8 erros na gestão de negócios que podem destruir seu empreendimento

8 erros na gestão de negócios que podem destruir seu empreendimento

Realizar a gestão de negócios não é mesmo uma tarefa simples. Na verdade, se trata de algo extremamente complexo, que faz com que os empreendedores enfrentem uma série de desafios e as mais diversas dificuldades. Não saber administrar de forma correta um empreendimento é o caminho certo para a ruína. Quando feito de forma errônea, ou quando se comete erros administrativos, o controle financeiro pode ser definitivo para as contas da empresa, prejudicando o saldo bancário e, até mesmo, levando a companhia à falência. Por Continue lendo

Posicionamento de mercado: entenda a importância dessa estratégia

Posicionamento de mercado: entenda a importância dessa estratégia

Em poucas palavras, posicionamento de mercado diz respeito ao lugar que uma marca ocupa na mente do seu cliente, tornando-o diferente dos seus concorrentes. Essa estratégia foi elaborada depois que os agentes de marketing perceberam que, para escolher um produto, o consumidor automaticamente cria um ranking, no qual certas marcas ocupam um lugar de destaque. De acordo com pesquisas neurocientíficas mais recentes, quando selecionamos uma palavra na nossa mente, os circuitos cerebrais deixam mais próximo da memória os demais conceitos relacionados àquele tema. Desse modo, quando pensamos em Continue lendo

7 ferramentas para o planejamento estratégico de uma empresa

7 ferramentas para o planejamento estratégico de uma empresa

Planejamento é o processo de desenvolvimento de metas e objetivos, bem como as estratégias que serão utilizadas para alcançá-las. Ele é responsável por indicar a direção e serve como um guia a ser seguido pelos gestores. Mas, todo esse processo pode ser complicado se for realizado sem ajuda. Por isso, trazemos neste post 7 ferramentas para o planejamento estratégico que você deve usar. Quer reduzir o índice de risco do negócio? Então, continue lendo! 1. Missão, visão e valores O elemento-chave para iniciar um bom Continue lendo

Pesquisa de mercado: 6 razões para fazer antes de abrir um negócio

Pesquisa de mercado: 6 razões para fazer antes de abrir um negócio

Realizar uma pesquisa de mercado é um dos primeiros passos para quem deseja abrir um negócio. Afinal, seja como empresário individual ou como franqueado, conhecer o mercado a fundo é essencial para o sucesso do novo empreendimento. Mas você sabe o porquê disso? De fato, apesar de muito se ouvir acerca da grande importância de se realizar esse estudo detalhado, muitos empreendedores ainda desconhecem a maioria dos benefícios que essa prática proporciona ao seu negócio. Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você Continue lendo

4 estratégias para ganhar clientes e vender mais na crise

4 estratégias para ganhar clientes e vender mais na crise

A chegada da crise muda substancialmente o comportamento dos consumidores e das empresas. Com isso, o caminho de ambos pode divergir e ocorrer um distanciamento muito grande da empresa em relação à sua clientela. Para evitar que isso aconteça, é preciso entender todo o processo: Comportamento do Consumidor Em tempos de crise, o comportamento do consumidor se modifica em relação aos períodos de aquecimento da economia. Então, ele assume as seguintes características: Inseguro: teme que seu orçamento possa ser comprometido caso se endivide mais. Sem Continue lendo

Como saber se eu tenho perfil empreendedor?

Como saber se eu tenho perfil empreendedor?

Existem várias formas de se tentar definir o que é um empreendedor. Talvez a mais simples seja a que diz que empreendedor é aquela pessoa que enxerga uma oportunidade e toma a iniciativa para transformá-la em algo que impacte a sua vida e a de outras pessoas. Empreender é construir uma visão para um projeto e trabalhar diariamente para chegar lá. Seja criando uma nova empresa do zero ou um novo departamento como funcionário de uma empresa, seja abrindo uma franquia, o empreendedor é a Continue lendo

O que eu preciso fazer para comprar uma franquia?

O que eu preciso fazer para comprar uma franquia?

O mercado de franquias está em alta há algum tempo! Apesar da crise, a receita do setor apresentou crescimento de 7,6% no primeiro trimestre de 2016, se comparado com o ano anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). A grande verdade é que a tendência de crescimento em 2017 seja ainda maior, ou seja, muitos estão com planos de empreender nesse setor durante o ano. Contudo, para comprar uma franquia é preciso analisar alguns pontos a fim de não haver qualquer problema no meio do caminho.  Investir nesse Continue lendo

Plano de marketing: o passo a passo para montar a estratégia

Plano de marketing: o passo a passo para montar a estratégia

No processo de criação de uma empresa, alguns elementos são essenciais para que seja possível definir com precisão os rumos que o negócio seguirá e quais são as metas que o empreendedor almeja alcançar. Um desses elementos é o plano de marketing. Neste artigo — que preparamos para todos aqueles que desejam começar 2017 transformando o sonho de empreender em uma realidade — será possível entender melhor o papel que o plano de marketing desempenha no desenvolvimento de uma empresa e quais são os passos Continue lendo

4 dicas para analisar o mercado antes de investir em uma franquia

4 dicas para analisar o mercado antes de investir em uma franquia

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente no primeiro trimestre de 2016, o setor de franquias cresceu 7,6%. Essas informações mostram que o setor está contornando a crise econômica do país. Contudo, antes de optar por abrir uma franquia, o empreendedor deve analisar o mercado para investir seu dinheiro no negócio. Mesmo se tratando de um setor que não pára de crescer, se não for feita uma análise do mercado, o empreendedor corre o risco de fazer um investimento alto e não ter o Continue lendo

8 tendências de mercado para impulsionar um negócio

8 tendências de mercado para impulsionar um negócio

A crise política e econômica do país gerou dúvidas para muitos empreendedores com relação ao futuro de seus negócios e investimentos. Claro que o momento é de cautela e maior dedicação, mas isso não quer dizer que não existam ótimas oportunidades surgindo para impulsionar um negócio. Algumas tendências de modelos de negócios, estratégias e metodologias devem ganhar força no próximo ano, garantindo uma revolução no mundo business. Quem estiver por dentro dessas novidades deverá colher bons frutos e promover um desenvolvimento sustentável dos investimentos e empresas. Ficou Continue lendo