Você já tem uma carreira consolidada — ou está iniciando o período de aposentadoria — e quer abrir um negócio próprio. Depois de passar anos economizando e acumulando experiência profissional, chegou o momento de realizar o seu sonho. Em suas pesquisas, você percebeu que a franquia é uma das melhores opções de negócios, mas não sabe muito bem quais são os motivos para investir em uma delas.
Nós estamos aqui para te explicar! Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, no primeiro trimestre de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,6%, sendo que o total faturado chegou a R$ 33,7 bilhões.
Só essas informações já demonstram que abrir uma franquia é um bom investimento, mas há muitas outras vantagens para esse tipo de empreendimento. Conheça, então, 8 motivos para ser um franqueado!
1. Custo-benefício
Qualquer ação a ser tomada em relação a possíveis investimentos deve considerar o custo-benefício. Ao abrir um negócio, o empreendedor também deve sempre pensar nos prós e nos contras do empreendimento, calculando possíveis riscos e vantagens.
No caso das franquias, a fórmula é bastante simples: suporte, conhecimento e apoio do franqueador trazem menos riscos e maiores chances de sucesso. Além desses fatores, algo muito importante que deve ser ponderado é o fato de que os produtos já foram conhecidos e testados pelo mercado. Ou seja, já existe uma clientela bem definida para o produto vendido.
2. Praticidade
Ao investir em franquia, o franqueado já tem acesso a uma série de documentos e conta com a estrutura empresarial e as estratégias de marketing da marca franqueadora. Ou seja, o empreendedor faz um investimento inicial e não precisa planejar muitas coisas — basta adequar a loja para o formato exigido pela franqueadora, adquirir os materiais, vestuário, suprimentos e materiais utilizados no empreendimento.
O franqueado recebe um plano de negócios, documento que apresenta possíveis fatores que podem impactar a franquia e, assim, tem mais praticidade e corre menos riscos do que normalmente correria com um novo projeto.
3. Marca consolidada
Abrir uma franquia significa investir em uma marca já consolidada no mercado. Esse fator ajuda a vender melhor os produtos e serviços graças à boa reputação da marca. No entanto, o franqueado também pode conquistar outras vantagens por trabalhar com uma marca consolidada.
Uma delas é conseguir descontos, empréstimos e financiamentos mais facilmente — eles também podem, inclusive, ser negociados com prazos maiores de pagamento. Por fim, o fato de a marca já ser reconhecida garante vantagem competitiva para o empreendedor, algo que demoraria muito tempo para ser conquistado começando o empreendimento a partir do zero.
4. Suporte da marca franqueadora
Qualquer início de empreendimento apresenta desafios e dificuldades. No entanto, as franquias têm o benefício de contar com o suporte da marca franqueadora — e esse é um dos grandes motivos para investir no segmento de franchising.
Fora os elementos mais citados (como o recebimento do formato da estrutura, do plano de negócios etc.), o franqueador também oferece treinamentos, possui um centro de distribuição com uma logística bem definida, além de produtos testados e consolidados.
Além disso, quem pensa em novos produtos e faz as ações de marketing é a marca franqueadora, e não o franqueado.
5. Economia de escala
Como já foi mencionado anteriormente, há diversos elementos com os quais o franqueado não precisa se preocupar. Isso ocorre porque o segmento de franchising trabalha com o conceito de economia de escala. Ou seja, os franqueados pagam uma taxa mensal e neste valor estão incluídos alguns custos, como aqueles relativos à propaganda.
Outra vantagem relativa à economia de escala é o preço mais barato na compra de produtos, insumos e equipamentos, já que eles são adquiridos por meio de uma central de distribuição da própria marca.
6. Retorno em menos tempo
As franquias têm características que fazem com que o retorno ocorra no prazo médio de 24 a 36 meses, sendo que a rentabilidade média por ano é de 23%, 5 pontos percentuais a mais do que nos modelos de negócios tradicionais.
Esse resultado positivo é originário de dois fatores: suporte da marca franqueadora e produtos já conhecidos no mercado. O franqueador pode, inclusive, fornecer indicações do melhor local para implantação do estabelecimento do franqueado, além de produtos e serviços reconhecidos, o que assegura a confiança do consumidor.
Nesse sentido, é importante ressaltar que o prazo efetivo de retorno varia conforme as características da unidade e da própria marca. Por exemplo, o segmento de alimentação costuma apresentar bons resultados no franchising, tendo crescido 9,4% em 2015 quando comparado a 2014, segundo a ABF. Ou seja, as franquias de produtos alimentícios são apostas certeiras.
7. Taxa de sobrevivência
Sabe-se que um dos receios dos empreendedores é assegurar que seu negócio sobreviva às intempéries do mercado. No Brasil, apenas 47,5% das empresas abertas continuam funcionando após quatro anos no mercado. No entanto, as franquias têm taxa maior de sobrevivência.
De acordo com pesquisa da Rizzo Franchise, as franquias têm mortalidade de apenas 3% no primeiro ano de existência, frente a 26% dos negócios de varejo e 23% das pequenas empresas.
O resultado positivo se deve à consolidação da marca franqueadora, porque só inicia o sistema de franquia uma empresa que já seja reconhecida pelo mercado. Além disso, por ter que seguir as regras do franchising, o franqueado precisa cumprir requisitos mínimos para o funcionamento do negócio, o que garante um bom atendimento, produtos de qualidade e colaboradores bem treinados e preparados para atender os clientes.
8. Desenvolvimento de produtos
Uma das preocupações de quem tem um negócio próprio é com o mix de produtos, ou seja, a diversidade oferecida aos clientes. No caso dos franqueados, não existe essa preocupação, já que o desenvolvimento de novos produtos é uma tarefa da marca franqueadora.
Os custos com essa atividade são distribuídos entre todos os franqueados e incluída na taxa cobrada mensalmente. A vantagem é ter sempre produtos qualificados e contar com uma equipe de pesquisa e desenvolvimento sem precisar fazer grandes investimentos.
Viu como existem diversos motivos para investir em uma franquia? Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso e ainda precisa esclarecer alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!