Rede de franquias: tire suas dúvidas sobre esse modelo de negócio

O modelo de negócios de franquias já é reconhecido como um dos mais seguros e estáveis do mercado. Além de oferecer uma série de opções de segmentos, ter o reconhecimento da marca pelo cliente e dar suporte aos empresários que estão começando, as franquias oferecem uma série de outras vantagens.

Mas como funciona uma rede de franquias na prática? A seguir tiramos todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio:

Como funciona uma rede de franquias?

Nesse modelo de negócio, um franqueador monta uma rede de franquias para o seu negócio, em que a marca, os processos e o produto são replicados em diferentes regiões. Ele vende esse pacote a potenciais empresários, que compram o direito de uso da marca e de revenda do produto em suas unidades.

No contrato entre franqueador e franqueado constam as responsabilidades de cada um, sendo a do primeiro de apoiar o segundo para que o negócio seja bem-sucedido, da mesma forma que o segundo deve se dedicar para que o fortalecimento da marca em sua região.

Quais as vantagens para o franqueado?

Principalmente para empresários de primeira viagem, a franquia oferece estabilidade e segurança. Isso porque, geralmente, são marcas já reconhecidas no mercado, com menor risco de implementação e já com um modelo de negócio pronto, com estratégias de mercado e métodos estabelecidos para compra, produção e venda dos produtos e serviços. Para quem nunca teve um negócio próprio, saber por onde começar e poder contar com o suporte do franqueador ao abrir a empresa é uma segurança e tanto.

Isso inclui ajuda na escolha do ponto de venda, na montagem da loja, na contratação de mão de obra qualificada, nos treinamentos de equipe, no contato com fornecedores e, claro, no controle da qualidade do produto ofertado ao cliente.

Que tipo de segmento devo escolher?

A escolha do tipo de loja que você vai abrir depende do seu perfil. Se você já tem experiência no varejo, por exemplo, pode ser mais interessante abrir uma loja de roupas. Agora, se você tem mais aptidão para o ramo alimentício, pode escolher uma lanchonete ou restaurante. Também influenciam nessa escolha o recurso que você pode despender, as franquias disponíveis na área em que você pretende abrir seu negócio, entre outros fatores. Independentemente da escolha final, pesquise bem antes de tomar a decisão.

Se você optar pelo ramo alimentício, por exemplo, saiba que 57% dos restaurantes das praças de alimentação dos shoppings brasileiros são franquias, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Qual marca escolher?

Uma vez que você sabe que tipo de loja pretende abrir, é hora de pesquisar as marcas disponíveis para montar sua franquia. Ao entrar em contato com o franqueador, é importante descobrir algumas informações sobre a marca, como:

  • Há quanto tempo ela existe e há quanto tempo vende franquias?
  • Que tipo de suporte dá aos franqueados?
  • Já houve casos de franquias fechadas? Por quê?
  • Qual a projeção de vendas em um ano?
  • Qual o perfil ideal de franqueados? Você se encaixa nele?
  • Quem é a concorrência? Qual o posicionamento da marca com a concorrência?
  • Existe apoio na escolha do ponto?
  • Como é feito o treinamento? Dura quanto tempo?
  • Os produtos têm variação ou são todos iguais, independentemente da região?
  • O preço é sempre definido pelo franqueador?
  • Qual o valor do investimento, incluindo todos os gastos para abertura?
  • Quais os valores de receitas e despesas líquidas em média?
  • Em que situações posso rescindir unilateralmente o contrato?
  • Qual o perfil dos consumidores?

Como ter certeza?

Um bom franqueador é aquele que sana todas as dúvidas de seu potencial franqueado antes mesmo de ele fechar negócio. A ideia é dar segurança e apoio e, por isso, é importante ficar atento ao comportamento do franqueador antes de assinar o contrato. Quem demonstra muita ansiedade e pressiona o empreendedor a tomar logo uma decisão, está dando maus sinais logo de cara.

Outro ponto importante é saber se a rede segue as normas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), além da legislação própria desse tipo de negócio.

Terei meu próprio CNPJ?

Diferentemente do que pensam muitas pessoas, quem abre uma franquia também é um empreendedor. Afinal, tem todas as responsabilidades do empresário tradicional, desde a abertura do negócio até a entrega final de produtos ao cliente, busca pelo crescimento constante, etc.

Apesar de ter uma relação muitas vezes de dependência com o franqueador, a empresa no modelo de franquia tem seu próprio CNPJ e o franqueado tem independência jurídica e financeira. Ou seja, as operações financeiras da franquia serão de responsabilidade do empresário e não do franqueador.

O que são as taxas de royalties?

Royalties são o direito do franqueado de usar a marca do franqueador. Sem o pagamento dessa taxa, em geral, fica impossível firmar contrato de franquia. É como se fosse o valor pago pelo empreendedor para ter direito de usar toda a infraestrutura técnica da rede (o suporte do franqueador, os programas de computador, os treinamentos dos funcionários, processos de seleção, etc). Sem a taxa de royalties, nada disso acontece.

Terei liberdade para divulgar a loja?

A questão do marketing depende muito da franquia escolhida. Cada uma tem suas próprias regras de divulgação do negócio, que podem ficar totalmente na mão do franqueador ou não. De qualquer forma, tenha em mente que o esforço de marketing é menor nas franquias do que em negócios independentes, já que a marca já é conhecida pelos clientes. Escolhendo uma franquia já consolidada no mercado, o franqueador só precisa saber gerenciar o negócio de acordo com as premissas da franquia para conquistar o mercado local.

Se mesmo com todas essas informações sobre como funciona uma rede de franquias você ainda tiver dúvidas antes de fechar um contrato, consulte profissionais mais experientes no ramo, que possam de te auxiliar. Afinal, mesmo envolvendo menos riscos, as franquias ainda exigem que o dono do negócio tenha conhecimento do mercado, do público e, principalmente, que se empenhe para que a empresa tenha sucesso.

E você? Já pensou em abrir uma franquia? Que negócio escolheria? Conte pra gente nos comentários. Vamos adorar saber mais e, quem sabe, te ajudar!