Existem várias formas de se tentar definir o que é um empreendedor. Talvez a mais simples seja a que diz que empreendedor é aquela pessoa que enxerga uma oportunidade e toma a iniciativa para transformá-la em algo que impacte a sua vida e a de outras pessoas.
Empreender é construir uma visão para um projeto e trabalhar diariamente para chegar lá. Seja criando uma nova empresa do zero ou um novo departamento como funcionário de uma empresa, seja abrindo uma franquia, o empreendedor é a pessoa que tira as coisas da inércia e faz acontecer.
Dessa forma, podemos, em algum momento, pensar “Como saber se eu tenho perfil empreendedor?”. Para ajudar a descobrir, listamos abaixo sete características desse perfil. Acompanhe conosco!
1. Ter facilidade com tecnologias
O empreendedor deve ser uma pessoa antenada e disposta a aprender coisas novas. Para ter sucesso, é preciso conhecer o que está acontecendo hoje e — o mais importante — conseguir trazer essas tendências para a sua realidade.
As novas tecnologias têm papel fundamental na produtividade e em como o público enxerga a marca, devendo ser usadas para aumentar a produtividade e o alcance do negócio.
Assim, softwares como ERPs podem dar uma visão ampla do negócio desde como está o estoque até a sua carteira de clientes, e as mídias sociais podem ser instrumentos poderosos para captação de novos clientes e manutenção dos atuais.
2. Ser bom com pessoas
Empreender é, principalmente, lidar com pessoas. É preciso investir tempo e ser bom em criar relacionamentos duradouros com clientes, fornecedores e funcionários. O empreendedor deve ser fonte de motivação, e o seu discurso deve ser capaz de unir o time em busca do seu ideal.
Bons times criam grandes negócios, e o empreendedor deve ser um agregador, sabendo identificar o melhor em cada membro para criar um time que faça a diferença. Para isso, deve-se usar muito a empatia e trabalhar com sinceridade, para que todos saibam que pode-se contar com o líder tanto para os momentos bons, quanto para os momentos mais difíceis.
3. Ter visão gerencial
Além de ter a ideia e de conseguir fazer uma boa leitura do mercado para enxergar as melhores oportunidades, o empreendedor deve ter uma boa visão gerencial do seu negócio. É preciso saber como transformar objetivos em planos de ação concretos e saber quais ferramentas e indicadores utilizar para acompanhar os resultados.
Muitas vezes, é necessário conhecer um pouco sobre várias áreas: marketing, recursos humanos, finanças e vendas, por exemplo. A visão gerencial é o que torna o negócio viável. A vantagem é que essa é uma característica que pode (e deve) ser estudada e aprendida.
Hoje, não faltam recursos para ajudar nesse aprendizado, e basta um pouco de dedicação para informar-se mais sobre os mais diversos assuntos da administração de empresas.
4. Ser motivado
O empreendedor é, naturalmente, uma pessoa motivada e positiva. É ele quem traz para o time a energia necessária para que todos concluam suas atividades no prazo necessário e da forma correta. A motivação pode vir por meio de uma palavra de apoio, de uma recomendação de leitura ou simplesmente de um sorriso em um momento difícil.
Para quem tem perfil empreendedor, toda manhã é uma oportunidade de chegar mais perto do seu objetivo, e nada pode desviá-lo de seu percurso. Claro que, como qualquer pessoa, o empreendedor também tem seus momentos mais complicados. O que o difere dos outros tipos de pessoa é a forma como ele lida com isso.
Não trazer problemas pessoais para o trabalho é uma verdade ainda maior para quem tem uma empresa, já que um dia ruim para uma pessoa nessa posição pode refletir em um dia ruim para toda a equipe.
5. Ser versátil
Ter um negócio significa vestir vários chapéus ao longo do dia e fazer tudo o que for necessário para que o cliente seja atendido. Não importa se você é formado em contabilidade e é bom com números: em algum momento do dia, será necessário ir para o balcão vender, negociar uma compra ou ir para a cozinha finalizar alguma receita.
Quem empreende precisa estar disposto a fazer um pouco de tudo e aprender muitas coisas novas. Aliás, muitas vezes é esse dinamismo e a certeza de que nenhum dia será igual ao outro que atrai pessoas para terem seus próprios negócios.
6. Ter tolerância ao risco
Ter uma empresa é muito diferente de ter a carteira assinada e trabalhar das 8 h às 18 h em uma firma. Qualquer pessoa que comece um negócio precisa entender que sempre há um risco envolvido, mesmo em opções mais seguras, como franquias. Ter uma certa tolerância ao risco é fundamental para fazer uma empresa crescer, já que o medo pode impedir passos mais arrojados ou até limitar investimentos em cenários de mais incerteza.
Claro que é fundamental que os riscos sejam calculados e pensados, e é esse discernimento que difere empresas que crescem das empresas que acabam não evoluindo nem rendendo os frutos planejados.
7. Ser criativo
Empreender é estar sempre pensando em coisas novas e em diferentes maneiras de se fazer alguma coisa. Um dia, você está pensando em como reduzir os custos em determinada área; em outro, está tentando bolar uma campanha para atrair mais clientes naquela data especial.
Pensar “fora da caixa” é uma característica importante daqueles que têm sucesso com seus empreendimentos, já que os negócios não vêm com um manual de instrução para ser seguido diariamente.
O que você acha das características apresentadas acima? Consegue se enxergar em cada uma delas? Caso você acredite que tenha um perfil empreendedor, saiba que uma das melhores alternativas para começar nesse mundo é investir em uma franquia.
As franquias, por natureza, são projetos e negócios já testados ao longo do tempo com muitas empresas e muitos negócios, o que diminui significativamente o risco. Além disso, formam uma rede importante para a troca de experiências e de aprendizados. Grandes redes já consolidadas trazem ainda muitas vantagens, como treinamentos de alta qualidade, tecnologias próprias e melhores negociações com fornecedores.
E aí, o que você achou deste post? Gostou? Conte para a gente nos comentários!