Conheça os 6 principais tipos de franquia e saiba como escolher

Seja pela possibilidade de contar com a estabilidade de um nome já reconhecido no mercado ou mesmo pela vantagem de poder dispor do suporte e do conhecimento do franqueador, o fato é que o modelo de franquias continua sendo um dos mais buscados por brasileiros interessados em ter seu próprio empreendimento.

O movimento é justificável. Para se ter uma ideia, o setor cresceu mais de 8% em 2015, mesmo diante do aprofundamento da crise econômica pela qual passou o país. Diante disso, nós preparamos um post para você que tem interesse em abrir seu próprio negócio, mas não sabe quais dos tipos de franquia é mais adequado para o seu perfil empreendedor.

Além disso, separamos algumas dicas sobre os segmentos mais em alta do mercado. Confira!

O que levar em conta na hora de escolher seu modelo de franquia

Do ponto de vista do segmento do negócio, o mais importante na hora de escolher sua franquia é investir em algo que você tenha real interesse e algum conhecimento a respeito. Do contrário, o risco de frustração e até mesmo de insucesso com a atividade acaba se tornando alto. Opte por um setor pelo qual você sinta identificação e no qual pense que poderá se dedicar com afinco.

Além disso, é fundamental que o empreendedor possua — ou trate de desenvolver — boas noções de gestão de pessoas, finanças e marketing, afinal, apesar de poder contar com a chancela e com o suporte do franqueador, uma franquia é um negócio complexo e, como qualquer empreendimento, cheio de desafios a serem vencidos.

Por fim, não deixe de pesquisar informações sobre o funcionamento dos principais modelos de franquia que existem no país. Fazer isso vai contribuir para uma escolha coerente com suas expectativas pessoais e perfil administrativo.

Os tipos de franquia mais em alta no país

Se você é um dos que têm dúvidas sobre qual dos tipos de franquia escolher, veja essa lista que preparamos e esclareça todos os seus questionamentos:

Franquia Unitária

A Franquia Unitária é aquela em que o franqueado ganha o direito para abertura de uma unidade de determinada marca, de acordo com local pré-estabelecido pelo franqueador. Para visualizar melhor esse modelo de franquia, pense em um estabelecimento localizado em um centro comercial ou shopping center, por exemplo.

Franquia Master

As Franquias Master costumam ser muito utilizadas por marcas com planos de expansão ou internacionalização, visto que, nesse modelo, o franqueado tem o poder de abertura e terceirização das unidades de uma franquia em uma determinada região, recebendo, para tanto, um percentual dos royalties e das taxas de franquia.

Franquia Shop in Shop

Vamos supor que você já tem seu ponto comercial, mas deseja ampliar seus ganhos investindo em outro ramo. Neste caso, você poderia optar por uma franquia Shop in Shop, modelo no qual o franqueado incorpora uma marca de segmento distinto dentro de seu próprio espaço comercial.

Franquia Individual

A principal característica da Franquia Individual é o caráter de exclusividade, ou seja, quando um franqueado opta por este modelo, ele não pode compartilhar o espaço do estabelecimento com outra franquia.

Franquia de Desenvolvimento

De modo semelhante às Franquias Master, nas Franquias de Desenvolvimento de área, o franqueado recebe o direito de explorar uma determinada região visando o crescimento da franquia. Nesse sentido, ele poderá abrir mais de uma unidade naquela mesma região durante determinado período de tempo.

Além disso, ele também poderá vender unidades da franquia, sobre as quais terá ganhos em royalties e taxas. A gestão dos contratos e formalização da franquia, entretanto, é feita sempre com o franqueador.

Microfranquia

Por fim, a Microfranquia é um dos tipos mais procurados por aqueles que desejam iniciar uma vida empreendedora, mas não possuem um capital inicial alto para investimentos. São consideradas Microfranquias as marcas que necessitam de investimento inicial de no máximo R$ 80 mil.

A rigor, o custo operacional desses empreendimentos também é enxuto, podendo inclusive ser gerido pelo franqueado a partir de sua residência (home based).

Algumas tendências do mercado de franquias

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de franquias existentes no país, vale a pena estudar as peculiaridades deste mercado e ver quais são as tendências mais interessantes para investir e, consequentemente, ter mais chances de sucesso nesse universo.

Conforme explicamos, o segmento de franquias apresentou bons índices de crescimento em 2015, atingindo um crescimento superior a R$ 139 bilhões. Nós selecionamos algumas informações sobre três setores que contribuíram bastante para esse crescimento:

Franquias de acessórios pessoais e calçados

O nicho de acessórios pessoais e calçados é amplo e envolve empresas que comercializam desde peças como óculos, carteiras, bolsas e relógios, até lojas especializadas, como as de calçados femininos, por exemplo.

Esse segmento está no topo de nossa lista porque alavancou o setor de franquias em 2015, alcançando um crescimento de mais de 12%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Franquias de hotelaria e turismo

Outro setor que apresentou excelente taxa de crescimento, no ano passado, foi o de hotelaria e turismo. As franquias deste segmento tiveram um crescimento de 9% e muito disso se explica pela possibilidade de investimento nas microfranquias.

Diversos franqueadores do setor, como agências de turismo, por exemplo, oferecem a possibilidade de que o franqueado abra uma unidade home based, com custos significativamente reduzidos, fato esse que atrai pequenos investidores e pessoas interessadas em obter uma renda extra.

Franquias de alimentação

Por fim, o setor de alimentação é um segmento sempre muito procurado devido à sua boa capacidade de resiliência diante das variações do mercado. Com todas as dificuldades que o cenário econômico — tanto interno quanto externo — apresentou para o ambiente de negócios brasileiro, ainda assim as franquias do segmento de alimentação conseguiram chegar a um índice de crescimento de 8,9%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Nada mal, certo?

E então, gostou do artigo de hoje? Está pensando em empreender? Qual dos tipos de franquia achou mais interessante? Não deixe de comentar e contar para nós. Sua participação é sempre muito importante!