Planejamento é o processo de desenvolvimento de metas e objetivos, bem como as estratégias que serão utilizadas para alcançá-las. Ele é responsável por indicar a direção e serve como um guia a ser seguido pelos gestores.
Mas, todo esse processo pode ser complicado se for realizado sem ajuda. Por isso, trazemos neste post 7 ferramentas para o planejamento estratégico que você deve usar.
Quer reduzir o índice de risco do negócio? Então, continue lendo!
1. Missão, visão e valores
O elemento-chave para iniciar um bom planejamento estratégico é definir a missão, visão e valores do negócio. Veja como fazer:
- Missão: é a razão da existência da sua empresa;
- Visão: é o que pretende se tornar no futuro;
- Valores: é o conjunto de princípios e crenças que formam a cultura da empresa.
Essas definições formarão a identidade do negócio e darão uma direção para manter o foco no planejamento.
2. Análise SWOT
A análise SWOT (Strengths – Forças, Weaknesses – Fraquezas, Opportunities – Oportunidades, Threats – Ameaças) é um método bastante eficaz e utilizado por muitos gestores para analisar o potencial que a empresa tem, bem como os riscos que assumirá.
- Forças: são pontos fortes internos. Inclui a capacidade e recursos que permitem a empresa oferecer valor e gerar vantagem competitiva;
- Fraquezas: são questões que limitam a capacidade da empresa de explorar seus pontos fortes;
- Oportunidades: chance de melhorar a sua força competitiva explorando as oportunidades que surgem, interna e externamente;
- Ameaças: podem vir das organizações concorrentes, mudanças na legislação que afetem o segmento da empresa ou outros fatores externos e internos que representem riscos e barreiras a continuidade do negócio.
3. Matriz BCG
A matriz BCG é um estudo que compõe a lista das melhores ferramentas para o planejamento estratégico. É usada para comparar o portfólio de marcas e produtos da empresa com relação ao potencial de crescimento da demanda.
Os produtos e serviços são retratados em uma coluna horizontal e a velocidade de crescimento da demanda na vertical.
É ideal para medir o potencial de crescimento e participação de mercado que a empresa tem, considerando a taxa de crescimento do mercado. Além de avaliar o potencial do portfólio de marcas, estratégias de investimentos em novas áreas podem ser adicionadas, de acordo com as oportunidades identificadas.
4. Técnica SMART
A técnica SMART (Specific – Esécífico, Measurable – Mensurável, Attainable – Atingível, Realistic – Realístico, Time based – Tempo) é uma estrutura de melhores práticas para estabelecer e alcançar metas.
Pode ser utilizada para avaliar desempenhos e torna-se uma grande aliada na hora de definir metas mais claras e exatas.
Específico: seu objetivo tem que ser o mais específico possível. Por exemplo, ter lucro este mês não é uma meta específica. Mas se você considerar o histórico e definir quanto de lucro pode ter no mês, um número será uma meta específica;
Mensurável: você tem que ser capaz de medir o seu progresso. Monitore os resultados, corrija falhas e mantenha a empresa sempre no rumo certo;
Atingível: defina uma meta que pode alcançar com segurança e sem grandes esforços. Para isso, baseie-se no seu histórico de registros e projete os resultados futuros considerando períodos sazonais e outros fatores;
Realista: não ignore os fatores externos e os riscos que ameaçam os resultados da empresa. Assim, terá um planejamento mais realista e livre de decepções;
Limite de tempo: estabeleça um prazo para seus objetivos. Por exemplo: em quanto tempo pretende atingir as metas? Mais uma vez, utilize os dados históricos para fazer essa projeção com maior precisão.
5. Canvas
O Canvas é uma ferramenta importante para a gestão de projetos. Por meio de linhas e colunas, as atividades operacionais e gerenciais podem ser organizadas e monitoradas em tempo real. O mais interessante é que ele usa recursos visuais que facilitam a compreensão, tanto por parte dos colaboradores quanto por parte dos gestores.
A ferramenta é conhecida por sua fácil utilização e capacidade de conectar gestores e colaboradores em um ambiente totalmente online, dentro ou fora da empresa. Gerenciar tarefas, compartilhar documentos, enviar notificações e muitas outras atividades podem ser facilmente executadas por ele. Vai ajudar muito na hora de colocar o planejamento estratégico em ação.
6. Visão 360°
Com o avanço das tecnologias de internet, suportes ao cliente em formatos de vídeo, comunidades online, plataformas de mídias sociais e muitos outros canais foram criados e abertos ao público consumidor. Agora, através de um dispositivo móvel, os clientes podem interagir de várias formas com as empresas, o que pode tornar a tarefa de coletar dados e controlar o atendimento mais difícil.
Por isso, é preciso desenvolver uma visão de 360 graus e incluir todos esses meios de comunicação em sua estratégia de coleta, armazenamento e manipulação de dados. Seja na loja física, por telefone, site da empresa ou redes sociais, é preciso atender o cliente de forma integrada e ter maiores êxitos nas vendas.
A visão 360 graus dos clientes implica em coletar uma grande quantidade de dados, manipulação e a entrega de informações estruturadas para uma análise mais estratégica e a melhor maneira de fazer isso é adotar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) online. Além de realizar bem esse papel, o software contribui para a automação de tarefas nos setores de marketing, vendas e suporte.
A ferramenta também pode ser integrada a outras plataformas e melhorar o compartilhamento de dados para uma visão mais coesa, atualizada e precisa dos hábitos de compras dos clientes.
7. MindMeister
O MindMeister é uma ferramenta de mapeamento mental que proporciona brainstormings valiosos para a empresa. Ao contrário das ferramentas tradicionais, o MindMeister permite que você convide um número ilimitado de pessoas para uma participação colaborativa em tempo real e em um ambiente online.
O MindMeister pode rodar em qualquer navegador da web e oferece aplicativos móveis gratuitos para agregar mobilidade ao seu uso. A ferramenta é ideal para processos criativos e a geração de planejamentos estratégicos com boas ideias. Não é gratuito, mas os valores compensam pelos resultados que promete.
Não deixe que essas dicas de ferramentas para o planejamento estratégico fiquem só na ideia. Aproveite o momento e reduza o índice de instabilidade do seu investimento.
E você, como vai desenvolver o seu planejamento estratégico? Conta pra gente nos comentários!