poderão saber até que ponto podem crescer profissionalmente e quais vantagens poderão obter.
3. Estimule a autonomia dos funcionários
O gestor de pessoas deve estar sempre presente para ajudar o colaborador quando necessário. Mas ele também deve estimular a autonomia dos funcionários e fazer com que eles assumam responsabilidades.
Essa atitude promove o cumprimento das metas, o alcance dos resultados e faz com que os funcionários mantenham-se mais motivados, reconhecendo seus lugares e importância no trabalho produtivo.
4. Forneça feedbacks
Essa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do colaborador. Por meio do feedback ele pode reconhecer seus pontos positivos e negativos, identificar o que precisa ser melhorado, quais são seus problemas comportamentais e saber o que a empresa espera dele. Vale a pena reforçar que o feedback deve ser feito com frequência e não focar somente nos pontos negativos, mas também no elogio aos positivos.
5. Implante um plano de carreira
O plano de carreira é um documento que apresenta o máximo que o colaborador pode atingir na empresa, indicando possíveis promoções de cargos, aumento de salários, crescimento de responsabilidades, transferências, aquisição de novas habilidades e outros conhecimentos, melhoria de vida, etc.
Ter um plano de carreira e oferecer cursos e capacitações que estimulem o funcionário a atingir esses objetivos aumenta sua motivação, além de também deixá-lo mais satisfeito com a possibilidade do futuro.
6. Considere as oportunidades de desenvolvimento dos funcionários
O cargo de gestor de pessoas requer que esse profissional esteja atento a diversos fatores, inclusive oportunidades de desenvolvimento da equipe. Isso auxilia o lado profissional dos funcionários, mas também a empresa, já que possíveis realocações de colaboradores podem ser realizadas. Por exemplo: um funcionário demonstra interesse em atuar em outra área.
Cabe ao gestor de pessoas analisar o perfil desse funcionário, verificar se ele tem as competências adequadas para o novo cargo e, então, oferecer a oportunidade. Se a migração não for possível nesse momento, o funcionário pode ser capacitado para adquirir os conhecimentos necessários.
7. Identifique fatores que afetam o clima organizacional
Um bom clima organizacional é fundamental para a produtividade e a satisfação dos funcionários. Como já falamos, colaboradores felizes trazem mais resultados positivos. Por isso, uma das boas práticas do gestor de pessoas é identificar fatores que afetam o clima organizacional, a qualidade de vida no trabalho, o bem-estar do colaborador ou até mesmo sua satisfação.
Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de clima, que identifica os fatores que estimulam ou desestimulam os colaboradores. A partir disso, é possível criar programas específicos para ajustar esses problemas, sempre levando em consideração as necessidades do empregado e as estratégias empresariais.
8. Adote práticas de incentivo
Incentivar os colaboradores por meio de práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo ajuda a alcançar as metas e é um mecanismo propulsor da motivação. É importante saber que quando os planos salariais estão alinhados ao plano de carreira a empresa indica que reconhece o esforço empregado pelo funcionário, incentivando a apresentação de contribuições significativas.
9. Saiba gerir com eficácia
As pessoas são as responsáveis por carregar as empresas para a frente. No entanto, para que isso aconteça, o gestor de pessoas precisa selecionar o profissional adequado para cada cargo.
Saber gerir com eficácia, portanto, é identificar as necessidades de pessoal, atrair, contratar, motivar, reter, avaliar a performance, remunerar, reconhecer o empenho e saber demitir sempre que necessário. Ou seja, é analisar o perfil de cada um, fornecer os recursos necessários para seu desenvolvimento e promover possibilidades de resultados.
10. Identifique barreiras na gestão
Mesmo quando uma empresa é bem gerida, podem aparecer obstáculos. Um deles, por exemplo, é a falta de profissionais qualificados. Apesar de isso realmente acontecer, muitas vezes os colaboradores estão simplesmente mal alocados, com talentos escondidos em algum cargo que não está muito adequado.
Identificar essas barreiras ajuda não somente a deixar o colaborador mais feliz, mas também permite que a empresa tenha resultados mais positivos. Assim, tanto o colaborador quanto a empresa saem ganhando.
A gestão focada nas pessoas é essencial para qualquer negócio e você deve ter percebido que a chave para o sucesso é apostar na valorização dos colaboradores. Isso conquista os funcionários e também aumenta a produtividade do seu negócio, independentemente do tamanho da empresa ou de ser ou não uma franquia.
É claro que você ainda vai encontrar algumas dificuldades pelo caminho, porque lidar com pessoas nem sempre é fácil. É preciso considerar os diferentes comportamentos e personalidades para chegar ao melhor resultado possível.
Seguindo as dicas que demos neste post, contudo, você com certeza terá um retorno melhor com os seus funcionários. Você já adota alguma dessas práticas de gestão de pessoas ou vai começar agora? Seja qual for a sua resposta, assine a nossa newsletter e conheça mais dicas para gerir bem o seu negócio!