Ser um empreendedor de sucesso é um conjunto de habilidades, comportamentos e hábitos. Muitas pessoas pensam que um empreendedor nasce empreendedor, mas sabe-se, hoje em dia, que algumas das características de um profissional que resolve administrar seu próprio negócio podem ser desenvolvidas com o tempo.
Antes de mais nada, quem deseja ser um empreendedor de sucesso precisa buscar informação constantemente. Esse é o pré-requisito mínimo para que seu negócio decole e se desenvolva no mercado. Precisa também desenvolver disciplina pessoal, financeira e de recursos. Por exemplo, um profissional à frente de uma organização não pode, de forma alguma, confundir dinheiro da empresa com o pessoal. Esse é um erro bem comum.
Esse post veio para mostrar quais são as principais características de um empreendedor de sucesso. Também vamos mostrar por que cada uma delas é de extrema importância para que o empreendimento colha frutos significativos e atinja suas metas — nem sempre financeiras.
E, para complementar, vamos contar um pouco da história dos maiores empreendedores brasileiros.
1. Ver lacunas que ninguém viu
Um empreendedor de sucesso vê nichos e oportunidades dentro do mercado que ninguém viu ainda. Ou seja, possui uma grande capacidade de se antecipar. Um bom empreendedor possui a capacidade de enxergar os sinais e avaliar o que vai acontecer.
Um bom exemplo de um empreendedor de sucesso é o criador de uma rede de fast food especializada em comida árabe, Antônio Alberto Saraiva. Em determinado momento da sua trajetória, o empresário foi tocado pelo espírito empreendedor e enxergou um investimento que traria muito lucro: oferecer a culinária árabe por um preço acessível a maior parte da população.
O Habib´s foi fundado nos anos 80, e Antônio Alberto Saraiva é conhecido por sua visão avançada de enxergar segmentos de mercado ainda inexplorados. Hoje, além do Habib’s, o empresário está à frente das redes Ragazzo, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat e Vox Line.
2. Ter iniciativa
Existe um ditado conhecido no mundo do empreendedorismo que diz: boa ideia até uma criança de cinco anos tem. A questão não é apenas pensar fora da caixa, e sim arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Ter iniciativa de colocar seus planos em prática é para poucos. Um deles é Luiz Seabra, o nome por detrás da Natura. A empresa é referência em produtos de maquiagens, perfumaria e cosméticos – uma das maiores do mundo no segmento. No entanto, antes de ser essa potência, a empresa começou em uma mini fábrica, com sete funcionários e um fusca, na Oscar Freire, em São Paulo.
A Natura fatura milhões de reais por mês com um conceito que alia beleza à sustentabilidade. No entanto, poderia não ser nada se Luiz Seabra não tivesse a iniciativa de apostar na ideia.
3. Persistir sempre
Dificuldades fazem parte da vida. Dentro do empreendedorismo então, é algo altamente frequente. Todos empreendedores de sucesso são resilientes, flexíveis e treinados para administrar os problemas que surgem. Um dos grandes exemplos dessa persistência é o empresário Abílio Diniz.
Em 1959, ele fundou o supermercado Pão de Açúcar – uma das maiores redes no país. Abílio é um persistente por natureza. Sofreu inúmeros contratempos junto com a economia brasileira, quando foi sequestrado e teve de fechar lojas e demitir mais de 20 mil funcionários. Porém, sua resiliência o fez seguir adiante e buscar soluções práticas no mercado, para que suas empresas continuassem a manter o progresso e a força de sempre.
4. Ter coragem para correr riscos
Quem não saber assumir riscos não saber o que é empreender. Correr risco é bem diferente de correr perigos. Assim como dissemos na introdução, apenas corre risco quem está desinformado. Quem tem as informações corretas, consegue tomar decisões mais complexas com um risco extremamente calculado.
Um dos exemplos é Salim Mattar, sócio-fundador da Localiza. Em uma palestra divertida, realizada no Day 01 da Endeavor, o empresário conta como assumiu riscos em toda a trajetória da companhia, como quando comprou uma nova frota, a internacionalizou e ainda abriu o capital para investidores externos. Todas os passos foram arriscados, mas Salim detinha as informações necessárias para saber que ia dar certo.
5. Saber planejar (mesmo com poucos recursos)
Tudo que Alexandre da Costa tinha eram 500 dólares e uma funcionária. Mesmo com isso em mãos, fundou no bairro da Casa Verde, em São Paulo, a empresa Cacau Show. Com apenas uma ideia, um produto e planejamento, Alexandre da Costa construiu uma marca que contribui para a economia brasileira, gerando lucros e empregos.
Quando começou, Alexandre tinha a visão de onde queria chegar e do que precisava fazer. Assim, criou um plano de ações onde conseguiu priorizar seu negócio. Planejou com eficiência o que precisava ser monitorado, corrigido e revisto. E, assim, avaliou as melhores alternativas para alcançar seus objetivos.
Hoje, Alexandre possui mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios, em praticamente todos os estados brasileiros. Produz empregos para muitas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolates do mundo atual. Possui inclusive um faturamento que alcança mais de 100 milhões de reais por ano.
6. Saber selecionar uma equipe confiável
Trabalho árduo, competência técnica e muita persistência. É um pouco complicado estar sozinho o tempo todo. Por isso, todo empreendedor de sucesso precisa saber delegar funções e, assim, encontrar e confiar em outras pessoas.
Para isso, é necessário saber selecionar uma equipe que o ajude. Ninguém faz sucesso sozinho. É importante buscar e confiar nas pessoas que possuam competências e preferências complementares.
Se por acaso você está pretendendo mudar de vida e investir no empreendedorismo, espero que este post tenha servido de inspiração. No entanto, lembre-se que antes de começar, você deve fazer um amplo estudo, analisando o seu mercado de atuação e observando a concorrência. E faça sempre um ótimo planejamento financeiro.
Assumir riscos, como foi dito, faz parte do empreendedorismo. Mas como dissemos, todos precisam ser sempre muito bem calculados. Boa sorte na sua empreitada!
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