8 passos importantes antes de abrir uma franquia

Antes de abrir uma franquia, é fundamental ter alguns cuidados que vão desde a seleção da melhor empresa até o planejamento sobre a atuação do negócio. Esse tipo de cuidado preventivo permite que o negócio tenha mais chances de sucesso e também evita que você caia em enrascadas e franquias pouco rentáveis.

Para isso, é preciso fazer uma espécie de levantamento de mercado e levar em consideração pontos que são totalmente cruciais para o sucesso. Depois de realizar essa análise, vai ficar mais fácil entender se a franquia desejada é, realmente, a melhor para você.

Veja a seguir 8 passos importantes antes de abrir uma franquia e saiba como se preparar corretamente.

1. Conhecer quais são os valores da empresa

Abrir uma franquia é um passo que exige total alinhamento com a empresa franqueadora. Isso porque se os valores entre franqueado e franqueadora forem diferentes, quem sai perdendo é o negócio.

Antes da abertura, é relevante compreender quais são os valores transmitidos pela empresa, como ela atua no mercado, qual é o seu posicionamento e o que você, como franqueado, vai precisar fazer para se adequar a essa rede.

Ter esse tipo de cuidado é especialmente importante porque algumas franqueadoras são bem rígidas ao estabelecer seus valores e ao exigir que os seus franqueados sigam todos esses pontos.

2. Buscar opiniões dos clientes

Quanto melhor for a imagem da franquia junto aos clientes, maiores são as suas chances de sucesso, já que você terá um negócio com bom reconhecimento e reputação por parte do mercado de interesse.

Dessa forma, vale a pena buscar as opiniões dos clientes para tentar entender o que eles pensam sobre a marca. Se há muitos consumidores reclamando da rede como um todo, existe o indício de que pelo menos um processo está falhando, o que pode causar complicações para a sua atuação.

Também vale a pena fazer um levantamento de mercado com o público da sua região de interesse. Caso ele demonstre que conhece a marca e mostra interesse em ter o serviço ou produto a ser oferecido, trata-se de uma ótima oportunidade de mercado.

3. Conversar com outros franqueados

Nem tudo que diz respeito ao funcionamento e ao sucesso de uma franquia chega ou é percebido pelo público. É perfeitamente possível que os clientes estejam muito satisfeitos com uma franquia, mas que os franqueados passem por situações pouco desejáveis, como a falta de treinamento ou suporte da empresa franqueadora.

Para evitar que esse tipo de problema faça parte da realidade da sua atuação de mercado, o ideal é conversar com outros franqueados e, principalmente, ex-franqueados. Eles podem dar a você uma visão completa e honesta sobre como é trabalhar com a empresa franqueadora e quais são os principais desafios encontrados.

4. Estudar o mercado da franquia

Não menos importante, você deve entender como anda o mercado no qual a franquia está inserida. Fazer essa avaliação antes de se tornar um franqueado é importante porque permite que você reconheça ameaças e oportunidades, além de conseguir se preparar melhor para ter sucesso no mercado.

Vale a pena, inclusive, analisar concorrentes na área de atuação, conhecer os números da franqueadora e entender qual é o desempenho de negócios do ramo da franquia no local onde você pretende atuar.

5. Considerar o investimento inicial

Também não dá para desconsiderar um fator importante: o investimento inicial que é exigido para que você possa ter o negócio funcionando corretamente. Além de ser necessário pensar em custos com a estrutura e com a contratação de funcionários, deve-se levar em conta o investimento que é pago à franqueadora.

Reconhecer essa necessidade é fundamental porque não ter o dinheiro necessário para o investimento inicial pode fazer com que a sua franquia já comece envolvida em dívidas.

Por isso, o ideal é reconhecer o quanto você tem disponível e o quanto pode conseguir sem comprometer a situação financeira de maneira perigosa. Com isso em mente, você consegue fazer um planejamento financeiro mais adequado para a franquia.

6. Analisar o contrato com cuidado

Depois que o interessado em se tornar um franqueado faz o primeiro contato, a franqueadora envia a chamada Circular de Oferta de Franquia (COF), que funciona como uma espécie de contrato.

Nesse documento, estão contidos todos os dados referentes à franquia, suas condições, regras, direitos e deveres. Analisar com cuidado esse material é, portanto, imprescindível antes da abertura.

Caso tenha qualquer dúvida ou questionamento, é importante debater com a franqueadora até que você esteja plenamente ciente e de acordo com tudo o que está apresentado.

7. Pensar no local de abertura da franquia

Com a análise do contrato tendo sido positiva e concluída com sucesso, deve-se partir para pensar no local de abertura da franquia. Essa decisão depende de uma conjunção de fatores, que vão desde atingir o público-alvo de interesse até conter a estrutura adequada para o empreendimento.

Outra coisa a ser considerada nesse momento é justamente o valor para abertura do local. Dependendo da situação, o aluguel mais caro, como em um shopping, pode comprometer a rentabilidade do negócio.

Da mesma forma, um local com pouco movimento ou que não seja adequado para o público de interesse pode resultar em baixo movimento. Assim, é importante ficar de olho nessas questões para selecionar o local mais adequado.

8. Regularizar toda a situação legal

Não é porque se trata de uma franquia que o negócio não precisa ser regularizado. Assim como qualquer outra empresa, é preciso ser devidamente registrado, ter CNPJ e ter enquadramento fiscal correto, por exemplo.

Além disso, há outras questões envolvendo os alvarás e licenças, como o que é concedido pela Vigilância Sanitária no caso de algumas atividades, como de alimentos.

Todas essas questões devem estar plenamente resolvidas antes da abertura do negócio, já que isso evita problemas com a fiscalização e oferece mais segurança para quem compra e para quem vende.

Ao colocar em prática esses passos antes de abrir uma franquia, você garante que fará a melhor escolha para entrar no mercado, favorecendo o seu investimento e os seus resultados.

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